Professores da rede municipal de Santa Izabel participaram no último sábado (06), da formação continuada do Programa A União Faz a Vida, que tem como objetivo fomentar a cooperação e unir o conhecimento científico à vivência dos alunos.

A formação contou com a presença da Secretária de Educação do Município, Elen Alves, que destacou a importância da parceria entre a prefeitura e o Sicredi.

“O Programa A União Faz a Vida, desde quando iniciou em Santa Izabel, foi algo que realmente veio com um propósito de trabalho mais efetivo e dinâmico. Na verdade, a secretaria já desenvolve um trabalho de participação e cooperação e é justamente isso que o Sicredi propõe. Esse trabalho de colaboração, de envolvimento com todos e essa prática com os nossos professores é o diferencial do programa”, explica a secretária.

A programação aconteceu em dois momentos: pela manhã os educadores puderam compartilhar suas experiências e relembrar alguns conceitos de cooperação e a metodologia do programa.

Pela tarde, foi a vez de colocar em prática os conceitos e vivenciar o programa. Divididos em dois grupos, os professores iniciaram a pesquisa exploratória em dois locais: a praça matriz da cidade e a galeria de arte, onde puderam refletir sobre a criação e o cotidiano do município, além de exercitar a criatividade.

Como resultado da pesquisa exploratória, os alunos-professores apresentaram uma peça sobre as histórias por trás do nome da cidade e elaboraram um material sobre as formas e cores que existem no cotidiano do município e que, por diversas vezes, são despercebidas.

“A experiência foi maravilhosa e só vem aumentando a bagagem de conhecimento e, o mais importante, levar essa proposta de inovação para escola. Deixar uma proposta interessante de perceber que o aluno é o principal protagonista de todas as ações. Nós, enquanto mediadores, saímos muito mais preparados para que possamos levar para a dependência da escola”, comemora o professor Eugênio Lemos, participante da formação.  

Programa A União Faz a Vida

Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida, permite que crianças e adolescentes conheçam e vivenciem o cooperativismo e a cidadania, sempre partindo de questionamentos que elas trazem para a sala de aula e levando em consideração o contexto em que esse aluno está inserido.

“Os professores são estimulados a trabalhar com projetos sempre levando em consideração o que a criança quer aprender e, a partir dessa curiosidade da criança, ele vai fazer um recorte do currículo, para poder abarcar aquela curiosidade ou alguma problemática que tenha naquela comunidade, sempre levando em consideração o contexto que a criança vive e dando experiências reais para ela”, explica Nathália Sodré, Coordenadora do Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi em Belém/PA.

Implementado há pouco mais de um ano em Santa Izabel, o Programa a União Faz a Vida já tem produzido resultados. “Um ponto importante que eu percebi é a amizade, a união, o cuidar. Eu estou à frente do AEE (Atendimento Especializado Especial) e eu percebi essa união, a partir do momento que houve a cooperação dos alunos das turmas regulares no momento da efetivação do projeto. A partir do momento que a gente começa a desenvolver a metodologia, houve um alinhamento que eles colocam uma inclusão”, explica a professora Edna Fujiyama, da Escola Professor Guilherme Mártires.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!