Ao iniciar no mundo dos investimentos, muitas dúvidas podem surgir. Uma das mais recorrentes diz respeito à renda variável. Afinal, o que vale mais a pena: investir diretamente ou via fundos de investimento? Você está disposto a pagar pela expertise de um gestor profissional ou prefere montar sua carteira por conta própria? 

O fundo de investimento é uma modalidade que permite reunir recursos de cotistas, com o objetivo de aplicar o capital em ativos como títulos de renda fixa e ações, de acordo com a categoria em que se enquadram e, assim, ampliar o portfólio. Na prática, o investidor adquire uma cota do fundo e passa a ter os mesmos direitos e obrigações de todos os outros participantes, podendo optar por Fundos de Renda Fixa, Fundos Multimercado e Fundos de Ações.

Para responder com mais clareza essas questões, o investidor deve levar em consideração o seu perfil e os principais objetivos financeiros.  

Tanto investir via fundos quanto investir por conta trazem vantagens, por isso é importante entender qual a opção que melhor se aplica aos seus objetivos. 

Nesse artigo, vamos explorar as duas possibilidades para lhe ajudar na sua decisão. 

Investir via fundos 

Ao optar pelo investimento via fundos, o investidor pode contar com uma gestão especializada, designada pela instituição financeira responsável pelo fundo (Asset), que irá compor um portfólio de ativos, de acordo com a classificação do fundo contida no seu regulamento, e definida pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).  

Por conta dessa vantagem, os fundos se tornam uma ótima alternativa para quem ainda não possui experiência no mundo dos investimentos. Contar com um olhar mais técnico e estratégico pode ser uma boa forma de iniciar nos investimentos mais diversificados. 

Porém, é importante destacar que cada fundo apresenta benefícios e obrigações específicas, por isso é importante compreender melhor o seu objetivo final. Os diversos fundos podem ser  classificados de acordo com o tipo de ativo que possuem em seus portfólios. Confira: 

Fundos de Renda Fixa: considerados os mais conservadores, podem ter vários tipos de títulos de renda fixa, como Tesouro, CDB, LCI, LCA, Debêntures, etc. Devem possuir no mínimo 80% de sua carteira de investimentos atrelada a títulos de Renda Fixa. 

Fundos Multimercado: possuem um perfil intermediário, podendo misturar  tanto títulos de renda fixa, quanto os de renda variável, como por exemplo títulos públicos, ações, dívida corporativa, câmbio, títulos de renda fixa, e o que mais a regulamentação do Banco Central permitir. 

Fundos de Ações: estão mais expostos ao risco, pois investem apenas em ações de empresas na bolsa de valores. No mínimo 67% de seus investimentos devem estar atrelados ao mercado acionário. 

Investir por conta 

O investidor  também tem a possibilidade de começar a investir diretamente por conta própria. Pode-se dizer que, nesse modelo, existe mais liquidez. Ou seja, é possível ter o dinheiro em mãos mais rapidamente, caso necessário. Outro benefício são os  custos mais baixos, uma vez que a corretagem e o gasto de custódia são mais em conta do que as taxas de administração e de desempenho dos fundos. 

Se a sua vontade é montar a sua própria carteira de investimentos, você deve se atentar a alguns pontos importantes e diversificar nos mais variados ativos, de acordo com o seu perfil de investidor.

ATENÇÃO: ter conhecimento técnico e entender o mercado pode fazer a diferença nos resultados dos seus investimentos. É preciso fazer análises e tomar decisões mais inteligentes, levando em consideração os riscos e as possibilidades de retorno. 

Quando optar por um ou por outro? 

Via fundos:  

Essa opção pode ser mais interessante para o investidor que deseja ter mais variedade de tipos de ativos, visto que é possível investir com valores menores nas cotas. 

Nessa modalidade também se enquadram as pessoas que buscam uma rentabilidade maior, mas ainda não possuem conhecimento e experiência com o mercado de investimentos. 

Contar com o serviço de administração de um fundo de investimentos  pode fazer com que você tenha mais segurança e menos preocupações nas suas escolhas. 

Por conta

Caso você tenha conhecimento técnico e um olhar mais analítico sobre o mercado financeiro, o investimento por conta própria pode ser uma boa estratégia. É importante ressaltar que até mesmo quem investe sozinho pode também fazer o mesmo via fundos, como forma de aumentar ainda mais seu portfólio de investimentos. 

Depois de saber de todas essas informações sobre investimento, o seu próximo passo pode ser identificar a melhor solução para você. O Sicredi oferece opções de investimento tanto para quem quer investir via fundos, quanto para quem quer investir diretamente. 

Conheça a nossa carteira diversificada de fundos de investimento e aproveite para saber mais sobre o assunto no nosso Blog

Se você ainda não é um associado, abra sua conta aqui

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!