Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG reúne as lideranças locais para um bate papo sobre o desenvolvimento local.
Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG reúne as lideranças locais para um bate papo sobre o desenvolvimento local.
Reafirmando o propósito de que “juntos construímos comunidades melhores”, a Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG reuniu os prefeitos, lideranças locais e representantes da região do Vale do Jaguari, municípios onde possui sua área de atuação, para um encontro alusivo ao projeto do Geoparque Raízes de Pedra, que se organiza para ser aspirante ao selo UNESCO como Geoparque Mundial.
Esta seria uma parceria entre o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), prefeituras e patrocínio master do Sicredi Vale do Jaguari e Zona da Mata RS/MG, um projeto voltado ao desenvolvimento humano e social visando a preservação do patrimônio cultural e ambiental, a geração de renda e o empreendedorismo através do incentivo ao turismo regional tendo como foco a sustentabilidade.
Na manhã desta quarta-feira (26.04) o encontro foi iniciado pela boas-vindas do Diretor Executivo Paulo Prina, agradecendo a presença das lideranças e mostrando um pouco como o Cooperativismo auxilia no desenvolvimento dos municípios onde o Sicredi está inserido. Tivemos como pauta a fala do Gerente regional Sr. Adriano Moneiro, sobre a atuação do Sicredi, seus diferenciais, evidenciando a atuação como consultor dos associados e como é gerado renda para o associado e como isso alavanca a economia local.
No ato foi apresentado os investimentos nos programas sociais como o Sicredi para todos, Programa A União Faz a Vida, também o quanto a cooperativa investe na comunidade local, através dos patrocínios, relógios, chimarródromos entre outros que foram disponibilizados aos municípios, reforçando a importância dos dois pilares (social e negócio) e a parceria da cooperativa com os municípios.
O Diretor Executivo Paulo Prina, reforçou que os valores investidos nos municípios ao longo dos anos tinham o propósito de desenvolver a comunidade local, e mesmo durante a pandemia o Sicredi não parou de investir em projeto, mas que além de toda a questão social é importante o fomento aos empreendedores para dar sustentabilidade às parcerias.
E através do ciclo virtuoso, foi evidenciado os impactos dos investimentos da cooperativa, e o retorno que eles trazem para os município, mostrando assim a importância de cada município também ser parceiro da cooperativa trazendo seus recursos livres para as agências, assim o Sicredi poderá apoiar ainda mais projetos como o Geoparque Raízes de Pedra, movimentando a economia local para juntos construir uma sociedade mais próspera, fomentando o desenvolvimento endógeno, as parcerias e o sentimento de pertencimento a região, pois assim como a Cooperativa, o Geoparque Raízes de Pedra é um projeto pensado por pessoas da região e para todas as pessoas da região com vistas a potencializar o turismo sustentável.