Já parou para pensar em quantas mulheres empreendedoras você conhece e admira?

Provavelmente ao falarmos sobre isso, alguns nomes já apareceram na sua cabeça.

Na pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicada em 2019 pelo Sebrae em parceria com o Global Entrepreneurship Monitor, as mulheres empreendedoras somavam 24 milhões aqui no país – e a tendência é que esse número tenha crescido ainda mais.

A representatividade de termos tantas mulheres à frente do seu negócio é muito importante, já que pode servir como um empurrão para transformar a vida de outras tantas que também desejam empreender. A gente sabe que esse caminho muitas vezes não é fácil, principalmente ao fazermos alguns recortes de renda e raça, mas não basta apenas saber disso, é preciso agir para transformar. Por isso, o Sicredi apoia e incentiva diversos movimentos que trabalham de forma cooperativa, para cada vez mais mulheres prosperem e sejam protagonistas de suas histórias. Confira algumas delas.

 

Programa Elas Prosperam, do Instituto Rede Mulher Empreendedora em parceria com a Visa

Com as inscrições finalizadas em março, a iniciativa é voltada para as mulheres negras e tem como objetivo principal ajudar no desenvolvimento do negócio para que as empreendedoras possam alcançar a sua independência financeira. Cerca de 60 mulheres contarão com uma capacitação profissional com linguagem acessível, palestras e ferramentas práticas para buscar e fortalecer competências socioemocionais e aprender sobre finanças e transformação digital ao longo de quatro semanas.

Além disso, 10 dessas mulheres terão acompanhamento da Rede Mulher Empreendedora e da Visa com mentorias especiais e três empresas serão contempladas com um prêmio de R$ 10.000,00 cada, para que possam investir em seus negócios. Um programa incrível, não é? E para que a iniciativa chegasse a mais pessoas, fizemos a divulgação nas nossas redes sociais e incentivamos nossas associadas a participarem.

 

Comitê Mulher, uma iniciativa do Sicredi

Para que as mulheres sejam ainda mais atuantes em nossas cooperativas, em setembro de 2020 lançamos o Comitê Mulher, um programa nacional para potencializar o debate da inclusão e diversidade. Além de formar grupos para discussão do tema, desenvolvemos um conjunto de ações que buscam a equidade de gênero, empoderamento e capacitação das nossas associadas voluntárias para que elas possam participar da gestão em todos os níveis da organização, aumentando a sua representatividade no cooperativismo de crédito.

Através de um programa de formação, com finalidade educativa, as nossas mais de 100 cooperativas podem desenvolver as ações localmente. Atualmente temos 36 comitês formados com um plano de ação claro e objetivo orientado pelos direcionadores de sustentabilidade do Sicredi como relacionamento e cooperativismo, desenvolvimento local e soluções responsáveis, para atuar ao longo do ano com agendas de interações, encontros locais, regionais e nacionais para trocar experiências e construírem juntas a sua participação e importância no cooperativismo.

Essa iniciativa também está alinhada à criação da Rede Global de Mulheres Líderes, que surgiu em 2009 pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês) para oferecer às mulheres oportunidade e recursos de desenvolvimento de carreira nas cooperativas de crédito em que trabalham.

 

Encontro Empreendedora, uma parceria com a Visa

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino (19/11), lançamos em parceria com a Visa o Encontro Empreendedora para promover conteúdo voltado às mulheres empreendedoras de pequenas e médias empresas. Com a participação de Nina Silva e Márcia Piatti, uma atuante na área da tecnologia e outra no segmento agro, histórias e dicas de contextos tão diferentes mostraram que tem muito em comum: sabem a dificuldade de buscar conhecimento, enfrentar o preconceito e vencer em um ambiente predominantemente masculino. E fazer isso sem uma rede de apoio, é ainda mais complexo.

Segundo alguns dados obtidos pelo Sebrae em 2019, a conversão de empreendedoras para donas de negócio é 40% mais baixa quando comparamos com os homens. Isso significa que existe uma desistência muito maior ao longo do caminho, e alguns dos fatores que influenciam esse resultado podem ser que as mulheres donas de negócio ganham 22% a menos que os homens, apenas 19% das mulheres possuem sócios e empresárias pagam taxas de juros maiores, apesar da taxa de inadimplência feminina ser inferior à masculina.

Para tentar colaborar com a dificuldade que as empreendedoras enfrentam, Nina Silva e Márcia Piatti compartilharam algumas dicas que podem ajudar no seu dia a dia:

  • Tenha foco nos seus objetivos, conheça a fundo seu negócio e descubra se o seu diferencial é o atendimento, o serviço, o produto, a entrega ou a comunicação;
  • Deixe explícito o que você quer vender e onde quer vender;
  • Empregue outras mulheres em seus negócios;
  • Encontre uma rede de apoio para que você possa ajudar com a sua experiência e receber ajuda quando for preciso.

Agora, além de conhecer as iniciativas que participamos e apoiamos, é hora de saber que você pode contar com a gente para fazer a sua empresa prosperar. Acesse sicredi.com.br/site/mei e abra a sua conta, juntos podemos construir mais uma história feminina de sucesso.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!