Você provavelmente já escutou por aí que investir em renda variável é coisa para pessoas que têm muito dinheiro. Mas será que isso é verdade?
A resposta simples é “não”, enquanto a resposta mais específica é “depende...”.

Em linhas gerais, é possível investir em renda variável mesmo com pouco dinheiro. Contudo, o sucesso dos seus investimentos irá depender muito mais do seu conhecimento e domínio sobre esse mercado do que de outros fatores.

Normalmente, a renda variável oferece oportunidades de lucro maiores do que a renda fixa, porém, o risco é igualmente maior. Nesse post vamos te ajudar a entender o que é a renda variável e se ela é a melhor opção de investimento para você.

 

O que é a renda variável

 

Como o próprio nome já diz, a renda variável varia de acordo com as oscilações do mercado, motivadas por fatores políticos, econômicos, do desempenho das empresas, pandemias, entre outros fatores que influenciam no preço dos bens de consumo em escala local e global. Os produtos de investimento que se enquadram nessa categoria possuem regras e movimentações específicas, que devem ser observadas pelo investidor.

Por exemplo, um investidor que deseja comprar ações de empresas na bolsa, na verdade está comprando uma “cota” de participação naquela empresa. Como o valor de mercado (valor de venda) dessa empresa depende de vários fatores – os mais comuns sendo cotação do dólar, preço de insumos e matérias primas, preço dos combustíveis, taxa Selic, expectativas do mercado, etc –, o valor das ações varia junto, fazendo com que o preço de compra e o de venda oscilem para cima e para baixo.

Uma das principais maneiras de ganhar dinheiro na renda variável é a compra e venda de ações: comprar na baixa e vender na alta, lucrando a diferença. E ainda, é possível ganhar dinheiro com ações que pagam dividendos: a distribuição dos lucros da empresa para os acionistas.

Além das ações, também são comercializadas na bolsa outras modalidades de produtos de investimento em renda variável, como ETFs, Fundos Imobiliários, Fundos Cambiais, ouro, commodities e mercado futuro, cada um com suas regras específicas.

 

Perfil do investidor e grau de tolerância ao risco

 

A primeira coisa que deve ser feita antes de investir é conhecer o seu perfil de investidor e descobrir o seu grau de tolerância ao risco. Isso porque, a escolha pelos melhores produtos de investimento para cada pessoa é um processo individual e subjetivo.

Devem ser levados em conta fatores comportamentais e o momento de vida para avaliar quais investimentos fazem mais sentido naquele momento. Algumas pessoas, por exemplo, sentem maior disposição a perder um pouco de dinheiro na renda variável com o objetivo de lucrar mais do que na renda fixa.

Por outro lado, outras pessoas podem ter uma total aversão à perda e não tolerarem perder dinheiro, mesmo que pouco, se sentindo mais confortáveis com opções de investimento menos arriscadas na renda fixa.

 

Quando investir em renda variável?

 

Não existe o momento certo ou errado para investir em renda variável, mas é preciso levar alguns fatores em consideração.

Entre os principais, é necessário definir bem quais são os objetivos financeiros a serem alcançados com os investimentos. Investir em renda variável costuma ser uma estratégia para aumentar o patrimônio do investidor em um momento em que ele já tem uma situação financeira mais estável.

Por conta disso, a renda variável pode ser mais indicada para realizar metas de médio ou longo prazos, como, por exemplo, juntar dinheiro para a independência financeira, comprar uma casa ou carro, realizar uma viagem longa, entre outros.

Contudo, não é indicado colocar todo o seu dinheiro na renda variável. Como sinalizamos antes, é preciso ter uma situação financeira estável, e ter ao menos uma reserva de emergência – que é um valor equivalente a 6 meses até 1 ano do custo de vida mensal, reservado para arcar com despesas inesperadas.

Saber como diversificar os investimentos também é importante para diminuir a exposição ao risco do mercado.

 

Como começar a investir em renda variável?

 

Para quem ainda não é tão familiarizado com a renda variável – ou até mesmo para quem já é e deseja diversificar – uma opção interessante é investir por meio de fundos de investimento que compram ativos de renda variável.

Aqui no Blog já explicamos sobre como funciona um fundo de investimento na prática, mas para exemplificar, um fundo funciona como um “condomínio” onde os investidores compram cotas de participação, e a gestora fica responsável por comprar e vender ativos com o objetivo de aumentar o patrimônio dos investidores do fundo.

Alguns fundos de investimento são especializados em investir, total ou parcialmente, em ativos de renda variável, como os Fundos de Ações, Fundos Multimercado e os Fundos Cambiais

Que tal começar a investir hoje? Aqui oferecemos opções variadas em fundos que investem em renda variável, com o objetivo de proporcionar ótimas oportunidades de investimento aos nossos associados.

Confira a nossa lista de fundos e escolha o que se encaixa melhor no seu perfil.

Se ainda não é um associado, venha fazer parte do Sicredi

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!