Menu
Voltar

Educação Financeira se aprende desde cedo

Você já pensou em ensinar seus filhos sobre educação financeira? Quando as crianças aprendem sobre esse assunto desde cedo, têm muito mais chances de se transformarem em adultos mais conscientes com o uso do seu dinheiro. Isso ajuda a manter uma vida financeira mais saudável e evitar muitas preocupações no futuro.

Para começar, vamos dar uma dica importante para você: a educação financeira vai muito além de apenas cuidar da mesada. Essa é uma ótima forma de ensinar as crianças a gerenciar seus ganhos, mas os pais que não possuem condições de dar uma mesada a seus filhos também podem ensinar educação financeira de outra forma, especialmente sobre como ter alguns cuidados na hora das compras e como desenvolver hábitos saudáveis. Confira algumas orientações que você pode passar aos seus filhos de forma muito simples:

1. Ensine as crianças a diferenciarem coisas necessárias de coisas supérfluas. Use exemplos práticos que façam parte do universo delas.

2. Que tal mostrar a seus filhos que eles participam da vida econômica da casa e que podem contribuir evitando desperdícios?

3. Procure ensinar sobre a importância de cuidar dos brinquedos e do material escolar, pois se eles estragam ou acabam rápido será preciso comprar novamente.

4. Você também pode pedir para seus filhos que ajudem na hora de fazer supermercado, ensinando a fazer uma lista e cuidar do dinheiro disponível.

5. Que tal fazer um exercício prático? Peça para as crianças ajudarem no planejamento de uma viagem, por exemplo. Elas podem pesquisar preços ou ajudar a cortar gastos.

Quer mais dicas para ensinar as crianças sobre o assunto? Para ajudar você nessa tarefa, disponibilizamos aqui algumas atividades e e-books para você conversar sobre educação financeira com seus filhos de uma forma leve e divertida. Aproveite!