Menu
Voltar

Você sabe o que é Oniomania?

A compulsão por compras é um assunto sério e que faz com que as pessoas a comprem produtos que não são necessários ou estão além do poder de compra, levando ao endividamento.

Essa compulsão, quando é exagerada e traz muitos problemas financeiros para a pessoa e seus familiares, se transforma em um transtorno chamado de Oniomania, caracterizando uma pessoa que tem obsessão por comprar. Como o consumo é estimulado cada vez mais, é difícil fazer um diagnóstico da doença. Ela deve ser percebida pela própria pessoa, que muitas vezes acaba fazendo compras escondida de seus familiares.

Alguns comportamentos podem indicar um comprador compulsivo, como:

- Usar frequentemente a palavra “emprestar”;

- Pedir dinheiro emprestado com familiares e amigos quando não tem mais crédito na praça.

- Se sentir constrangido em conversas com amigos ou familiares sobre situação financeira;

- Empurrar o pagamento de contas ou dívidas para fazer uma nova compra.

Se você se identifica com a maioria desses comportamentos, tudo indica que você está com um problema de endividamento compulsivo. Outros indícios são: suas dívidas estão tirando seu sono, atrapalham sua concentração no trabalho, estão estragando o seu relacionamento familiar, você esconde sua situação financeira de amigos e familiares.

Caso você sofra desse transtorno, não precisa deixar a sua situação financeira ou de sua família chegar a um ponto insustentável, você pode reverter esse quadro com um pouco de dedicação. Comece com planilhas para enxergar onde estão os maiores gastos e o que precisa ser cortado. O mais importante de tudo é você reconhecer e procurar ajuda o quanto antes, seja com uma pessoa de confiança, grupos de apoio ou acompanhamento de psicólogos ou psiquiatras.