Sicredi segue presente no maior evento da pecuária de corte de MT; Rota 3 inicia nesta segunda-feira, dia 10
Iniciativa leva conhecimento e inovação aos produtores rurais do Estado, promove o desenvolvimento e fortalece o relacionamento com os associados

Pelo 7º ano consecutivo, o Sicredi participa do Acrimat em Ação, projeto da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) que leva conhecimento aos produtores rurais do Estado por meio de palestras, debates e inovações voltadas à pecuária de corte. A 1ª rota teve início em 3 de fevereiro, percorrendo seis municípios (Cáceres, Porto Estrela, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda e Poconé). A 2ª rota ocorreu de 21 de fevereiro a 1º de março, percorrendo mais oito municípios (Brasnorte, Juína, Aripuanã, Colniza, Juruena, Castanheira, Tabaporã e Juara). Nesta segunda-feira (10/03), começa a 3ª etapa, que segue até 19 de março, passando por São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, Marcelândia, Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Nova Canaã e Colíder.
Nesta etapa, as palestras e debates seguirão abordando o tema “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”. No total, a edição de 2025 percorrerá 30 municípios de Mato Grosso até o dia 9 de abril. Para o (Nome do porta-voz da cooperativa e cargo) essa é uma oportunidade para fortalecer laços, aproximar ainda mais dos associados e entender suas necessidades. “criar uma fala” Sugestão de fala: “O Acrimat em Ação é um momento em que podemos dialogar diretamente com os produtores, compreender suas necessidades e juntos buscar soluções que contribuam para o fortalecimento do setor. Também reforçamos nosso compromisso e apoio à sustentabilidade, à produção no agronegócio e ao desenvolvimento da pecuária”, destaca.
Na avaliação da consultora de Negócios do Sicredi, Cristiane Sassagima, as duas primeiras etapas contribuíram para a aproximação da cooperativa com o público e associados. Além de manter a presença da instituição no setor agro. “O evento permitiu ampliar o nosso relacionamento com os associados, gerar oportunidades para novos negócios. Participar do Acrimat em Ação reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do agronegócio e nos aproxima ainda mais dos produtores rurais do Estado”, afirma.
O Acrimat em Ação espera impactar cerca de quatro mil pecuaristas de diferentes portes, além de profissionais do setor. Durante os três meses de duração, além de oferecer informações sobre crédito – principal solução financeira do segmento –, o Sicredi também apresentará outras opções, como seu portfólio de seguros.
De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o Estado possui o maior rebanho bovino do Brasil, com cerca de 31,5 milhões de cabeças de gado registradas em 2024. É por meio do Acrimat em Ação que o Sicredi se aproxima dos criadores, associados e não associados, para fomentar o cooperativismo de crédito e
seus benefícios, e para entender as necessidades dos associados para oferecer as soluções financeiras mais adequadas para o seu crescimento.
Com base na pesquisa realizada pela Acrimat no decorrer do projeto no ano passado, o principal produto financeiro utilizado pelos participantes é a conta corrente (66,85%), seguido de crédito rural (37,12%), conta poupança (7,53%) e seguro (4,66%). “Além de oferecer linhas de crédito para o agronegócio, também proporcionamos segurança e tranquilidade por meio dos seguros, com coberturas adaptadas para o dia a dia dos produtores rurais”, explica a consultora de Negócios do Sicredi, Cristiane Sassagima. Ela também destaca que a cooperativa disponibiliza de um portfólio completo de seguros, incluindo proteção para a atividade no campo, para a vida dos associados, para a propriedade e a produção.
Durante os eventos do Acrimat em Ação, o Sicredi, conta com um ponto de atendimento. No local, é possível conhecer mais sobre o cooperativismo de crédito, a atuação da instituição e as soluções financeiras disponíveis para o agronegócio. Ao fazer parte da cooperativa de crédito, os associados contribuem para o desenvolvimento local, porque os recursos captados na região são utilizados para financiar projetos de associados da mesma localidade, promovendo o chamado ciclo virtuoso. Além disso, como as cooperativas não têm fins lucrativos, conseguem oferecer taxas mais justas e distribuir os resultados entre seus associados.
Soluções para o produtor
O Sicredi oferece seguros para todos os momentos de vida do produtor rural, seja para a proteção de sua vida, da propriedade ou da produção. O Seguro Multirrisco Rural oferece cobertura que protege diversos bens da propriedade como benfeitorias, moradia do produtor e funcionários, móveis, insumos, grãos colhidos e animais, além de máquinas e equipamentos agrícolas. Já o Seguro Penhor Rural resguarda máquinas e equipamentos agrícolas financiados e/ou cedidos em garantia de crédito rural.
Para além de proteção da propriedade rural e suas atividades, a instituição financeira também oferece outras soluções, como: Seguro Auto, que garante a proteção do automóvel e dos passageiros em caso de imprevistos como: incêndio, colisão, roubo e furto (no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), danos a terceiros em caso de acidentes, acidentes com morte ou invalidez dos ocupantes do veículo e danos ao automóvel; o Seguro de Vida do Meu Jeito, que pode ser individual ou em grupo e se adapta ao estilo de vida dos associados com proteção personalizada de acordo com necessidade, e inclui coberturas como invalidez total ou parcial por acidente, diagnóstico definitivo de doenças graves, invalidez total por doença, despesas médicas e hospitalares; e o Seguro Residencial, no qual existe a cobertura básica, que inclui amparo em casos de incêndio, queda de raios e explosão e, a partir dela, o associado contrata quantas outras coberturas quiser, conforme sua necessidade.