27 de Março de 2014
Crianças descobrem a importância de preservar o solo em projeto cooperativo
Durante expedição investigativa em propriedade rural da comunidade, estudantes aprenderam como cuidar bem da terra

Pequenos estudantes do terceiro ano da Escola Municipal Arthur Bernardes, de Nova Londrina, no Paraná, tiveram a oportunidade de descobrir técnicas para cuidar bem do solo durante uma expedição investigativa em uma propriedade rural da região. Guiadas por educadores e instrutores, as crianças interagiram com a terra e puderam entender melhor a importância de preservar o local onde se planta.
O projeto “A importância da água no solo” levou os conteúdos de geografia, ciências, artes e até matemática para fora da sala de aula. Depois de entenderem quais são os problemas decorrentes do mau uso do solo, a turma de 23 alunos visitou plantações da APAE Rural do município.
Lá, eles foram estimulados a praticar sua cidadania, valorizando o trabalho dos pequenos agricultores e reconhecendo seu valor para a comunidade. Para a professora Fernanda Lavrati Maldonado, que acompanhou os pequenos durante a expedição, ter uma experiência prática vai ajudar os alunos a não esquecerem o que aprenderam. A estudante Nicole Galvão confirma a tese: “Fiquei entusiasmada com tudo o que presenciei naquele ambiente e tudo o que vi e aprendi vai ficar na memória”.
Sobre o Programa A União Faz a Vida
O Programa União Faz a Vida é desenvolvido pela Fundação Sicredi e tem como objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes em âmbito nacional.
Ver todas notícias