Nós acreditamos que todos os segmentos podem se beneficiar – e muito – das tecnologias para chegarem em melhores resultados. É por isso que, com o empenho e a colaboração de 8 cooperativas, participamos como apoiadores do Intensive Connection, um programa de potencialização de startups focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio.

O programa é desenvolvido pelo AgTech Garage, maior hub de inovação da América Latina para o agronegócio, e recebeu a inscrição de 209 startups. Além disso, contou com a participação de 40 associados (produtores rurais) na fase de piloto, para aprenderem inovações tecnológicas e ganharem eficiência em suas áreas de propriedade.

O tema da seletiva deste ano foi “Empoderar o Produtor Rural com acesso a novas tecnologias” e todos os participantes precisaram propor soluções inovadoras. Os temas abordados foram: planejamento de safra, gestão financeira da propriedade e controle e manejo de pragas e doenças na lavoura. Dentro desse contexto, 12 iniciativas foram selecionadas e o Sicredi escolheu trabalhar como incentivador no projeto de duas startups, a Lucro Rural e a Connect Farm. Conheça mais sobre as iniciativas.

Como aumentar a lucratividade do produtor rural através de tecnologia em gerenciamento financeiro

A Lucro Rural é uma plataforma independente, especialista na gestão financeira agro e na rentabilidade do produtor, buscando um sistema financeiro cada vez mais saudável e sustentável. A iniciativa é focada na gestão de quatro pilares em apenas um local: mercado, financeiro, contábil e lucratividade.

Mercado: disponibiliza e facilita o acesso a todas as cotações de preços do mercado como soja, milho, algodão e gado. Além disso, a plataforma calcula o preço atual e o preço futuro daquele determinado produto na sua cidade, trazendo ideias inteligentes de quando e como vender a sua produção e como comprar os insumos da melhor maneira.

Financeiro: de forma simples e efetiva, o produtor concentra em apenas um lugar todos os detalhes e balanços financeiros, para manter a organização sem demandar muito tempo. Com a ferramenta, é possível gerenciar contas a pagar, a receber, gerir os contratos automatizados, fazer o fluxo de caixa, analisar os financiamentos e ter claro o seu custo de produção.

Contábil: é possível integrar todos os dados de emissão de notas e imposto de renda com o seu contador, para que mês a mês seja possível buscar a melhor estratégia tributária e fugir dos imprevistos que sempre aparecem em época de declaração.

Lucratividade: focando sempre na busca pela melhor decisão, a plataforma ajuda o produtor olhando para o seu financeiro e o mercado, encontrando a melhor alternativa para o momento, planejando a safra e os investimentos.

E como não existe regra, cada empresa possui uma realidade específica que deve ser levada em conta na hora das decisões. É pensando nisso que a Lucro Real possibilita uma customização de pacotes, para que cada produtor possa adquirir as opções que façam mais sentido para o seu agronegócio.

Integração de dados agronômicos: conheça a solução que ajuda no aumento de produtividade

A Connect Farm existe com o propósito de conectar pessoas e tecnologias para uma agricultura de excelência, aumentando a produtividade e rentabilidade do agronegócio, buscando sempre a otimização de recursos.

Isso significa que todas as decisões de negócio são tomadas a partir das informações levantadas pelo algoritmo criado pela startup, para ajudar o agricultor a produzir mais e melhor, com mais segurança no resultado, através de uma tecnologia que faz uma recomendação assertiva para cada ambiente da fazenda, levando em consideração suas particularidades e permitindo uma entrega 15% mais produtiva. Tudo isso sem esquecer de um pilar muito importante: a sustentabilidade, já que todas as técnicas são desenvolvidas focando no resultado, mas sem agredir o meio ambiente.

Pode parecer complexo, mas na prática é simples. Antes do trabalho começar, a startup faz um diagnóstico levando em consideração todas as informações e o histórico da área. A partir disso, surgem as recomendações, a implementação e o acompanhamento, que monitora de perto o desenvolvimento. Ao final, é feita uma análise detalhada do trabalho realizado no ciclo, para entender com clareza quais ganhos foram conquistados pelo uso do algoritmo.

E, agora que as iniciativas foram escolhidas, chegou a hora de começar a colocar tudo em prática. De maio a outubro de 2021, as startups terão acesso a mentorias, networking, eventos, conexões e todo o apoio do AgTech Garage e do Sicredi para aperfeiçoarem suas soluções e entenderem o que fazer para levar esses dois projetos incríveis cada vez mais longe, mudando a realidade do maior número possível de pessoas.

Esses seis meses de troca serão muito positivos e poderão resultar em provas de conceito de produtos (POCs), negócios, co-desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e até mesmo investimentos, tudo para atender ao objetivo de impulsionar a sustentabilidade e trazer ainda mais competitividade e bons resultados para o agronegócio.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!