Sobre a coooperativa

A Sicredi Ouro Verde de Mato Grosso integra cerca de 55 mil associados distribuídos em 15 municípios de Mato Grosso.

Histórico

Resultado da união de sete cooperativas mato-grossenses - a Credilucas, a Credimutum, a Riocredi, a Sicredi Ministério Público, a Sicredi Engenharias, a Sicredi Comércio e a Cooperjus -, a Sicredi Ouro Verde MT completou 25 anos de fundação em 2015.

  • 1990

    Em fevereiro de 1990, a semente do cooperativismo de crédito foi plantada nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, com a criação de duas cooperativas – Credilucas e Credimutum - por produtores rurais que buscavam alternativas para a crise econômica vivenciada na época.

  • 1993

    Três anos depois, em São José do Rio Claro, nascia a Riocredi, cooperativa de crédito rural também criada para fomentar e desenvolver as atividades da região em um cenário de dificuldades econômicas.

  • 2006

    Em 2006, a Riocredi, que já utilizava o nome Sicredi Ouro Verde, e a então Sicredi Verde (antiga Credilucas), tomaram a decisão histórica de se unir, passando a abranger os municípios de Lucas do Rio Verde (sede), Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, São José do Rio Claro, Diamantino, Nova Maringá e Alto Paraguai.

  • 2008

    Nos dois anos seguintes, Sicredi Ouro Verde e a Sicredi Mutum (antiga Credimutum) conseguiram autorização do Banco Central para tornarem-se cooperativas de livre admissão de associados, ganhando força e crescendo como instituições financeiras de confiança das comunidades.

  • 2010

    Em 2010, já utilizando o nome de Sicredi Centro Norte e abrangendo os municípios de Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Nobres e Rosário Oeste, a antiga Sicredi Mutum se uniu à Sicredi Empreendedores, cooperativa de micro e pequenos empresários e microempreendedores sediada em Cuiabá, que já era resultado da fusão da Sicredi Engenharias com a Sicredi Comércio.

  • 2011

    No ano seguinte, a Sicredi Centro Norte passou por uma nova fusão, desta vez com a Sicredi Ministério Público, cooperativa de crédito criada em 2001 inicialmente para atender aos promotores de justiça membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

  • 2013

    E, finalmente, em abril de 2013, as duas cooperativas Sicredi Centro Norte e Sicredi Ouro Verde decidiram pela fusão, criando a maior cooperativa do Sistema Sicredi e uma das cinco maiores cooperativas de crédito do país. A decisão, considerada inimaginável alguns anos antes, fortaleceu as condições competitivas da Sicredi Ouro Verde MT, abrindo novas perspectivas no mercado por meio de um ganho de escala econômico.

  • 2014

    Em 2014, uma sétima cooperativa se integrou à história da Ouro Verde MT, com a incorporação da Cooperjus, Cooperativa dos Servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União.