Voltar

Pessoa Física

Pessoa Jurídica

PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

PRONAF - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

É um programa do Governo Federal que possui o objetivo de fortalecer as atividades desenvolvidas pelo agricultor familiar a partir do financiamento de atividades e serviços agropecuários e não agropecuários desenvolvidos em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas que possam melhorar a qualidade de vida das famílias produtoras. 

Benefícios

  • Crescimento

O aumento da produtividade possibilita a constante melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.
 

  • Oportunidade

Com o Pronaf, produtores rurais têm apoio financeiro para aquisição de itens ligados a implantação, ampliação ou modernização da estrutura das atividades de produção, armazenagem, transporte ou serviços, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas.
 

  • Tranquilidade

Prazo de até 5 anos para caminhonetes de carga e motocicletas adaptadas à atividade rural;
Prazo de até 10 anos para os demais casos;

 


Para Quem

Agricultor familiar que possua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) cadastrada na base de dados da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

Para enquadramento no Pronaf Agroindústria:

Agricultor familiar necessita que 80% da produção a ser beneficiada, processada ou comercializada seja própria;

Empreendimentos familiares rurais – com DAP PJ ativa para a agroindústria familiar e que, no mínimo, 70% da produção a ser beneficiada, processada ou comercializada seja produzida por seus membros;

Cooperativas (singulares ou centrais) da agricultura familiar – com DAP PJ ativa para esta forma de organização e que comprovem que, no mínimo, 60% de seus participantes ativos são beneficiários do Pronaf, comprovado pela apresentação de relação com o número da DAP ativa de cada cooperado e que, no mínimo, 55% da produção beneficiada, processada ou comercializada são oriundos de cooperados enquadrados no PRONAF, e cujo projeto de financiamento comprove esses mesmos percentuais quanto ao número de participantes e à produção a ser beneficiada, processada ou comercializada referente ao respectivo projeto.

Como Contratar

Procure sua Agência para mais informações sobre contratação.

- As máquinas e equipamento devem fazer parte do Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI) do BNDES e devem constar na relação da SAF/MDA.
- Verifique disponibilidade na sua cooperativa de crédito.
- A aprovação da operação está condicionada à análise de crédito do associado e ao atendimento das exigências vigentes para o produto pretendido. Usufrua das concessões de crédito com responsabilidade.

Serviços por telefone
Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770

* Custo de uma ligação local

SAC
Informações, elogios e reclamações

0800 724 7220

Serviços por telefone
Demais regiões

0800 724 4770

Atendimento aos deficientes
auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais (a cobrar)

0513 378 4472

Sicredi @2019
todos os direitos reservados

Sicredi @2019 - todos os direitos reservados