Nossa trajetória teve início há 100 anos, em 1925, com a fundação da Caixa Rural União Popular de Serra Cadeado, idealizada pelo padre João Evangelista Rick. Esse momento semeou a base do que hoje é a Sicredi das Culturas RS/MG, uma instituição construída com o esforço e a união de pessoas que acreditam na força do cooperativismo.
Somos, com muito orgulho, uma cooperativa. E fazer parte de uma cooperativa é mais do que ter uma conta em um banco. Aqui, não há um dono. Todos somos donos. Decidimos juntos e trabalhamos pelo bem comum. Fortalecemos o agronegócio, as empresas e a ajudamos a realizar sonhos de milhares de pessoas.
Unimos também culturas e sotaques. Minas Gerais e o Rio Grande do Sul estão lado a lado, juntos pelo cooperativismo. Nossa história quase centenária nos enche de orgulho. Hoje estamos colhendo os frutos de tudo o que plantamos no passado e seguimos construindo nosso legado para as próximas gerações. O cooperativismo está na nossa essência e juntos vamos sempre mais longe.
A história da Sicredi das Culturas RS/MG teve início em 1925, a partir da fundação da Caixa Rural União Popular de Serra Cadeado, onde atualmente está localizado o município de Augusto Pestana/RS. Na ocasião, um grupo pioneiro de pessoas decidiu unir esforços em benefício do desenvolvimento de sua comunidade e seus habitantes. Os anos se passaram, e hoje a Sicredi das Culturas RS/MG é o resultado da união de quatro grandes e históricas cooperativas da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, congregando além de Augusto Pestana/RS, cooperativas que tiveram sua origem em Ajuricaba/RS, Panambi/ RS e Santo Augusto/RS. A união das cooperativas ocorreu em 2013.
Em 2019, a Sicredi das Culturas RS/MG passou a atuar no sudoeste mineiro, onde possui agências em 11 municípios. Em 2023, a cooperativa deu outro passo importante em sua trajetória em Minas Gerais, pois nesse ano sua área de ação passou a abranger também a região do Vale do Rio Doce, onde inaugurou sua primeira agência em dezembro de 2024.
História centenária