Durante dois dias (27 e 28 de abril), lideranças jovens do Sicredi estiveram reunidas no Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, em Curitiba, para o Summit Jovem 2026 – Protagonistas para o Futuro. O evento marcou também uma data histórica para o cooperativismo global: os 25 anos do WYCUP (World Young Credit Union Professionals), rede do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), que conecta jovens profissionais de cooperativas de crédito em mais de 100 países.

Na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock — que também é membro dos conselhos do WOCCU e da Fundação WOCCU (WFCU) —, enalteceu o papel dos jovens no ecossistema cooperativista. "São vocês que fazem a conexão entre os colaboradores, as lideranças das cooperativas de crédito e a comunidade. Que mantêm viva essa chama da cooperação, do protagonismo e do bem comum", destacou.

O superintendente de cooperativismo da Fundação Sicredi, Rogério Machado, reforçou a mensagem lembrando que os comitês jovens são a base do movimento. "Os comitês são o reflexo da força do nosso setor, pois une pessoas que trabalham de forma voluntária e colaborativa em prol da coletividade", apontou, acrescentando que a educação é o único caminho para que o protagonismo das cooperativas de crédito continue preponderante.

Para celebrar o aniversário do WYCUP, o Summit recebeu representantes da entidade: Mike Reuter, presidente da WFCU, Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN), e Kassandra Schroeder, diretora Global do programa WYCUP. O Brasil é um dos países mais ativos da rede — e o Sicredi acumula mais de 20 cases premiados pelo Conselho Mundial nos últimos 15 anos.

Ao celebrar o marco, Kassandra refletiu sobre a evolução do programa: "O WYCUP não é mais apenas uma bolsa. É uma ampla rede de pares internacionais que se inspiram mutuamente e um programa de desenvolvimento de habilidades — incluindo sessões mensais de mentoria — que capacita lideranças emergentes em todos os continentes."

Eleni reforçou a missão da GWLN, que completa 17 anos fortalecendo mulheres em posições de liderança: "Não se trata apenas de chegar a cargos de CEO ou presidente — trata-se de aprender a fazer a rede de relacionamento trabalhar para você, acessando as ferramentas e os recursos da GWLN para alcançar o cargo que desejar. É uma jornada desafiadora, mas muito gratificante."

O cooperativismo jovem brasileiro também ganhou destaque internacional: Daniel Andrade, líder do Comitê Jovem de Juranda (PR), será premiado na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, em julho, em Sydney, pelo projeto que ajuda jovens a ingressarem no mercado de trabalho por meio de encontros semanais nas escolas, com orientações sobre currículo, entrevistas e postura profissional. "Essa iniciativa é sinônimo de inclusão real, desenvolvimento local e transformação social", celebrou Daniel.

A programação contou ainda com dois momentos de grande impacto. O palestrante Pedro Pimenta, autor do best-seller Superar é Viver, emocionou ao compartilhar sua história: aos 18 anos, sobreviveu a uma meningite severa e teve os quatro membros amputados. Sua mensagem foi de resiliência e valorização do presente. "Não há nada na vida que não possamos ser proficientes com esforço e repetição. Só não podemos esquecer que a curva de aprendizado é inconstante — e quanto mais alto chegamos, mais difíceis as coisas ficam. É aí que entra a resiliência", afirmou.

Já o italiano Andrea Iorio, ex-CEO do Tinder na América Latina e professor da Fundação Dom Cabral, abordou as competências do profissional na era da inteligência artificial, estruturando sua visão em três pilares: Transformação Cognitiva, Comportamental e Emocional. Para ele, o grande diferencial humano está na capacidade de pensar a partir do que ainda não existe. "Precisamos deixar as tarefas operacionais para a IA e trabalhar em coisas estratégicas que façam diferença. Mais que isso, precisamos ter um novo modelo para administrar os erros, passando a torná-los processos de aprendizado", disse. E concluiu: "Ter inteligência emocional atualmente é uma das soft skills mais necessárias do mercado, e também uma das mais valorizadas."

Ao longo dos dois dias, dinâmicas conduzidas pelo fundador da ONG Litro de Luz, Vitor Belota, e por Amanda Rodrigues estimularam o pensamento crítico dos participantes. "As dinâmicas mostraram que, quando aliamos a inteligência humana às ferramentas digitais, chegamos a soluções mais completas e efetivas", resumiu Wellington Gonçalves, líder do Comitê Jovem da Sicredi Campos Gerais, Grande Curitiba, Vale do Ribeira e Força dos Ventos PR/SP.

Para o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, André Assis, o Summit cumpriu seu papel central: "Nosso principal papel é criar oportunidades para que esses jovens ganhem repertório e estejam cada vez mais preparados para assumir posições de liderança e para inspirar outros jovens."

 


Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube | TikTok 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Nossa Terra PR/SP

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!