Somos a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil. E essa trajetória começou com um sonho: levar desenvolvimento para as regiões onde nos inserimos.

O cooperativismo de crédito chegou ao Brasil com o padre suíço Theodor Amstad, que lançou as sementes de uma nova forma de organização econômica para resolver as questões financeiras da comunidade.

Vamos conhecer alguns momentos importantes dessa história?

Primeira cooperativa de crédito da América Latina

Em 1902, ele e mais 19 pequenos produtores criaram a primeira cooperativa de crédito da América Latina: a Caixa Rural de Nova Petrópolis, atual Sicredi Pioneira RS. Viajando pelo interior do Rio Grande do Sul, o Padre Amstad ajudou a formar novas cooperativas, que se reuniram na Central das Caixas Rurais alguns anos depois, em 1925.

O movimento cooperativista ganhou força e, em quatro décadas, já somava mais de 500 cooperativas em todo o Brasil.

Reformulação do Sistema Financeiro Nacional

Em 1964, entrou em vigor a Lei 4.595, que limitou o funcionamento das cooperativas de crédito. Foi um grande desafio para o cooperativismo de crédito, mas os ideais e o sonho dos pioneiros permaneceram vivos.

Mais tarde, em 1971, foi sancionada a Lei 5.764, que definiu o regime jurídico das sociedades cooperativas. E, assim, nos anos 1980, foi criada a primeira cooperativa central de crédito rural: a Cocecrer Rio Grande do Sul, atual Central Sicredi Sul/Sudeste.

Em seguida, vieram a Cocecrer Paraná (1985), a Cocecrer Mato Grosso e a Cocecrer Mato Grosso do Sul (1989).

A nova Constituição Federal e o reconhecimento do cooperativismo

Em 1988, a reforma da constituição assegurou os direitos das cooperativas de crédito em formar instituições financeiras. O crescimento e a busca pelo trabalho conjunto resultaram na integração das cooperativas.

A partir de então, a marca Sicredi foi adotada pela Cocecrer Rio Grande do Sul (1992), Cocecrer Paraná (1996), Cocecrer Mato Grosso (1996) e Cocecrer Mato Grosso do Sul (1996).

A Constituição do Banco Cooperativo Sicredi

Em 1995, tivemos um marco importante nessa história: a Constituição do Banco Cooperativo Sicredi, o primeiro banco cooperativo privado do Brasil. Três anos depois, o Sicredi ultrapassou as fronteiras nacionais, filiando-se ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

Criação da Confederação Sicredi

Nos anos 2000, foi criada a Confederação Sicredi, um centro de infraestrutura para compartilhamento de serviços Sicredi. Em 2002, marcamos nossa chegada a São Paulo e, em 2003, a Santa Catarina. Nesse mesmo ano, foi permitida a livre admissão de associados para que pessoas de diversas atividades econômicas pudessem se juntar ao cooperativismo de crédito e ao Sicredi.

A Fundação Sicredi

Para se tornar uma instituição financeira cooperativa cada vez mais completa, em 2005, foi criada a Fundação Sicredi, que busca cultivar a essência do cooperativismo com programas de educação e iniciativas sociais e culturais em âmbito nacional.

E também nesse ano, iniciamos as atividades nos estados de Goiás, Tocantins e Rondônia. Em 2006, vieram as administradoras de cartões e consórcios. Continuando sua expansão, o Sicredi chegou ao estado do Pará. Já em 2008, foram criados a Sicredi Participações S.A. (SicrediPar) e o Sicredi Fundos Garantidores (SFG).

Relações estratégicas internacionais

O crescimento das relações internacionais ocorreu em 2010 e 2011 com instituições como a Rabo Financial Institutions Development, do grupo Rabobank com líderes do mercado financeiro holandês, e também com a International Finance Corporation (IFC), que é membro do Grupo Banco Mundial. Por fim, em 2011, também ocorreu a união da Central Sicredi PR e da Central Sicredi SP.

Expansão e modelo de governança corporativa

Foi em 2014 que o Sicredi expandiu para o estado do Rio de Janeiro e adquiriu o novo modelo de governança corporativa dual nas cooperativas e centrais, no qual um conselho de administração ficou responsável pela direção estratégica do Sicredi. Além disso, foi iniciado o processo de filiação da Central Norte/Nordeste.

Nova identidade visual e expansão nacional

Em 2016, o Sicredi revitalizou sua identidade visual seguindo com o objetivo de ser uma cooperativa moderna e inclusiva. Nesse mesmo ano, chegamos à Avenida Paulista. No Acre, marcamos presença em 2017, e em 2018 em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Conclusão dos processos de migração das cooperativas e da Central Norte/Nordeste

Em 2019, atuamos em 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e mais de 100 anos após o padre Theodor Amstad ter iniciado essa trajetória, ele foi nomeado patrono do cooperativismo brasileiro.

 

Ícone play

 

As conquistas mais recentes

Já em 2021, fomos reconhecidos como uma das melhores instituições financeiras do mundo, segundo a Forbes e expandimos nossa presença nacional chegando ao estado do Espírito Santo, com duas novas agências em Colatina. Agora, estamos em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, e nossa expansão nacional continua a todo vapor. Somos hoje uma alternativa para a vida financeira de mais de 5 milhões de brasileiros.

Quer saber mais sobre a nossa história? Descubra mais conteúdos aqui.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!