Como está a performance da sua propriedade rural? Para obter os melhores resultados e colher bons frutos, o produtor precisa analisar os principais indicadores financeiros do agro, também conhecidos como KPIs (em inglês Key Performance Indicators). Acompanhar a produtividade, os custos da produção, entre outros pontos podem auxiliar na tomada de decisões.

As métricas têm um papel importante também no segmento agro. A partir dos dados apresentados é possível verificar o desempenho da atividade, assim como identificar os principais pontos de melhoria.

Neste artigo você irá descobrir a importância dos indicadores financeiros para o seu negócio, além de conferir as principais métricas que você precisa ficar de olho. Continue a leitura!

 

A importância dos indicadores financeiros para o agro 

 

Independente da sua atividade e do tamanho da sua propriedade rural, Os KPIs podem ser importantes para analisar a produção total e também para controlar as suas atividades.

Seja minucioso e analise cada detalhe corretamente, pois isso impactará diretamente na saúde financeira da fazenda. Para que você não se perca em muitas informações e dados, você pode elencar os principais indicadores para o seu negócio. Eles podem contribuir com o seu sucesso.

 

Principais indicadores para o agro

 

Você já sabe quais indicadores você precisa para garantir o bom desempenho do seu agronegócio? A escolha precisa ser feita com bastante cuidado e deve estar alinhada com os seus objetivos.

Produtividade

Acompanhar a produtividade da sua atividade é fundamental para garantir o bom funcionamento do agronegócio. Uma análise detalhada do desempenho da sua produção agrícola pode te ajudar a identificar pontos de melhoria, por exemplo.

Essas métricas também podem ser de grande utilidade para o produtor em diferentes sentidos. É possível acompanhar a taxa de aumento da produção, eficiência da utilização de mão de obra, lucratividade por hectare, entre outros aspectos.

Custos de produção

O orçamento é um dos indicadores financeiros que você precisa acompanhar de perto, quando o assunto é o custo de produção. Neste material deve constar todas as despesas para manter a atividade em pleno funcionamento durante o ano safra, assim como a margem de lucro prevista. Neste ponto, você também deve considerar o seu volume de estoque.

Você precisa ter a organização e o controle de todos as suas entradas e saídas, apenas dessa forma é possível analisar se a sua atividade está sendo realmente lucrativa.

Georreferenciamento

Os indicadores de georreferência podem ser uma boa alternativa para mapear e determinar pontos de maior incidência de doenças e pragas na propriedade rural.

O mapeamento da área permite uma visão mais precisa e clara de toda a superfície da terra. Dessa forma, o produtor rural consegue identificar o local exato de aplicação de produtos para o controle de certas incidências.  A captação pode ocorrer de duas formas: instantaneamente, via receptores de GPS e Drones, ou de forma estática, com dados previamente atribuídos a endereços convencionais e exibidos em mapas.

No mercado há diferentes opções de softwares que contam com a indicação desse KPI, possibilitando a criação de estratégias que podem direcionar as principais decisões do agronegócio.

 

E lembre-se: você precisa estar ciente que o acompanhamento dos indicadores deve ser constante, apenas dessa forma é possível manter o bom desempenho das atividades agropecuárias. 

Quer fazer mais pelo seu agronegócio? Acompanhe os nossos conteúdos e aplique as dicas na sua propriedade rural. 

Para obter os melhores resultados financeiros, você pode contar com a nossa ajuda. Abra a sua conta e seja um associado do Sicredi

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!