O agronegócio brasileiro registra recordes de produção ano após ano. Contudo, é comum ouvir histórias de produtores que têm prejuízos provocados por eventos climáticos, o que reforça a importância da contratação de um seguro rural

No entanto, apenas 20% da área agrícola no Brasil está coberta por algum tipo de seguro, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), enquanto em países como Espanha e Estados Unidos esse número chega a 80%. 

O fato é que a produção agrícola depende muito do tempo e a falta ou excesso de chuvas, vendavais, granizo ou geadas interferem diretamente na produtividade e podem fazer com que todo investimento no cultivo seja perdido rapidamente. 

Por isso, investir em um seguro de agronegócio para proteger sua propriedade contribui para que você fique mais tranquilo no dia a dia do campo para poder dedicar-se ao gerenciamento do negócio. 

 

Como funciona o seguro para agronegócio? 

 

Com coberturas e serviços que se adaptam às suas necessidades, além de assistências exclusivas para o segmento agro, esta modalidade de seguro minimiza eventuais prejuízos que possam se provocados por riscos climáticos e patrimoniais. 

Também existem opções de seguros direcionados para tipos específicos de produção, como café, por exemplo. Assim como coberturas que apoiam o produtor rural exclusivamente em casos de geada. 

Aqui no Sicredi, nós temos um seguro de agronegócio feito especialmente para o seu negócio agrícola. Confira nossas opções:  

Seguro Rural Simplificado 

Destinado às pequenas e médias propriedades, sua contratação é simplificada e livre de IOF, e garante proteção para toda a propriedade: construções, benfeitorias e instalações, insumos, mercadorias e animais. 

Seguro Granizo 

Apoia o produtor rural em caso de perdas geradas por chuvas de granizo, pois proporciona a recuperação de parte dos investimentos feitos em sua plantação, em caso de sinistro indenizável. 

Além da contratação ser isenta de IOF, o Seguro Granizo está habilitado a participar do Programa de Subvenção ao prêmio do seguro rural, conforme a safra vigente e disponibilidade orçamentária do governo. 

Seguro Cafezal 

Especifico para propriedades que atuam com a produção de café, proporciona segurança para o cafeicultor e proteção para a plantação em sinistros provocados pelo clima, como geada e granizo. 

Sua contratação também é ser isenta de IOF, e você tem a possibilidade de utilizar subsídio federal, conforme safra vigente e disponibilidade orçamentária por parte do governo. 

Seguro Multirisco rural 

Disponibiliza soluções completas e de fácil contratação que cooperam com a proteção do patrimônio rural, contando com coberturas e franquias adequadas à realidade da propriedade. 

Sua proteção abrange os variados bens da propriedade, como benfeitorias, moradia do produtor e funcionários, móveis, insumos, grãos colhidos e animais, além das máquinas e equipamentos agrícolas. 

Seguro Colheita Garantida 

Pensado para proteger sua lavoura contra quedas de produtividade ocasionadas por diversos eventos climáticos, este seguro proporciona mais proteção e tranquilidade para você desde o plantio até a colheita. 

Você conta com a garantia de recuperação de parte dos investimentos feitos em sua lavoura, em caso de sinistro indenizável.  

Com contratação ser isenta de IOF, o está habilitado a participar do Programa de Subvenção ao prêmio do seguro rural, conforme a safra vigente e disponibilidade orçamentária do governo. 

Seguro Floresta 

Visa proteger florestas ou áreas de reflorestamento com finalidade comercial, garantindo indenização da área perdida em casos de imprevistos que prejudiquem as espécies plantadas.

 

Mais proteção para o agronegócio  

 

As vantagens dos seguros voltados para o agronegócio ainda vão além de proteger sua produção e propriedade, garantindo uma melhor gestão do negócio. 

 O produto financeiro também exerce papel importante na manutenção da atividade rural, já que minimiza eventuais prejuízos e favorece sua rápida recuperação, o que impacta diretamente no fornecimento de itens agropecuários. 

Afinal, se de um lado o sucesso de uma safra traz inúmeros benefícios, uma eventual queda na produção provocada gera instabilidades em toda a cadeia produtiva, afetando a economia e atingindo a sociedade como um todo. 

Quer contratar um seguro para o seu agronegócio? Converse com o seu gerente Sicredi ou, caso ainda não seja um associado, clique aqui e visite uma de nossas agências

Confira mais conteúdos como este e fique dentro das novidades acessando nosso Blog.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!