Qual é o seu grande sonho? Se você respondeu “ter uma casa própria”, saiba que este também é o objetivo de 87% dos brasileiros, segundo estudo realizado pelo Instituto Datafolha em parceria com uma plataforma de moradia.  

Este dado também reforça uma questão muito presente em nosso país: o déficit habitacional que, de acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), deve atingir 11,8 milhões de famílias até 2030. 

O fato é que, considerando este cenário, o consórcio de imóveis entra como uma ótima alternativa para contribuir com a redução do déficit habitacional, já que viabiliza o acesso à compra de um imóvel de forma prática e de um jeito que cabe nos seu bolso

Continue a leitura e entenda como o consórcio de imóveis vai contribuir para que você realize o sonho da casa própria

 

Entenda como funciona o consórcio residencial 

 

De um modo geral, consórcio é uma modalidade de acesso ao crédito para a aquisição de um bem ou contratação de serviços, que tem como base a reunião de um grupo de pessoas com mesmo objetivo, onde cada membro contribui mensalmente. 

O consórcio de imóveis funciona da mesma maneira e todos os integrantes do grupo colaboram mensalmente com o pagamento de parcelas, formando uma poupança para a aquisição do bem. 

A cada mês, são realizados sorteios entre os participantes do grupo, chamados de consorciados, onde um integrante é contemplado com a carta de crédito para comprar seu imóvel.  

Outra forma de obter a carta de crédito antecipadamente é oferecendo um lance. Nesse caso, você poderá antecipar algumas parcelas para ter esse direito.  

Vale lembrar que todos os participantes têm o direito de oferecer lances e será contemplado aquele com maior valor. Assim, as parcelas serão deduzidas do fim do contrato. 

 

Vantagens de aderir ao consórcio de imóveis 

 

Uma das principais vantagens de adquirir o seu imóvel por meio de um consórcio é que você poderá negociar descontos, isso porque ao ser contemplado, por sorteio ou lance, terá o crédito disponível, o que equivale a ter dinheiro em mãos para comprar seu imóvel à vista. É a vantagem de comprar sua casa à vista e pagar a prazo. 

Você escolhe o valor das suas parcelas de acordo com sua realidade financeira, incluindo apenas uma taxa de administração do consócio diluída ao longo do prazo do grupo. 

E, como somos uma instituição financeira cooperativa, nossas taxas são mais justas e não comprometem o seu orçamento. 

Sabendo o valor das parcelas, você poderá se organizar melhor financeiramente para realizar os pagamentos. Isso significa que o consórcio também é uma ótima ferramenta de educação financeira

Ao contratar um consórcio de imóveis aqui o Sicredi, você poderá escolher entre os planos de 180 a 200 meses para pagar e, ao ser contemplado, terá total liberdade para comprar, construir, reformar e ampliar seu imóvel ou quitar um financiamento

Tem saldo do FGTS? Esse valor poderá ser utilizado para pagar as parcelas, quitar a compra do imóvel ou como oferta de lance. 

Agora que você já entende um pouco mais como funciona um consórcio de imóveis, que tal começar a se planejar para realizar o sonho da sua casa própria? Lembre-se que estamos aqui para contribuir com você. 

Quer conhecer mais detalhes do nosso consórcio de imóveis? Clique aqui e faça uma simulação

Ainda não é um associado? Abra sua conta e venha cooperar com a gente. 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!