Sicredi União MS/TO realiza assembleias
Dentro do cooperativismo, a assembleia geral dos cooperados é órgão supremo da sociedade.

Dentro do cooperativismo, a assembleia geral dos cooperados é órgão supremo da sociedade, dentro dos limites legais e estatutários, tendo poderes para decidir os negócios relativos ao objeto da sociedade e tomar as resoluções convenientes ao desenvolvimento e defesa desta, e suas deliberações vinculam a todos, ainda que ausentes ou discordantes. As assembleias gerais podem ser ordinárias ou extraordinárias, segundo a Lei Brasileira do Cooperativismo.
Como instituição financeira cooperativa, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação, no qual os associados votam e decidem os rumos do negócio. Nas assembleias, a decisão coletiva ocorre na prática. Para isso, a participação dos associados é fundamental, não somente para conhecer as ações que foram executadas no ano anterior, como também para definir os rumos a serem tomados em 2016.
Na Cooperativa Sicredi União MS/TO, o período de diálogos com os associados ocorre de 16 de fevereiro de 2016 a 07 de abril 2016. Os encontros serão realizados em 9 cidades e parte do calendário já foi cumprido.
Por operar com um sistema de distribuição de sobras, resultados positivos originados nas operações financeiras ao longo do ano, as cooperativas de crédito contribuem para o fortalecimento da economia local, pois os recursos permanecem na região, aumentando a capacidade de desenvolvimento. A divisão entre os associados é realizada na proporção da utilização de serviços e produtos. Quem mais contribuiu para gerar recursos, recebe um retorno maior, afirma o presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Régis.
A participação coletiva e a cooperação estão no DNA do cooperativismo. E ambas não seriam possíveis sem o Diálogo, tema das assembleias deste ano, que representa a interação e a voz das pessoas que participam do Sicredi. Nas assembleias, também temos a oportunidade de ouvir as necessidades, captar contribuições diretas de quem vivencia o dia a dia da Sicredi União MS/TO, o nosso associado, acrescenta Régis.
Para que o desejo dos associados seja de fato respeitado, é importante que a assembleia conte com grande participação do quadro social. Os associados têm que se sentir parte de todo o processo, tanto na hora de tomar decisões, quanto na hora de obedecer. Por isso, consulte a agenda de assembleias e compareça.
Confira as fotos abaixo.