"Mulhereridade” será tema da 3ª edição do Conexão Mulher
Realizado pela cooperativa Sicredi Grandes Rios MT/PA em parceria com o Comitê Mulher, o evento será gratuito, com transmissão ao vivo no Youtube
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a cooperativa de crédito Sicredi Grandes Rios MT/PA realizará no próximo dia 25 de março a 3ª edição do Conexão Mulher, com o tema “Mulheridade”. Aberto ao público, o evento será online, com transmissão ao vivo pelo canal da cooperativa no Youtube a partir das 20h. Será apresentado pela assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo e responsável pelo Comitê Mulher da Sicredi Grandes Rios, Carla Borré, e será moderado pela especialista em diversidade e inclusão, Gisele Gomes.
Promovido em parceria com o Comitê Mulher, que atualmente tem cerca de 150 mulheres e está presente nos municípios de Guarantã do Norte (MT), Novo Progresso (PA) e Itaituba (PA), o evento tem como objetivo valorizar a singularidade de cada mulher, mas igualmente ajudar a compreender que essa singularidade só floresce a partir da diversidade que as acompanham há gerações. O tema desta edição é justamente reforçar o respeito e as múltiplas identidades da mulher, e nessa perspectiva haverá uma ciranda de mulheres sábias para inspirar e fortalecer as participantes.
“O Conexão Mulher busca de fato conectar as mulheres e não só aquelas que fazem parte do Comitê Mulher, mas todas as nossas colaboradoras e mulheres que fazem parte do nosso país. O tema busca contemplar todas as mulheres, nas suas formas mais diversas e trazê-las para dentro dessa discussão, da importância da liderança e do papel feminino, acreditamos que podemos provocar um despertar em muitas mulheres”, explica Carla.
Para a embaixadora da rede global de mulheres líderes, Gisele Gomes, a realização do evento é fundamental por valorizar a participação equânime das mulheres em todas as esferas da sociedade, incluindo as organizações. “Segundo dados, vamos levar muitos anos para chegar a uma igualdade de gênero, e quando falo sobre igualdade, não é sobre supremacia das mulheres sobre os homens, mas sim acesso a oportunidade e prerrogativas universais. Por isso, esses eventos são importantes, esses debates trazem à mesa esse assunto e coloca o protagonismo nas mulheres, onde a organização olha pra este lado e as próprias mulheres afirmam querer participar destes encontros e a partir destes debates esperamos que as mulheres se encorajem e participem de forma efetiva em vários âmbitos”, pondera.
Durante o evento será realizada ainda uma roda viva, com a participação de coordenadoras do Comitê Mulher que contarão suas histórias para se aproximarem do público.
Comitê Mulher
O Comitê Mulher foi criado para promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres para que elas possam cada vez mais assumir novos papéis de protagonismo e liderança nas Cooperativas e nas comunidades. Atualmente, a cooperativa possui três comitês, totalizando mais de 150 mulheres, divididas em Guarantã do Norte/MT, Novo Progresso/PA e Itaituba/PA.