Independência financeira para alguns, estabilidade financeira para outros. Seja qual for seus objetos ou preocupações, todos nós desejamos um futuro estável e tranquilo. Mas, para alcançá-lo, é preciso planejamento. E é aí que entra a Previdência Privada Individual, uma ótima alternativa para complementar a sua renda no futuro.

O produto também é uma opção para quem não quer depender exclusivamente da Previdência Social, principalmente considerando a Nova Previdência, que entrou em vigor no final de 2019 com novas regras para o sistema previdenciário brasileiro.

De um modo geral, a Previdência Privada Individual é um investimento onde recursos são aplicados mensalmente pensando mais a longo prazo. Por isso, além de garantir uma renda adicional na aposentadoria, o serviço também pode contribuir com a realização de outros objetivos, como planejar o futuro dos filhos, pagar a faculdade ou um intercâmbio, por exemplo.

 

Planeje o seu futuro investindo um pouco todo mês

A previdência privada, além de contribuir com um futuro mais tranquilo, é uma excelente ferramenta de educação financeira, pois te ajuda a guardar dinheiro, já que é um investimento a longo prazo, e você pode acompanhar seus rendimentos.

O segredo é começar a investir o breve possível. Afinal, quanto mais tempo de investimento maior será o seu retorno no futuro. E, caso você tenha alguma dúvida sobre o quanto investir, converse com o seu gerente Sicredi.
Mas, fique sabendo que a partir de R$ 50 por mês, nossos associados já podem contratar uma Previdência Privada Individual e dar início à construção do seu futuro financeiro.  

Além disso, é possível fazer um aporte de entrada e realizar contribuições adicionais a qualquer momento para “engordar” ainda mais suas reservas, com taxas de administração extremamente atrativas e taxa zero de carregamento.

Contudo, antes de fazer a contratação, é importante entender o seu perfil e saber o objetivo que deseja alcançar para escolher o tipo mais adequados para você: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

Para escolher a melhor opção de Previdência Privada Individual de acordo com o seu perfil, acesse o nosso Simulador de Previdência.

 

PGBL ou VGBL, qual plano de Previdência Privada Individual contratar?

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Geradora de Benefício Livre) são as duas opções de Previdência Privada Individual e a escolha de um ou de outro depende do seu tipo de declaração de Imposto de Renda (IR).

Confira as diferenças: 

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
É a opção ideal para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário completo, pois o valor aplicado no ano pode ser deduzido da base de cálculo da declaração de ajuste anual do IR, até 12% da renda bruta anual tributável. 

Há incidência de IR sobre os valores totais a receber, mas apenas quando o associado optar por receber sua renda (aposentadoria) ou no momento de algum resgate pontual, conforme legislação vigente. 

Isso significa que, durante todo o período enquanto você estiver investindo, se não houver resgates, independente do prazo que o recurso ficar aplicado, não haverá incidência de IR. 

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
É a opção ideal para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário simplificado, não declara ou já atingiu o limite máximo de dedução fiscal, pois o valor não é dedutível da base de cálculo do IR.  

Da mesa forma que o PGBL, há incidência de IR somente nos momentos de recebimento de renda (aposentadoria) e ou um resgate. A grande diferença é que no VGBL o imposto incide apenas sobre os rendimentos dos valores aplicados, conforme legislação vigente.

Deu para perceber que começar a planejar a sua aposentadoria e conquistar uma maior tranquilidade financeira é mais fácil do que você imaginava, não é mesmo? 

E, caso você já tenha contratado um plano de Previdência Privada Individual em outra instituição financeira, pode pedir a portabilidade para o Sicredi e começar a desfrutar de todas as vantagens que nossos associados têm.  

Ficou interessado? Abra sua conta e venha cooperar com a gente.
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!