Se você está buscando por economia na conta de luz, talvez esteja na hora de investir em um sistema de energia solar. De forma geral, o investimento pode ser uma boa solução para muita gente, no entanto é preciso ficar atento a algumas características para saber se realmente vale a pena para o seu caso.

Neste artigo você descobrirá se o sistema fotovoltaico irá atender a sua necessidade e as suas expectativas. Continue a leitura para saber mais detalhes sobre a alternativa sustentável.

Para quem é recomendado?

A instalação dos painéis solares é indicada para todas as pessoas que desejam economizar e, em paralelo, contribuir para um mundo mais sustentável. A solução é uma ótima opção para aqueles que pagam uma alta tarifa de energia.

Neste caso, quanto mais elevado for o valor, mais vantajosa se torna a adoção do sistema fotovoltaico. De maneira simples, você pode começar a pensar no investimento se a sua conta de luz mensal for superior a R$300.

Com isso, você já começa a usufruir de todos os benefícios que a energia solar pode oferecer.

É possível zerar a conta de luz?

É importante reforçar que a implantação do sistema de energia solar não irá zerar a sua conta de luz. Com a tecnologia, você pode zerar o seu consumo de energia da distribuidora, mas você ainda terá que pagar a taxa mínima de luz.

Esse valor é cobrado para cobrir os custos que a distribuidora tem para manter a sua estrutura funcionando e a iluminação pública e, assim, disponibilizar energia para aqueles que necessitam.

A instalação é muito cara?

O investimento é alto, mas em pouco tempo ele se paga, a média de retorno sobre o investimento costuma girar em torno de 4 a 5 anos, e você poderá economizar por mais de duas décadas pelo menos. O valor do projeto dependerá da estrutura da sua residência e do seu consumo energético

Faça as contas. A média de vida útil dos painéis solares é de 25 anos. Para implantar o sistema na sua residência, você pode fazer um financiamento e quitá-lo em poucos anos; mesmo assim, você contará com a economia na conta de luz por muito mais tempo.

Preciso me preocupar com manutenção?

Para manter os painéis solares em pleno funcionamento, você precisará fazer manutenções periódicas. O recomendado é que a limpeza seja feita com água a cada seis meses para retirar a sujeira, como por exemplo, poluição, fuligem e poeira.

O acúmulo de sujeira pode prejudicar a incidência de luz natural, o que impactará diretamente no rendimento do sistema.

Atenção: tenha muito cuidado ao realizar a manutenção e evite pisar nas placas para evitar rupturas. O ideal é contar com auxílio profissional.

É realmente mais econômico?

A resposta é simples e direta: SIM! De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), a implantação do sistema de energia solar pode reduzir em até 95% a conta de luz.

Tem mais vantagens?

Além de trazer mais economia para o seu bolso, você terá outros benefícios:

  • Não sofrerá com a inflação energética por pelo menos 25 anos;
  • Terá a valorização do imóvel;
  • Contribuirá com o meio-ambiente;
  • Utilizará energia limpa e sustentável.

A energia solar pode ser muito vantajosa para você. Para saber mais sobre o sistema fotovoltaico, acesse nosso Blog e confira outros conteúdos.

Seja um associado do Sicredi e tenha acesso a muitos benefícios. Abra a sua conta.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!