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DDA - Débito Direto Autorizado

DDA - Débito Direto Autorizado

Serviço em que você recebe eletronicamente os boletos de cobrança da sua empresa sem necessidade do uso de papel.  O DDA é a maneira mais fácil e segura de trazer mais comodidade à rotina financeira do seu negócio. Com ele, contas como aluguel, plano de saúde e taxa de condomínio são recebidas e pagas por meio do Internet Banking, independente de qual a instituição financeira emissora da cobrança.

Benefícios

  • Segurança

Você mantém um histórico dos pagamentos da empresa de forma segura e organizada.
 

  • Sustentabilidade

Sua empresa contribui com uma solução ecológica que visa à redução do uso de papel.
 

  • Flexibilidade

Ao receber os boletos eletronicamente e com antecedência, você pode escolher como e quando efetuar o pagamento.

Como Contratar

Você pode contratar o DDA pelo Internet Banking da sua empresa e pelo aplicativo, na opção DDA, ou em sua Agência.

Para Quem

Empresas Associadas ao Sicredi que buscam agilidade financeira e segurança para o dia a dia do negócio.

Dúvidas Frequentes
  • Como funciona o DDA?
    • - Você se cadastra como sacado eletrônico no SICREDI para receber os boletos de forma eletrônica;

      - Através do seu cadastro, o SICREDI consulta a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e apresenta os boletos eletrônicos no SICREDI Total na Internet e nos caixas eletrônicos;

      - Você consulta os boletos eletrônicos pendentes e faz o pagamento das contas.

  • Como realizo pagamentos via DDA?
    • Basta acessar o SICREDI Total na Internet ou nos caixas eletrônicos, aceitar seus boletos eletrônicos pendentes e então efetuar o pagamento.

      Você vai ver que é rápido e descomplicado usar o DDA.

  • Como sair do DDA?
    • Você pode deixar de ser um sacado eletrônico a qualquer momento. Para isso, basta solicitar o cancelamento do seu cadastro em uma unidade de atendimento do SICREDI.

  • Não sou cadastrado no SICREDI Total Internet. Posso me cadastrar no DDA?
    • Sim, você pode. Entretanto, o gerenciamento das contas passa a ser feito por meios eletrônicos e exige acesso frequente.

      Por isso, recomendamos que você faça primeiro o cadastramento no SICREDI Total Internet e passe a usar essa ferramenta no seu dia a dia, para só depois se cadastrar no DDA.

  • O DDA tem custo adicional?
    • Não. O DDA é um serviço do SICREDI sem custo adicional para você.

  • O que acontece se o boleto eletrônico não for pago?
    • Caso você não consiga pagar na data estabelecida, o boleto eletrônico terá as mesmas taxas e implicações de um boleto comum. Ou seja, você pode imprimir o boleto em atraso pelo SICREDI Total Internet e efetuar o pagamento no banco emissor, ou contatar o cedente que emitiu o boleto eletrônico.

      O que muda é o formato, não o seu compromisso.

  • O que devo fazer quando tiver dúvidas quanto ao valor ou data de vencimento do boleto eletrônico?
    • A responsabilidade das informações que constam no boleto é do cedente. Você deve entrar em contato com a empresa emissora da cobrança e pedir atualização do boleto eletrônico, ajustando os dados em desconformidade.

      Espere essa atualização para conferir o ajuste do boleto eletrônico e, só então, pagar sua conta.

  • Posso enviar uma conta para outra pessoa pagar?
    • Sim O DDA permite que você encaminhe a outras pessoas os boletos eletrônicos que desejar, desde que estas também tenham se cadastrado como sacados eletrônicos. Para isso, é necessário apenas fornecer o CPF/CNPJ do destinatário. Entretanto, você continua responsável por esse compromisso financeiro perante o cedente (emissor da cobrança).

       

  • Posso pagar boletos eletrônicos rejeitados?
    • Sim. Você pode consultar os boletos eletrônicos rejeitados a qualquer momento pelo SICREDI Total na Internet ou nos caixas eletrônicos, selecionar o boleto desejado e efetuar o pagamento até a data de vencimento.

  • Posso receber e pagar cobranças de outras pessoas via DDA?
    • Sim. Você pode acessar e pagar as contas de outras pessoas, desde que previamente autorizado pelo sacado original. Nesse caso, é preciso entregar a autorização assinada na unidade de atendimento.

      Você pode pagar o plano de saúde da sua mãe ou a faculdade do seu filho, por exemplo, mesmo que as contas estejam no nome deles. Para isso, basta que o sacado original - nesse exemplo, a mãe ou o filho - faça uma autorização prévia para que você possa pagar suas contas. Eles aparecerão como "Agregados" para você, o sacado eletrônico autorizado.

  • Quais são as vantagens do DDA?
    • - Garante o recebimento de contas, com mais segurança e menos risco de fraudes;

      - Assegura pontualidade na entrega de compromissos financeiros;

      - Dá mais conforto e evita filas de pagamento;

      - É mais cômodo, pois organiza todas as contas em um só lugar e ainda mantém o histórico de pagamentos;

      - Diminui o uso de papel e colabora com a preservação do ambiente.

  • Qual a diferença entre o DDA e o débito em conta?
    • O DDA é a apresentação eletrônica do boleto e o pagamento só é feito se você autorizar.

      O débito em conta é um pagamento previamente contratado e debitado da sua conta na data de vencimento.

      Entretanto, ambos necessitam de saldo em conta para serem efetuados.

       

  • Que tipo de contas receberei pelo DDA?
    • Inicialmente, você poderá pagar pelo DDA os boletos de cobrança (fichas de compensação ou bloquetos), tais como mensalidade escolar, plano de saúde e taxa de condomínio, entre outros.

      Numa segunda etapa, tributos e contas de serviços públicos como água, luz e telefone também estarão no DDA.

  • É possível continuar recebendo a cobrança tradicional?
    • Em alguns casos, você ainda poderá receber boletos em papel. São eles:

      - se o cedente postou o boleto antes do seu cadastramento;

      - se a conta for uma arrecadação de tributos ou serviços públicos, que ainda não podem ser efetuados pelo DDA;

      - se o cedente não aderiu à Cobrança Com Registro (modalidade que dá acesso ao DDA para a emissão da cobrança);

      - se o cedente fizer a impressão de seus próprios boletos emitidos sem adaptar seu sistema para desconsiderar boletos de sacados eletrônicos.

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