Pode acontecer com qualquer um: descobrir que seu nome está com pendências quando precisar de crédito. Muitas vezes, a má notícia chega junto com uma notificação das empresas que possuem os dados das pessoas negativadas como SPC, Serasa Experian ou SCPC.

Por mais que pareça impossível quitar as dívidas, é preciso se esforçar. Para regularizar a situação, o primeiro passo é listar tudo o que você ganha e gasta para enxergar com clareza onde é possível economizar.

O próximo passo é identificar as empresas com as quais você possui pendências financeiras para negociar as condições de pagamento. Elas geralmente são muito abertas às negociações, pois é de interesse receber os valores devidos. Além disso, as empresas costumam conceder descontos expressivos para a quitação de dívidas, tanto à vista quanto parcelado.
Ao saldar a dívida, o seu CPF deverá ser retirado da lista de inadimplentes do SPC e Serasa em até 5 dias. Se a alternativa for o parcelamento, assim que você pagar a primeira parcela seu nome já deverá ser regularizado no mesmo prazo de até 5 dias.

Quando a dívida for quitada ou a renegociação acertada, não esqueça de solicitar uma declaração de quitação da pendência. Com este documento em mãos, você pode exigir a regularização do seu crédito.

Mesmo depois de ter a situação regularizada, lembre-se de usar o crédito com responsabilidade para evitar transtornos e manter uma vida financeira saudável. Para evitar o endividamento, inadimplência ou negativação, a prevenção é o melhor remédio. Por isso, procure incluir na sua rotina atividades como mapear e cruzar ganhos e gastos mensais, planejar gastos extras e substituir dívidas mais caras por mais baratas.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!