Educação corporativa e transformação digital como alicerces da cultura cooperativa
Por Rodrigo Wegener*
Com o mundo passando por constantes transformações, é evidente que identificar e aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores traz vantagens competitivas para qualquer organização. Afinal, o exercício das técnicas tem impacto direto na qualidade dos serviços prestados e dos produtos desenvolvidos. A educação corporativa tem sido fundamental para o sucesso de empresas de todos os tamanhos. Seja no trabalho remoto ou presencial, a prática ganha cada vez mais força no contexto da capacitação pessoal e profissional.
O mundo corporativo entendeu que oferecer bons salários e posições de destaque aos colaboradores não é mais o suficiente. É preciso ir além da questão financeira e estimular que a força de trabalho esteja engajada e abrace os propósitos e objetivos das companhias.
Neste sentido, o Sicredi encontrou na educação corporativa uma forma de ser uma organização onde os colaboradores aprendem o tempo todo e se adaptam rapidamente a diversos contextos. Em um certo momento, diagnosticamos que era necessário potencializar nossa estratégia de negócio por meio de uma aprendizagem contínua, escalável e relevante. Para isso, estamos construindo um novo modelo de aprendizagem corporativa focada no aprendiz. Dessa maneira, será possível promover maior sinergia entre as iniciativas nacionais, regionais e locais, além de otimizar esforços das equipes, potencializando o aprendizado.
É importante dizer que, para alavancarmos a estratégia de ter um modelo de negócio que coloca o associado como figura central, é preciso incluir também nossos mais de 30 mil colaboradores no centro da nossa estratégia, já que somos uma empresa feita de pessoas para pessoas. Quando ouvimos todos em nossas decisões, estamos valorizando suas percepções e aprimorando suas experiências no ambiente de trabalho. Consequentemente, essa valorização das pessoas propicia um ambiente com colaboradores mais felizes e motivados para gerar melhores experiências e soluções mais aderentes a realidade e necessidade dos nossos associados.
Tecnologia é aliada no engajamento de pessoas
Um dos pilares do nosso Planejamento Estratégico é o de Pessoas Engajadas, onde temos como prioridade o desenvolvimento de novas capacidades, carreiras e formas de trabalho, sempre com o olhar para termos equipes cada vez mais diversas e inclusivas.
Impulsionado pela evolução tecnológica que a instituição iniciava, desde 2017 o Sicredi passou também a investir constantemente em transformação digital como forma de potencializar o pilar de Pessoas Engajadas. Esse movimento passa principalmente por um aculturamento às práticas ágeis, novos modelos de organização entre as equipes e um reforço da nossa essência colaborativa, que tem total sinergia com as formas de trabalho que esse mindset sugere.
Para potencializar o desenvolvimento e capacitação dos talentos, foram implementados cursos livres para o aprimoramento não só de habilidades técnicas, mas também pessoais, contribuindo para um jeito de trabalhar mais dinâmico, colaborativo e que dá voz às pessoas. A plataforma Sicredi Aprende é uma das fontes de sucesso desse modelo. Trata-se de uma ferramenta intuitiva, interativa e 100% online que intensifica o aprendizado dos colaboradores, além de incentivar o protagonismo de cada um nesse processo. Hoje, cerca de 66% do nosso quadro de colaboradores acessa a plataforma mensalmente, resultando uma média mensal de mais de 22 mil acessos únicos. Para nós, o uso da tecnologia aliando projetos de formação técnica com ações humanizadas reflete os diferenciais do cooperativismo tanto para os colaboradores quanto na sociedade.
A ideia é que o modelo de aprendizagem do Sicredi evolua cada vez mais, para que os colaboradores atuem conectados com os nossos objetivos e estratégia, promovendo a geração de resultados sustentáveis. Para isso, temos apoiado e incentivado que as equipes busquem novos conhecimentos alinhados aos seus interesses e se desenvolvam acolhendo os próprios erros como parte do processo de aprendizagem.
Qualidade do ambiente de trabalho
Além das mais de 20 trilhas de formação, compostas por cursos e materiais de apoio, há ainda aproximadamente 30 cursos avulsos voltados aos mais diversos temas de autodesenvolvimento, para livre consumo de todos os colaboradores. Soma-se a esses os cursos e outras soluções e aprendizagem voltadas ao negócio, compondo um catálogo de aproximadamente 1.200 cursos. Entendemos que este é um dos meios para reforçar a cultura cooperativa, investir no bem-estar e saúde emocional das pessoas, além contribuir para que todos se sintam envolvidos e capacitados ao mindset ágil que buscamos. Nelas, trabalhamos ainda características como autonomia com responsabilidade, com a qual os próprios colaboradores organizam suas jornadas – desde registro de horários a férias, sem validação com gestores; liderança situacional, onde todos podem gerir temas e fazer com que avancem nos fóruns de decisão da organização – independente de cargos ou tempo de empresa; e adaptabilidade, já que estamos também transformando processos, tornando-os mais intuitivos, compartilhados e eficazes.
Nosso crescimento como instituição e o aumento no engajamento dos colaboradores, amparado pela revolução digital e as iniciativas de educação corporativa, refletem a força e atualidade da nossa essência cooperativista, da nossa solidez de mais de 115 anos de história. Alinhado a tudo isso, neste ano, decidimos adotar a metodologia do Great Place to Work (GPTW) para nossa pesquisa de clima organizacional, por sua relevância e compatibilidade com o mercado. Com ela, conseguimos ter a percepção sobre a qualidade do nosso ambiente e trabalho, além de entender melhor o sentimento das equipes.
A pesquisa foi realizada com mais de 30 mil colaboradores e recebemos uma das mais importantes certificações como marca empregadora. Atingimos um Índice de Confiança de 88%, que demonstra os nossos esforços em tornar o Sicredi um excelente lugar para se trabalhar, em qualquer região do país. Essa certificação, com esse alto índice, demonstra que estamos no caminho certo e somos gratos por termos pessoas felizes e engajadas conosco todos os dias.
Enquanto instituição financeira cooperativa, somos feitos de pessoas e temos como propósito construir juntos uma sociedade mais próspera. Mesmo em cenários mais sensíveis como a pandemia, os colaboradores seguiram tendo nossa atenção. Seguimos construindo um ambiente atrativo, que faz as pessoas se sentirem à vontade, mobilizadas e engajadas, que gera conexão, vínculo com o nosso propósito, vontade de ir além e fazer a diferença.
*Rodrigo Wegener é Superintendente de Gestão de Pessoas no Sicredi
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).