Trabalhar por uma sociedade mais próspera, esse é um dos objetivos do Sicredi. Por acreditar nessa visão, a cooperativa de crédito foi uma das patrocinadoras da terceira edição da Feira de Negócios do Cooperativismo no Estado do Pará, que aconteceu nos últimos dias 26, 27 e 28 de maio na Estação das Docas. Na ocasião, cooperativas de vários locais do Estado puderam apresentar o seu trabalho e fazer negócios. Ao todo, foram 71 cooperativas de 32 municípios do Estado.

Entre as cooperativas participantes, estava a Cooperagro, que participou da feira pela 2° vez, mas que comercializou seus produtos pela primeira vez dos produtos na edição deste ano.

“Na segunda FENCOOP nós tínhamos iniciado a nossa produção, a verticalização, e nós viemos apresentar os nossos queijos, no ano passado. Na terceira FENCOOP, nós já viemos para a comercialização. Tem sido muito bom, a gente tem conseguido apresentar os nossos produtos e, em termos de negócios, está superando as nossas expectativas”, explica Joel Ferrarini, Presidente da Cooperagro.

Além de gerar renda e apresentar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas paraenses, a FENCOOP mostra a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico local, como explica João Pinheiro, Diretor Executivo da Sicredi Sudoeste MT/PA: “A FENCOOP é uma vitrine, é uma grande vitrine que traz para população não somente para o segmento cooperativista, mas para toda a comunidade, o que é o cooperativismo, o que é fazer juntos. São produtos e serviços produzidos no nosso Estado, isso é mais relevante para nós. Produtos produzidos aqui, que geram emprego e renda na nossa comunidade.”

Vitrine que fortalece a economia local e divulga cooperativas da capital e do interior do Estado, como a Cooperativa de Educadores Autônomos de Castanhal, CEAC.

"Para a gente como cooperativa educacional é de grande importância, porque antes a gente não tinha esses espaços para mostrar nosso serviço. É bom que a gente mostra um crescimento do cooperativismo desenvolvido dentro do Estado do Pará", explica Kátia Santos, presidente da cooperativa.

A importância do cooperativismo de crédito para o crescimento de pequenas cooperativas

Assim como outras cooperativas, o Sicredi também esteve presente na terceira edição da FENCOOP, para mostrar a importância do cooperativismo de crédito em impulsionar pequenos negócios e cooperativas.

De acordo com uma pesquisa publicada pela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, os municípios brasileiros onde as cooperativas de crédito estão presentes, há um incremento de 6,2% no PIB per capita municipal, isso significa que a cada R$1 em crédito concedido pelo Sicredi, R$2,45 são gerados para o PIB brasileiro.

"Isso gera emprego, fortalece o comerciante local e mostra o nosso impacto positivo em fazer a diferença em cada canto do Pará", comemora Amaury Braga Dantas, Diretor Executivo do Sicredi em Belém/PA.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Norte Cooperativa de Crédito

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!