A Sicredi Ceará Centro Norte entende que um dos caminhos para se passar pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus está na ampliação do acesso à educação financeira. Com esse objetivo, a cooperativa de crédito dá início à realização de uma campanha destinada, principalmente, ao público empreendedor, com orientações e ferramentas, para que empresários de diferentes portes possam analisar o próprio negócio e o segmento onde estão inseridos e, com base no registro dessas informações, procurar soluções, operadas ou não junto às instituições financeiras que os acompanham.

Na primeira fase da campanha, disponível para acesso por intermédio das redes sociais da Sicredi Ceará Centro Norte (@sicrediceara), o empreendedor pode baixar gratuitamente uma checklist e registrar dados sobre a empresa. Autoexplicativa e de fácil uso, devido ao formato de arquivo em Excel, a tabela permite o cadastro de informações relacionadas a receitas e despesas, perspectivas do mercado de atuação, impactos da crise sobre os públicos de interesse, ações de comunicação e relacionamento, e opções de crédito, para lidar da melhor forma com as despesas em um momento de fluxo de caixa mais baixo.

“Em meio a tantas incertezas, as pessoas estão em busca de orientação. Com todo o conhecimento que temos na gestão dos recursos de nossos cooperados, entendemos que oferecer mecanismos para ajudar o empreendedor na tomada de decisão só reforça nosso compromisso com a cultura da colaboração”, afirma Marcos Aragão, diretor executivo da Sicredi Ceará Centro Norte.

A cada semana, uma etapa diferente da campanha fica disponível a quem acompanha a cooperativa nas redes sociais. Após a checklist, por exemplo, o público terá acesso a um infográfico, com informações sobre as alternativas oferecidas pelas instituições financeiras para auxiliar na manutenção dos negócios. "Queremos que as pessoas vejam a crise como uma oportunidade de avaliar gastos, investimentos e receitas, ao receberem conteúdos sobre opções de crédito, taxas de juros mais interessantes, condições de pagamento, entre outros", afirma ainda Aragão. As orientações seguem com peças de comunicação sobre negociações, MEI, avaliação e reorganização de despesas.

 

Em tempo

 

Além de oferecer direcionamento financeiro em campanhas como esta, a Sicredi disponibilizou para seus associados o “Sicredi Conecta”, aplicativo que funciona como uma rede de divulgação de produtos e serviços entre os cooperados.

O público em geral também pode acompanhar os desdobramentos do atual cenário por intermédio do “Análise do Dia – um Podcast do Sicredi”. As gravações são conduzidas pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos, e abordam diariamente os reflexos da crise gerada pelo coronavírus na taxa cambial e no mercado financeiro, além das medidas tomadas para minimizar impactos. Os podcasts são divulgados à noite, de segunda a sexta-feira, no site do Sicredi (www.sicredi.com.br/economia) e também nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.                    

 

Sobre a Sicredi Ceará Centro Norte

Instituição Financeira Cooperativa, a Sicredi Ceará Centro Norte é comprometida com a vida financeira dos associados. Investimento, empréstimos, cartões, consórcio e seguros são alguns dos produtos e serviços oferecidos pela instituição. Para ser associado da Sicredi, basta procurar uma das 13 agências disponíveis em todo o Estado, localizadas em Fortaleza, Itapipoca, Sobral, Russas, Quixadá, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Crateús e Tauá. Os contatos podem ser conferidos no site www.sicredi.com.br/cearacentronorte.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Ceará

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!