Fundação

Fundação
Estratégia de sustentabilidade

Nossa estratégia de sustentabilidade se desdobra a partir das diretrizes estratégicas do Sistema e é formada por três direcionadores de sustentabilidade e oito temas focais, que representam nossos principais desafios e orientam nossa atuação.

Nossas diretrizes sistêmicas

O Sicredi é um sistema cooperativo que tem, nas suas raízes, o DNA da sustentabilidade.

O interesse pela comunidade, o senso de cooperação e justiça social, a transparência e o dever com as responsabilidades da cooperativa sempre estiveram presentes na nossa história. O nosso modelo de gestão é a base para o desenvolvimento sustentável do nosso negócio.

A Fundação Sicredi é a entidade responsável, dentro do Sistema Sicredi, pela condução sistêmica da Estratégia de Sustentabilidade, orientando e prestando apoio sobre o tema para todos. Assim, ampliamos o impacto positivo e geramos valor para associados, colaboradores e para todos que fazem o Sicredi acontecer — sempre de forma sustentável.

Nossa Estratégia de Sustentabilidade promove diretrizes que contribuem e orientam na prática o desenvolvimento sustentável, ajudando, consequentemente, a cumprir a nossa missão, visão e valores. O planejamento estratégico do Sistema Sicredi traz a sustentabilidade como tema transversal e como uma das prioridades sistêmicas do negócio.

 Também atuamos dentro das referências do Banco Central através de seus normativos e ações relacionadas ao pilar da Sustentabilidade da Agenda BC#, que prevê uma série de avanços setoriais no que se refere ao posicionamento das instituições em relação à sustentabilidade.

Nossos direcionadores e temas focais de sustentabilidade

 

Saiba mais sobre nossos direcionadores e temas focais no Relatório de Sustentabilidade.

 

Relacionamento e Cooperativismo: o modelo cooperativo é o grande diferencial do nosso negócio, com gestão transparente, participativa e democrática. Por meio dele, construímos juntos um negócio e uma sociedade mais próspera.

•    Promover a Diversidade e a Inclusão;
•    Difundir o Cooperativismo e a Sustentabilidade;
•    Fortalecer nosso Modelo de Gestão.

 

Soluções Responsáveis: em linha com nossos princípios e compromissos de desenvolvimento sustentável, nossos produtos e serviços geram valor para associados e para a sociedade, sempre visando aumentar os impactos positivos da nossa atuação.

•    Promover a educação financeira;
•    Integrar oportunidades e gestão de riscos socioambientais nas soluções financeiras e operar com ecoeficiência;
•    Engajar fornecedores a partir de critérios socioambientais.

 

Desenvolvimento Local: ao estarmos presentes em cidades de todos os portes, desde as pequenas até as grandes metrópoles, atuamos como um motor do desenvolvimento local, fomentando a economia local, a inclusão financeira e o desenvolvimento das pessoas e comunidades onde atuamos.

•    Fomentar a Economia local e a Inclusão Financeira;
•    Fomentar o Capital Humano, Social e Intelectual.

Nosso Referencial

O Referencial é um conjunto de iniciativas e indicadores com o objetivo de oferecer um direcionamento institucional para auxiliar as cooperativas a serem ainda mais protagonistas do desenvolvimento local e sustentável em suas regiões.

Conheça mais sobre o Referencial

O Pacto Global

O comprometimento com a sustentabilidade do nosso negócio foi reforçado com a adesão ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU, que traz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável como norteadores do nosso desenvolvimento sustentável. A partir deste compromisso, alinhamos nossos desafios de sustentabilidade aos desta agenda global, ao mesmo tempo em que nos posicionamos de maneira uníssona como Sistema, com objetivos e metas em prol do desenvolvimento sustentável do nosso negócio e da sociedade.

Os Dez Princípios do Pacto Global são universalmente reconhecidos para conduzir negócios com responsabilidade, enfrentando os desafios das sociedades. Estão relacionados aos direitos humanos, direitos trabalhistas, meio ambiente e ao combate à corrupção.

Conheça os 10 Princípios do Pacto Global

E como cada uma deles no guia na busca de uma jornada mais sustentável.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS)

Somos participantes da Rede Brasil do Pacto e também incorporamos os ODS como orientadores da nossa estratégia:

Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003