Alcançamos R$ 500 milhões em capital social
O capital social demonstra solidez da Cooperativa e serve de reserva financeira para associados
Nossa Cooperativa alcançou a marca de R$ 500 milhões em capital social, ou seja, em patrimônio formado pela participação de cada associado. É por meio do capital social investido mensalmente, que o cooperado faz parte do negócio.
Segundo o nosso gerente de captação, Maurício Okabayashi, os recursos do capital social fortalecem os negócios com a comunidade e com os associados, já que quanto mais sólido, maior será a capacidade de empréstimo aos associados e o desenvolvimento da região onde a Cooperativa está presente.
“Para os associados, o capital social pode ser utilizado como uma reserva financeira, até para o planejamento financeiro de complemento a uma aposentadoria, onde ele pode realizar aportes mensais, já que todo ano o capital social aumenta através do recebimento dos juros ao capital e também com a distribuição de resultados da Cooperativa”, explicou.
Outro benefício ao associado é a isenção da cesta de relacionamento mediante aos aportes em capital social. Dessa forma, o valor que seria pago em tarifas, aqui na Cooperativa esse montante é destinado para o capital social de cada associado, contribuindo para o aumento da sua participação.
Para o nosso presidente, Paulo Roberto Neves, o valor de capital social mostra a força e a pujança da Cooperativa, além da credibilidade junto a nossos associados. “Esse montante é resultado da participação de todos. Somos uma instituição consciente de sua participação nos negócios financeiros e não financeiros na vida dos associados e da região onde estamos presentes”, destacou.
Como funciona o capital social?
Para se associar, cada pessoa adiciona à sua participação na Cooperativa um valor em dinheiro, que será depositado em sua conta capital, enquanto fizer parte do negócio. E é justamente a soma de todas as participações que formam o capital social, montante que contribui para o funcionamento da nossa instituição, inclusive possibilitando produtos e serviços de crédito a quem faz parte.
Há algumas formas de retirada dos valores da conta capital. Uma delas é quando o associado completa 65 anos de idade e possui 10 anos de associação na Sicredi Centro-Sul MS/BA, neste caso, ele tem acesso ao capital social divido em até 100 parcelas de no mínimo ½ salário mínimo, sendo um complemento para a aposentadoria. Outra é quando ele deixa de fazer parte da Cooperativa, sendo possível resgatar toda a participação do capital social.