A internet revolucionou a forma como as pessoas lidam com o dinheiro, principalmente por meio dos serviços bancários online. Já estamos acostumados a termos acesso às nossas informações financeiras na ponta dos dedos, em qualquer horário e em qualquer lugar.

Nesse sentido, de certa forma, a tecnologia da internet ajudou a popularizar o mundo dos investimentos. Hoje, existem, inclusive, diversas pessoas que negociam suas aplicações de forma 100% online.

Dados recentes da B3 indicam um aumento de 43% no número de investidores brasileiros, entre 2019 e 2021, passando de 2,2 milhões para 3,8 milhões de contas cadastradas. Com certeza, a grande maioria desses investidores negocia seus ativos por meio de plataformas online.

Com as transformações recentes no que diz respeito à política de dados, um avanço importante foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante a proteção de informações particulares de pessoas físicas. Contudo, mesmo com o respaldo da lei, a internet ainda pode ser um território perigoso na mão de hackers e pessoas mal-intencionadas. Logo, é preciso ter todo o cuidado possível para não cair em uma armadilha na rede.

Confira a seguir as nossas dicas de como proteger seus investimentos realizados por meio da internet.

No seu acesso à internet

- Certifique-se de que a rede Wi-Fi da sua casa está protegida. Adote estratégias como: utilizar senhas fortes, escolher o padrão de criptografia mais adequado e adicionar redes de acesso para convidados. A maioria dessas configurações estão disponíveis nos roteadores domésticos.

- Assegure-se de que o site da instituição financeira onde você realiza os investimentos é o site legítimo. Para isso, sempre acesse os serviços da sua instituição financeira por meio dos canais oficiais, e confira o certificado digital da página. Uma forma de ver isso é observando se aparece uma figura de “cadeado” no canto superior esquerdo do campo de endereço do seu navegador.

- Tenha muito cuidado com o conteúdo acessado online. Algumas páginas podem baixar programas com vírus sem a sua autorização, ou então e-mails de remetentes desconhecidos podem baixar arquivos corrompidos para o seu computador ou dispositivo móvel.

- Evite fazer transações bancárias ou compras online por meio de redes públicas de acesso à internet em lugares como shoppings, aeroportos, restaurantes e outros. É melhor acessar a sua conta utilizando a sua própria rede privada quando estiver fora de casa.

Proteja sua senha

- Quando criar sua senha, jamais utilize informações pessoais de conhecimento comum como nome, sobrenome, data de nascimento, apelidos, etc. Assim, fica mais difícil para que terceiros adivinhem as suas senhas com base na tentativa ou erro.

- Também evite associar suas senhas à outras informações de conhecimento público presentes nas suas redes sociais, como por exemplo o nome da empresa onde você trabalha, o nome de pessoas próximas a você como filhos, esposa ou marido, ou o nome de animais de estimação. A ideia é que a senha seja de conhecimento único e exclusivo seu, sem possibilidade de associações por terceiros.

- Troque suas senhas com regularidade, especialmente quando o seu login foi realizado em mais de uma máquina nos últimos tempos.

- Sempre que houver esta opção, verifique nas configurações da sua plataforma quais são os dispositivos conectados à sua conta e encerre todas as sessões suspeitas ou que você realizou anteriormente.

- Não compartilhe a sua senha com outras pessoas. Se houver a necessidade de informar a senha para uma pessoa de confiança em algum caso específico, certifique-se de mudar a sua senha logo depois.

- Evite anotar as suas senhas em cadernos, bloco de anotações ou até mesmo em arquivos em seu computador. A melhor maneira de manter a senha segura é guardá-la na sua memória.

- Jamais escreva a sua senha em um papel guardado ao lado do cartão da sua conta.

- Sempre que houver a opção, configure a verificação em duas etapas da sua conta. Muitas instituições financeiras também disponibilizam a habilitação de token, e outros sistemas de verificação em duas etapas.

> Dica para criar senhas seguras: uma estratégia para criar senhas seguras é fazer anagramas a partir de frases que você inventar, como por exemplo: “Vou ficar rico com meus investimentos”, pode gerar um anagrama como: “VfRCmIS”. A partir disso é possível embaralhar as letras e adicionar números ou outros caracteres: “V0F1R1CmIs”, ou “S1m1RF10V$%”. Use a sua criatividade.

Computadores

- Se possível, instale um programa antivírus em seus computadores e demais dispositivos eletrônicos. Ou então configure as opções de segurança, como o firewall, para um status mais protegido contra conexões indesejadas.

- Atualize o sistema operacional sempre que uma nova atualização estiver disponível. Isso porque os arquivos de atualização fornecidos pelas empresas de software operacional buscam sempre corrigir erros de vulnerabilidade do sistema para garantir a proteção da sua máquina.

- Faça regularmente cópias de segurança, o chamado backup, dos seus dados e arquivos que considera mais importantes e que não podem ser perdidos.

- Evite utilizar senhas pessoais para acessar suas contas ou redes sociais em computadores de outras pessoas ou públicos. De preferência, abra uma janela anônima e encerre suas sessões após acessar a sua conta.

- Antes de passar o seu computador antigo adiante, apague todos os seus dados e faça uma limpeza de arquivos. Há o risco de outras pessoas encontrarem seus dados sensíveis como senhas ou documentos importantes caso não seja realizada essa limpeza.

Dispositivos móveis

- Se houver possibilidade, utilize apps antivírus para o seu smartphone.

- Nunca instale aplicativos de fontes que não são a loja oficial de aplicativos do seu aparelho.

- Mesmo na loja oficial, fique atento aos comentários e às notas dadas pelos usuários. Pesquise bem antes de instalar qualquer aplicativo relacionado a finanças e investimentos. Procure mais informações em outros sites da internet, como fóruns ou no YouTube, e sempre avalie a credibilidade de quem emite opiniões sobre o assunto.

- Proteja o seu dispositivo móvel com senhas de mais de 4 números e, se houver opção, escolha uma senha de ao menos 6 caracteres, que misture letras e números.

- Mantenha o aplicativo de celular da sua instituição financeira sempre atualizado para manter a segurança dos seus dados, e para ter acesso aos serviços melhorados.

- Cuidado ao digitar a sua senha em lugares públicos. Tenha sempre a certeza de que a visão da sua tela está bloqueada para outras pessoas em volta. Alguém mal-intencionado poderia ter a chance de memorizar suas informações de login para utilizá-las de forma indevida mais tarde.

- Sempre que realizar compras ou mesmo investimentos pelo celular, finalize a sessão após terminar de utilizar os aplicativos.

Fraudes

Neste aspecto, é melhor sempre contar com o bom senso e ficar atento a comunicações suspeitas. A maioria das instituições financeiras com credibilidade no mercado possui mecanismos antifraude para proteger seus clientes. Contudo, é necessário estar sempre um passo à frente quando o assunto é a segurança da sua conta.

- Via de regra, as instituições financeiras não solicitam dados pessoais, como número de documentos, senhas, ou outras informações por meio de:

  • Mensagens SMS
  • E-mail
  • WhatsApp
  • Ligações para o seu número de telefone fixo ou celular

Grande parte das situações em que esses dados podem ser solicitados são quando você iniciou o atendimento por um canal oficial da instituição financeira, e lhe foi solicitado a confirmação de seus dados no mesmo momento. Mesmo assim, tenha cautela.

- Confira se os canais de comunicação com a sua instituição financeira são realmente os oficiais: sites, números de telefone e WhatsApp e e-mails. Desconfie de links enviados por e-mail, SMS, ou Whatsapp de remetentes que você nunca viu antes. Basta uma pesquisa no Google com o nome da instituição financeira ou empresa para verificar qual é o domínio verdadeiro.

- Em sites das instituições financeiras, procure sempre por selos de segurança e certificados digitais.

- Normalmente, as instituições exigem a validação com mais de uma senha e tokens para validar uma transferência ou compra de aplicações. Desconfie de poucas camadas de segurança.

- Jamais forneça a terceiros as senhas alfanuméricas recebidas por SMS da sua instituição financeira, como forma de verificação em duas etapas. Alguém pode estar se fazendo passar por outra pessoa ao solicitar a você esses dados, caso a comunicação venha por WhatsApp, por exemplo. Na dúvida, não faça nada, bloqueie números desconhecidos, e procure contato direto com a pessoa que você conhece.

Por fim, a melhor maneira de garantir a sua segurança ao investir online é tendo a certeza de que a sua instituição financeira possui solidez, credibilidade e, claro, uma infraestrutura tecnológica eficaz para lidar com as ameaças da rede.

O Sicredi é uma instituição reconhecida pela sua credibilidade no mercado de acordo com as maiores agências de rating do Brasil. Oferecemos uma variada carteira de investimentos, em um ambiente digital seguro e eficiente.

Para mais dicas de segurança, acesse a nossa Cartilha de Segurança Digital.

Seja um associado e faça parte do Sicredi.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!