No dia 27 de julho, nossa Cooperativa promoveu mais um encontro presencial do Comitê Jovem que reuniu os membros para um workshop com o professor, Marcelo de Elias, que trouxe como tema “Gestão da Mudança em Cenários Desafiadores”. O evento aconteceu no período da manhã, na pizzaria Nonna Noemia.

O professor é mestre em Inovação e especialista do assunto voltado para a cultura organizacional. Segundo ele, uma das maiores certezas da vida é de que tudo muda, e por isso a importância das pessoas acompanharem esses processos em suas vidas pessoal e profissional. “Foi muito bacana participar, falar aos jovens do Comitê. Refletimos sobre mudanças, sobre a importância de se adaptar, de inovar, de ser diferente, de fazer a diferença. Foi muito importante estar aqui, porque eu não apenas compartilhei algumas ideias e reflexões, mas eu também saí melhor aprendendo coisas maravilhosas com os membros, exemplos muito importantes, dificuldades que precisamos superar, todos juntos”, disse.

A palestra abordou temas como a transformação, adaptação, mudanças pessoais e profissionais e a importância de aproveitar oportunidades quando elas surgem. Dentre os tópicos abordados, estavam Transformação e Oportunidades; História de Vida e Carreira; Gestão da Mudança; Questões Sociais e Econômicas; Experiências Pessoais e Profissionais; Motivação e Superação e Valores em Relações que apresentaram a importância de adaptação e preparação para mudanças.

Em março, o Comitê Jovem reuniu seus membros para um encontro presencial que teve a participação do doutor em Educação, Rafael Pressoto, que trouxe a importância do afeto nas relações pessoal e profissional, para o estabelecimento de uma abordagem eficiente para se chegar até as pessoas. Nas dinâmicas com o grupo, o palestrante destacou a importância do trabalho em equipe, da força, da confiança, coragem e cooperação que movem as ações, além do auto cuidado para o fortalecimento de si próprio.

Para o presidente da Cooperativa, Paulo Roberto Neves, o Comitê Jovem é de suma importância para a instituição, principalmente pela sua possibilidade de mudança de realidades. “Nós acreditamos que essa geração é capaz de transformar o mundo e o Comitê Jovem surge então como espaço de ideias, para troca de experiências, para construção de novos projetos e propostas que têm como base a cooperação em prol de uma sociedade mais solidária. A ideia é estimulá-los para uma participação ativa no cooperativismo, oportunizando também espaço para mudanças, para o desenvolvimento e para o fortalecimento do espírito de liderança”, destacou.
 

Depoimentos

A advogada e empresária Larissa Falchi, que desde o ano passado integra o Comitê Jovem, destacou que a abordagem foi enriquecedora. “O mundo está mudando todo o tempo, principalmente com as novas tecnologias que vão surgindo. As técnicas que ele apresentou fazem com que quando aplicadas, a gente possa gerir melhor essas mudanças na nossa vida, porque muitas vezes a gente sofre com as mudanças que vão acontecendo por não saber lidar. São técnicas que podem ser aplicadas não só na nossa vida profissional, mas também na nossa vida pessoal fazendo com que as elas sejam mais positivas e não impactem tanto”.

Larissa disse que todo encontro do Comitê Jovem é sempre uma troca. “E a expectativa para os próximos encontros é de aprendizado, de crescimento, pois é o que essa participação no Comitê nos proporciona. E o nosso objetivo é levar um pouco do cooperativismo para os jovens, para que eles se engajem também na comunidade” destacou.

A fotógrafa Laura Ávila, membro do Comitê Jovem, destacou que as mudanças têm que ocorrer antes da necessidade de acontecer. “Se você precisa mudar de hábito alimentar, porque sua saúde está em risco, não é muito melhor você ir mudando para que sua saúde não fique em risco? Se a gente cria o hábito de poupar, de ter uma reserva de emergência, para que você não precise se desesperar no futuro, isso é uma mudança. Sempre que você for falar de mudança, você prevê o que pode acontecer e isso faz com que esses imprevistos não ocorram. O evento me marcou muito, assim como em todos do Sicredi”.

O colaborador e membro do Comitê Jovem, Weverton Grein, falou que ouvir sobre gestão de mudança, abre os horizontes. “A gestão de mudança requer visualizar e pensar no amanhã”, disse.

 Ícone autor
Sobre o

Centro Sul MS/BA

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!