Sicredi Grandes Rios realiza campanha de doação de cabelos e lenços
Denominada “Amor em Ação”, campanha arrecadará itens durante todo o mês de outubro que posteriormente serão entregues instituições ligadas à causa.
No mês de outubro dedicado a conscientização, combate e prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a Sicredi Grandes Rios MT/PA promoverá a campanha “Amor em Ação”, que arrecadará lenços e cabelos para confecção de perucas que serão distribuídas a mulheres em tratamento contra a doença. O objetivo da campanha é minimizar os danos causados pelo tratamento e seus efeitos colaterais, que debilitam ainda mais as pacientes.
A campanha acontecerá durante todo o mês de outubro, e após o encerramento da ação, todo o material arrecadado será destinado a instituições ligadas à causa, como o MT Mama de Cuiabá, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop, a Casa Rosa de Santarém-PA, e outras instituições que demonstraram interesse na ação.
A Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Grandes Rios MT/PA, Carla Diana Oteiro Borré, conta que a campanha em alusão ao Outubro Rosa começou a ser realizada em 2019, somente com a arrecadação de lenços, e que a partir deste ano o projeto cresceu e passará a arrecadar também cabelos.
“Este ano a realização do projeto é de iniciativa da cooperativa em parceria com o Comitê Mulher, decidimos que cada agência poderá procurar empresas e salões de beleza para serem parceiros da ação, o que deve aumentar ainda mais o alcance da campanha. Com isso, todas as 34 agências da cooperativa serão pontos de arrecadação, tanto de lenços quanto de cabelos, dessa forma ficará mais fácil para aqueles que desejam contribuir fazer a sua doação”, explica.
Segundo ela, a campanha tem o objetivo de ajudar a aumentar a autoestima das mulheres que estão passando pelo tratamento, e que, por muitas vezes, ficam debilitadas física e emocionalmente. Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e atenção com essas mulheres.
“O próprio nome da campanha já demonstra nossa intenção, “amor em ação”. Às vezes uma atitude simples como cortar os cabelos pode se tornar um lindo gesto de carinho e cuidado para aquelas que precisam. Sabemos que as mulheres que estão passando por esse momento estão fragilizadas, com muitas incertezas e inseguranças. Nós mulheres, sabemos como a aparência pode contar muito neste momento, e poder contribuir, mesmo que seja de uma forma tão simples, significa muito para nós”, afirma.
Carla destaca ainda que mesmo com o foco do projeto direcionado para o mês de outubro, algumas agências já realizaram eventos para iniciar a arrecadação e a adesão das pessoas com o projeto foi surpreendente. “É um trabalho voluntário, e ainda assim muita gente decidiu contribuir, na cidade de Santarém-PA, por exemplo, uma agência já realizou uma ação e conseguiu arrecadar mais de 60 cabelos”, revela.