10 de Junho de 2022

Comemore o Dia dos Namorados sem prejudicar o orçamento

Decidir a programação da data também pode ser uma alternativa para começar uma boa conversa sobre organização financeira

Notícias | Educação financeira

Ah, junho, mês do amor... Vem aí o dia 12, Dia dos Namorados, e muitos casais já devem estar se perguntando qual será o tamanho do rombo nas finanças que a celebração vai causar. Afinal, presente, restaurante, flores, uma programação diferente: tudo custa dinheiro! Então, o que fazer para viver esse momento a dois sem sair do orçamento?

Em primeiro lugar, o casal precisa estar na mesma página em relação à organização financeira. Nós sabemos que manter um diálogo aberto sobre finanças pode ser um desafio para muitos brasileiros: uma pesquisa feita em parceria pelo SPC Brasil e pela CNDL indica que apenas 44% dos entrevistados falam sobre dinheiro frequentemente em casa e 39% só iniciam o assunto quando já estão com alguns problemas financeiros.

Então, a melhor alternativa é passar por cima de qualquer receio de ser mal interpretado por seu par e marcar uma conversa para alinhar desejos e expectativas. Esse momento certamente será de aprendizado, tanto sobre você mesmo e sobre como a outra pessoa se sente quando o assunto é o bolso.

Se vocês são namorados e desejam fazer uma grande viagem juntos, por exemplo, a conversa pode ajudar a entender se vão ter um caixa único para as despesas ou se cada um contribui de acordo com sua renda ou, ainda, se vai ser tudo meio-a-meio. Para quem vive junto, esse papo é importante para discutir as despesas da casa (e dos filhos, quando tiverem) e o papel de cada um no orçamento familiar. Independente dos acordos firmados, o importante é conversar, pois, dinheiro é parte das nossas vidas e ter uma relação aberta com quem você divide a vida ajuda vocês a terem cada vez mais poder sobre ele.

Com tudo combinado entre vocês, agora é hora de pensar no romance do dia 12, certo? E, nesta data, o essencial é pensar em algo que faça os dois felizes e promova o amor. 

4 ideias de encontros românticos com baixo orçamento para o Dia dos Namorados

Se vocês querem celebrar o amor sem sair do orçamento, além do já famoso do it yourself  — faça você mesmo, em português — que é normalmente adotado na hora de presentear, que tal pensar em programações alternativas? Para ajudar, separamos 4 ideias de baixo custo e fáceis de realizar.

Prepare um café da manhã à dois na cama

O romance pode começar cedo, não? Demonstre amor, cuidado e carinho com um café da manhã à dois, na cama. Uma louça bonita em uma bandeja já dá outra cara para delícias como café, bolo, pão e frios. Se quiser um toque mais romântico, pense num vasinho com flores ou, ainda, em dispor os alimentos como em hotel (frios e queijos enrolados, margarina em um potinho...). São detalhes que tornam o momento mais sofisticado e, claro, romântico.

Faça um jantar especial

Ao invés de ir ao restaurante (que demandará reserva para fugir das filas e, provavelmente, um investimento alto), reinvente esse momento fazendo um jantar em casa. Para deixar o clima mais romântico, fuja do que vocês fazem no dia a dia. Quem mora em casa pode levar a mesa de jantar para a rua e quem mora em apartamento pode montar um ambiente romântico na sacada.
Depois, invista em uma decoração simples: velas aromáticas (ou velas simples e um incenso), flores... E quem for mais criativo pode até fazer algum cartaz romântico ou um cartão personalizado. Para o cardápio, sugerimos pratos simples que podem ser preparados a dois: um risoto, uma massa, até uma carne no forno. O importante é pensar em coisas que sejam fáceis de preparar, aproveitando o que vocês têm na despensa.

Monte um piquenique romântico — na sala ou em um parque

Olha que simples e legal: estenda uma toalha no meio da sala (ou no jardim), escolha uma boa playlist e prepare pães, frutas, queijos, sucos e, se quiser, um vinho branco gelado. Está pronto seu piquenique romântico caseiro de Dia dos Namorados. 
Agora, se a previsão do tempo colaborar e vocês gostarem de estar ao ar livre, vocês podem levar o piquenique para um parque, uma praça... Deixem a vergonha de lado, pois o amor é lindo e não precisa ser escondido.

Que tal um cinema em casa?

Muitos casais amam ir ao cinema e tem no Dia dos Namorados mais uma chance de aproveitar a telona ao lado de quem amam. Mas ir ao cinema pode prejudicar o orçamento. Além dos ingressos, normalmente esse programa inclui pipoca, doces, refrigerante e estacionamento do shopping.

Mas você pode recriar a experiência em casa com facilidade e baixo custo. Escolha um filme que agrade a vocês dois entre as novidades das plataformas de streaming ou os clássicos que vocês amam assistir juntos. Prepare o ambiente fechando bem as cortinas, arrumando o sofá e as almofadas e ajustando o volume a tevê. E não esqueça: prepare a pipoca e outros petiscos que caiam bem com esse programa. 

Lembre que uma vida financeira sustentável começa com a mudança de pequenos hábitos. Conte com o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, o programa de educação financeira do Sicredi para ajudá-lo.

Ver todos os posts