Cooperação na Ponta do Lápis

20 de Novembro de 2020

7 ª Semana Nacional de Educação Financeira marca lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis do Sicredi

Notícias | Educação financeira

O desenvolvimento de uma boa relação entre o dinheiro e as decisões pessoais sobre finanças e consumo está no centro da educação financeira. É essa habilidade que permite que o cidadão faça boas escolhas equilibrando seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo.

Esse é um desafio diário que requer informação recorrente e de qualidade. E é justamente para incentivar a divulgação de conceitos e informações sobre o assunto que ocorre a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef). A iniciativa é do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e ocorre entre os dias 23 e 29 de novembro.

O tema deste ano é “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” e serão desenvolvidas ações de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, de forma online.

Sicredi lança Programa Cooperação na Ponta do Lápis

Em paralelo com a Semana Enef, o Sicredi lança um programa de educação financeira, o Cooperação na Ponta do Lápis. É na mudança de comportamento que a iniciativa busca promover decisões mais conscientes independente da fase e contexto da vida das pessoas: da infância à aposentadoria, abordando temas como tomada de decisões, orçamento familiar, economizar, gastar melhor.

Dividido em ações estratégicas para diferentes públicos, como pessoas físicas, microempreendedores individuais, adolescentes e crianças, o Programa se desdobra em conteúdos diferenciados e tem metodologia própria fortemente apoiada nos conceitos da economia comportamental. Ela, em resumo, considera as questões emocionais envolvidas na tomada de decisão financeira. Ou seja, para além da racionalidade, o ser humano decide também com forte viés emocional.

O Programa estabeleceu um propósito claro: “Cooperar para uma vida financeira sustentável” e busca não apenas ensinar, mas assumir o compromisso de ajudar os brasileiros, sejam associados ou não, na busca do equilíbrio financeiro por meio de tomadas de decisão mais conscientes.

Live do Sicredi auxilia famílias na busca por uma vida financeira melhor

Para marcar o lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o Sicredi promove a Live “Precisamos Falar Sobre Dinheiro”, dentro da programação da Semana Enef. O comunicador Marcos Piangers receberá a psicanalista e doutora em Psicologia Econômica, Vera Rita Ferreira, para despertar a consciência das pessoas para uma vida financeira melhor, mais leve e realizadora de sonhos. A Live ocorre no dia 23 de novembro, às 19h, no canal do Sicredi no Youtube.

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta