Sicredi Responde

Confira as perguntas mais frequentes sobre Energia Solar:

A energia solar serve como uma alternativa para que possamos produzir energia elétrica com mais economia e menor impacto ambiental. Assim, usamos recursos do dia a dia com mais tranquilidade, sabendo que os gastos com a conta de luz serão menores. Tudo isso de forma limpa e sustentável, já que os raios solares são usados como fonte energética (uma das fontes mais aproveitáveis e promissoras no mundo).

Quando o assunto é energia solar, vantagens não faltam: é uma energia renovável, alternativa e limpa, pois não gera resíduos; sua fonte energética é totalmente gratuita e está sempre disponível, o sol, tornando-a sempre mais econômica; pode reduzir a conta de luz em até 95%; seu processo de instalação é simples e rápido; um serviço de longa durabilidade, podendo ultrapassar facilmente 25 anos de funcionamento, sem a necessidade de grandes manutenções.

Utilizando materiais semicondutores como o silício cristalino para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica, os raios solares são facilmente convertidos em energia elétrica. Ou seja, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, empresas e agronegócios.

Sim, a energia solar é renovável! Por ser gerada a partir da luz solar, enquanto houver sol, esta energia pode continuar a ser utilizada. Além disso, por possuir impacto ambiental praticamente nulo, ela é considerada uma fonte de energia sustentável e limpa.

Para começar o seu projeto fotovoltaico, você precisa entender a sua conta de luz. Para isso, recomendamos contar com o auxílio de uma empresa especializada, de preferência a que realizará a instalação do sistema. Leve junto uma conta de luz para que eles identifiquem o seu consumo mensal em kWh; com base neste número, eles vão calcular a dimensão do sistema de energia solar para a sua propriedade.

Após compreender o seu consumo de energia, será possível simular especificações técnicas do local junto à empresa escolhida. Depois, basta solicitar o orçamento e contar com o Sicredi para adquirir o equipamento e dar sequência ao processo de instalação.

Sim! No entanto, o valor é referente ao excedente utilizado à noite, por exemplo, fornecido pela concessionária, bem como taxas administrativas. E se a sua unidade gera mais energia do que consome, o residual é convertido em créditos que podem ser abatidos da conta de luz e de contas futuras.