Conheça nosso fundo
O Fundo Social tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento das comunidades, por meio do apoio a projetos sociais locais, de interesse coletivo, que geram impacto positivo, promovem inclusão e transformam realidades.
Podem se inscrever no Fundo Social as entidades associadas com e sem fins lucrativos, que fazem parte da área de atuação da Sicredi Gerações RS/MG. As inscrições para o Fundo Social 2026 iniciam no dia 02 de janeiro e encerram dia 02 de fevereiro.
Leia o regulamento
O primeiro passo para cadastrar seu projeto é conhecer o regulamento e as suas novidades.
Preencha a inscrição
Através do portal Sicredi na Comunidade você pode preencher os seus dados e incluir o orçamento detalhado do projeto.
Assinatura do Termo de Compromisso
Após a aprovação do projeto, a entidade deve assinar o termo de compromisso de utilização do recurso e execução do projeto.
Recebimento de valores
Após a análise dos termos assinados, será depositado na conta bancária da entidade o valor aprovado.
Prestação de contas
Após recebimento do valor, o projeto deve ser executado e devem ser apresentadas as notas fiscais referentes ao projeto.
Tire suas dúvidas
As inscrições iniciarão no dia 2 de janeiro e seguem até 2 de fevereiro de 2026.
No site Sicredi na Comunidade > Aba "Cursos" > Efetue o login > Procure por "Fundo social: Como elaborar projetos sociais".
Para conseguir o certificado, basta concluir o curso "Como Elaborar Projetos Sociais", que está disponível neste link. O curso deve ser realizado pela pessoa responsável pelo projeto e o acesso é feito por meio de CPF e senha.
Todo e qualquer projeto que esteja enquadrado nos temas abaixo, com o objetivo de gerar impacto social positivo na comunidade, com efeito multiplicador que esteja aderente ao proposito da cooperativa que é “construir juntos uma sociedade mais próspera", terá sua inscrição acolhida para análise.
Os temas são:
A inscrição do projeto deverá ser realizada pela Entidade, por meio da plataforma Sicredi na Comunidade .
O valor máximo recomendado para solicitação de apoio às iniciativas inscritas é de R$5.000,00 (cinco mil reais).
As informações sobre o projeto são centralizadas no site Sicredi na Comunidade onde foi feita a inscrição. Sempre que ocorrer uma interação, será enviada uma notificação por email para acessar a ferramenta. Todos registros das interações e conversas entre Sicredi e a entidade ficam registradas neste mesmo endereço da inscrição do projeto.
Não, todo processo será de forma online, acessando o site, não sendo necessário o envio do projeto ou de qualquer outro documento de forma física.
Sim, você pode entrar em contato através do Whatsapp oficial do Sicredi pelo número 51 3358-4770 e selecionar a opção "Outros" e "Fundo Social".
O time de cooperativismo vai verificar a sua dúvida e responder o mais breve possível.
Os projetos serão analisados no período de 3 de fevereiro a 30 de junho de 2026. Após a análise e verificação de enquadramento nas regras do Fundo Social, os projetos serão submetidos à aprovação do Conselho de Administração da Cooperativa, que se reúne mensalmente. Os projetos aprovados serão divulgados em 1º de julho de 2026.
As entidades que tiverem seus projetos contemplados poderão dispor do recurso somente após a assinatura do termo de compromisso;
O recurso será liberado em conta corrente da entidade na agência Sicredi do município, salvo entidades sediadas em municípios da área de atuação que ainda não tenham agência.
Após a aprovação do projeto, o status na ferramenta será “APROVADO”, a próxima etapa será a assinatura do Termo de Compromisso, que deverá ser assinado pelo representante oficial da entidade; Para isso, o responsável pelo projeto deverá assinar o documento digitalmente e anexá-lo no site Sicredi na Comunidade no prazo de 15 dias. Não será aceita assinatura física de documentos.
Os recursos do Fundo Social não poderão ser utilizados para ressarcimento de despesas dos dirigentes e/ou colaboradores das entidades, pagamento de impostos ou encargos sociais ou salários e pagamento de despesas de manutenção estrutural das entidades, como aluguel, água, luz, internet, telefone, TV por assinatura, contabilidade, serviços terceirizados e outros;
Também, não poderão ser utilizados em patrocínios de qualquer natureza, na promoção de venda de produtos e/ou serviços, na compra de bebidas alcoólicas, em fogos de artifício, em jogos de azar e demais situações que divergem ao interesse da cooperativa e/ou do Fundo Social;
Projetos que visem aquisição de brindes, premiações ou quaisquer outros itens que configurem estímulo a competição;
Os recursos não poderão ser utilizados para benefício individual, sendo exclusivamente para benefício coletivo;
Projetos que evidenciem discriminação de gênero, raça, credo, orientação sexual ou preconceito de qualquer natureza ou que fomente ações de caráter político partidário.
É obrigatório a inclusão de pelo menos 1 orçamento na Plataforma Sicredi na Comunidade, que poderá ser realizado em estabelecimento físico – preferencialmente no comércio local - ou online, desde que forneça Nota Fiscal Eletrônica para o CNPJ da entidade.
É necessário constar o valor do bem ou serviço utilizado para o desenvolvimento do projeto, e conter a assinatura do fornecedor (pode ser digital, física ou carimbada). Para orçamentos feitos pela internet é possível utilizar de fotos (prints) com o endereço do site. Lembre-se que o site deve fornecer nota fiscal com CNPJ da entidade.
Para acessar o site, é necessário estar com seus dados atualizados junto ao Sicredi há pelo menos 1 ano. Caso não esteja, é necessário fazer a atualização cadastral dos seus dados na sua agência e após 24 horas da atualização, será liberado o acesso ao site novamente.
A atualização cadastral demora pelo menos 24h para ser efetivada, então é necessário aguardar pelo menos este prazo.
Você pode encontrar o prazo das etapas no cronograma que está no regulamento anexado nesta página e também no site Sicredi Na Comunidade.
Não, o recurso deve ser utilizado conforme foi proposto no projeto e apresentado no orçamento. Caso sobre recurso, é necessário devolver no momento da prestação de contas.
Não. A responsabilidade de realização do projeto é da entidade.
Não é viável contar como certo receber o recurso de futuros editais do fundo social. Portanto, não vincule a continuidade dos projetos da sua entidade a destinações feitas pelo Fundo Social do Sicredi.
Não, mas você pode realizar o curso dentro da plataforma Sicredi na Comunidade, aba Cursos, aba “Para um mundo melhor”, curso “Fundo Social: Como elaborar Projetos Sociais”, onde constam as principais etapas de um projeto social. Contudo, ao fazer o cadastro do seu projeto, haverá pontos obrigatórios a serem preenchidos para dar andamento.
Não é aceito, é possível fazer sem nenhum custo por meio da plataforma GOV.com.br.
Não, os prazos são divulgados com bastante antecedência para que haja esta organização por parte das entidades, quando qualquer prazo expira, está encerrada aquela etapa.
A devolução do saldo deve ser realizada na Conta da cooperativa. Dados:
O comprovante do crédito deve ser anexado junto a prestação de contas do projeto, na aba Prestação e Contas.
Quando o projeto for sobre aquisição de bens, além das NFs, é necessário anexar:
- Fotos do item na embalagem ou recém aberto
- Fotos do bem no local onde será utilizado/instalado ou já em utilização.
Quando o projeto for sobre realização de serviços, além da NF, é necessário anexar:
- Fotos de como estava o local/item antes do serviço (quando reparo/revitalização/construção)
- Fotos do momento da realização do serviço com as pessoas beneficiadas. Exemplo: Em uma viagem, as pessoas no ônibus ou embarque; em uma palestra, foto das pessoas assistindo o palestrante; em reparo/revitalização/construção, o serviço sendo realizado.
- Fotos após a realização mostrando como ficou (quando reparo/revitalização/construção)