Cooperação na Ponta do Lápis

20 de Novembro de 2020

Sicredi lança Programa inovador de educação financeira: Cooperação na Ponta do Lápis

Notícias | Educação financeira

Questões como endividamento, inadimplência, baixo índice de reserva financeira e o número de pessoas com o nome negativado por não conseguir pagar suas contas são apenas alguns dos problemas mais visíveis quando se trata de vida financeira gerida de forma não sustentável. Essas questões afligem muitas famílias e também são prejudiciais ao sistema financeiro como um todo.

O Programa Cooperação na Ponta do Lápis, que está sendo lançado pelo Sicredi, prevê justamente o enfrentamento dessas situações através da mudança de comportamento. Por um lado, vai contribuir para a formação de crianças com maior consciência na tomada de decisão financeira. Por outro, vai ajudar os adultos de hoje a fazer escolhas estruturadas e administrar melhor seu dinheiro e seu futuro.

Economia Comportamental é a base da iniciativa

Todas as ações desenvolvidas têm por base a economia comportamental. Ela leva em consideração não apenas questões racionais quando se trata de decisões financeiras, mas joga luz para questões emocionais nesse processo. Assim, ao perceber essa inter-relação, é possível criar mecanismos para entender as escolhas mentais.

Por exemplo, você racionalmente sabe que é recomendável juntar dinheiro para situações de emergência. Define um valor a ser guardado e começa a fazê-lo. Passado algum tempo, você resolve trocar de carro por considerar que o anterior não o atende mais. Ao assumir uma nova prestação e demais despesas, deixa de guardar o dinheiro para emergências, pela realização de curto prazo, que gera satisfação momentânea. Esse é um exemplo cotidiano e simples de quando a decisão se torna mais emocional do que racional.

São comportamentos como esse que o Programa Cooperação na Ponta do Lápis quer modificar dando protagonismo às pessoas na tomada de decisão. Para tanto, divide suas ações entre diferentes públicos, começando com as crianças, que são futuros usuários do sistema financeiro, por meio de uma parceria especial com a Mauricio de Sousa Produções e a Turma da Mônica. Para adolescentes e adultos, as ações ganham linguagens e formatos específicos. Esse último grupo tem ações divididas entre pessoas físicas, adolescentes e microempreendedores individuais.

Inovação é a chave de Programa Cooperação na Ponta do Lápis

Apesar de ser um programa de educação financeira, as ciências comportamentais formam as bases para o Cooperação na Ponta do Lápis, trazendo a principal inovação da iniciativa: a abordagem.

O entendimento do Sicredi é que não basta só ensinar a parte técnica quando se trata de vida financeira, é preciso apoiar as pessoas na tomada da consciência e mudanças de comportamento. Portanto, esse é um programa permanente, em constante transformação, aliando conceitos teóricos com a aplicação prática.

Com o propósito “Cooperar para uma vida financeira sustentável”, o Programa traz ações para associados e comunidades de todo o país. A iniciativa é resultado do trabalho de diversas entidades e áreas do Sicredi.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta