Sicredi Centro-Sul MS/BA encerra formação “Mulher Empreendedora” com impacto positivo em três municípios
Iniciativa integra o programa Crescendo Juntas e contou com a parceria do Sebrae/MS

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – concluiu mais uma edição da formação “Mulher Empreendedora”, vinculada ao programa Crescendo Juntas, criado em 2022 para incentivar o protagonismo feminino no mundo dos negócios. Os eventos de encerramento aconteceram nos dias 8, 9 e 10 de outubro, nas cidades de Caracol, Aral Moreira e Angélica.
Neste ano, cerca de 150 mulheres participaram da formação, que teve o apoio do Sebrae/MS. Foram realizados quatro encontros presenciais em cada município, com temas voltados ao desenvolvimento pessoal e profissional: “Mulher Empreendedora e muito mais”, “Habilidades Essenciais para Empreender no Século XXI”, “Como a Gestão Financeira Transforma Resultados” e “Quando o Negócio é Você”. Além disso, as participantes tiveram acesso a uma trilha de formação on-line com conteúdos sobre empreendedorismo, modelos de negócios, finanças e comunicação.
A iniciativa tem se consolidado como um marco entre associadas e convidadas, promovendo capacitação, conexões e fortalecimento da economia local. A edição de 2024, realizada em Dourados e Angélica, reuniu mais de 60 mulheres.
O presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, destacou a importância crescente da participação feminina na sociedade e, principalmente, no cooperativismo de crédito. “Iniciativas como o Mulher Empreendedora reforçam o nosso compromisso com os princípios da ONU, que defendem a igualdade de gênero e o empoderamento feminino como pilares para um desenvolvimento mais justo e sustentável”, afirmou.
Impacto local
Esta foi a primeira vez que o “Mulher Empreendedora” foi realizado em Caracol.
Segundo a gerente da agência local, Cristiane Lechner, o principal resultado foi o fortalecimento da rede de apoio entre as associadas empreendedoras, tanto na formalização de seus negócios quanto na busca por melhores direcionamentos para investimentos e soluções financeiras.
“Muitas descobriram a importância de abrir um CNPJ e, a partir da formação, procuraram a nossa agência para fortalecer seus negócios. Em todos os encontros, divulgamos o empreendimento de cada participante, o que foi muito válido, pois gerou novos negócios entre elas e fortaleceu a economia local”, destacou Cristiane.
Em Angélica, a gerente Claudia Sarita relatou que as associadas passaram a enxergar as finanças com mais cuidado e a adotar estratégias de marketing com mais foco. “Além disso, a formação possibilitou criar vínculos de confiança e apresentar nossa Cooperativa sob uma nova perspectiva — com um olhar voltado também para a comunidade, reforçando o nosso propósito. Agregamos valor ao mostrar o protagonismo feminino local dentro dos negócios, por meio dos depoimentos de quem já percorreu essa trilha”, afirmou.
Sarita adiantou que, no próximo ano, a ideia é dar continuidade à proposta, fortalecendo ainda mais o envolvimento das participantes.
Já em Aral Moreira, a gerente Kelly Keiko Yassoyama Lorenz destacou que o programa tem proporcionado conexões entre as participantes, impulsionando a autoconfiança para liderar seus negócios e até mesmo estimulando a abertura de novos empreendimentos. “A agência teve um papel essencial nessa jornada. Criamos um espaço de trocas e escuta e, além de capacitar, o curso inspirou as participantes a acreditarem no seu potencial feminino”, ressaltou.
Para 2026, a agência de Aral Moreira pretende ampliar as ações voltadas ao empreendedorismo feminino. “Também queremos fortalecer parcerias estratégicas com instituições de ensino e entidades de apoio ao pequeno negócio. O objetivo é consolidar um ecossistema que promova o empoderamento das mulheres e o crescimento sustentável dos empreendimentos liderados por elas”, concluiu Kelly.