Segurança

Dicas de boas práticas para você manter-se seguro.

Dicas de segurança digital

  • Cadastro de Favorecido Pessoa Jurídica
    • Pensando na segurança sua e de sua empresa, a partir de março de 2016, a realização das transações de DOC e TED para outra Titularidade, terão obrigatórios os cadastramentos dos favorecidos no Sicredi Internet Empresa. Após o cadastramento, levar a solicitação para aprovação do cadastro na sua Agência. 

      Veja no link a seguir, o passo a passo de como realizar o cadastro: https://www.sicredi.com.br/html/conheca-o-sicredi/seguranca/favorecidospj_infografico.pdf


  • Assinatura Eletrônica
    • É a sua senha para efetuar transações financeiras no Sicredi Internet. Após a autenticação com a Senha de Acesso é possível entrar no sistema e efetuar consultas. Para efetivar as transações é necessária a autenticação com a Assinatura Eletrônica. Ela é de uso pessoal e intransferível, em hipótese alguma deve ser revelada a outras pessoas, pois permite efetuar operações em seu nome.


  • Utilizando o E-mail com Segurança
    • Diariamente, surgem na internet e-mails falsos, usando nome de instituições financeiras, de fornecedores de tecnologia, de sites de comércio eletrônico, de sites de notícias, dentre vários outros. Na maioria das situações, o objetivo destas mensagens é capturar informações dos usuários (como senhas, números de cartões, etc.) através da instalação de vírus e outros softwares maliciosos em seus computadores ou dispositivos móveis. Boa parte deste tipo de programa se instala no computador ou dispositivo móvel por meio de mensagens de e-mails.

      Relacionamos abaixo algumas dicas para utilização segura deste serviço:

      • Sempre desconfie de promoções, produtos ou serviços muito generosos. São artifícios utilizados para posterior solicitação de dados cadastrais ou direcionamento para links fraudulentos.
      • O Sicredi e demais instituições sérias não enviam e-mails sem sua autorização e jamais solicitam informações privadas através deste canal.
      • Se receber algum e-mail que não solicitou ao Sicredi, não o abra. Envie-o para abuse@sicredi.com.br ou entre em contato com o SAC Sicredi.
      • Não acesse o Sicredi Internet através de atalhos ou links recebidos por e-mails.
      • Tome cuidado ao divulgar seu e-mail, principalmente em redes sociais, sites de relacionamento e comércio eletrônico.
      • Consulte sempre os termos de uso e a política de privacidade dos sites, de forma a se resguardar quanto à divulgação de seus dados a terceiros.
      • Utilize e-mails diferentes para tratar assuntos pessoais e profissionais.
      • Evite fornecer dados pessoais e números de documentos por e-mail.
      • Jamais forneça senhas por e-mail.
      • Fique atento a e-mails falsos que se aproveitam de notícias recentes.
      • Procure manter-se informado sobre os golpes que estão ocorrendo. Na dúvida busque informações junto às empresas ou órgãos responsáveis.
      • E-mails falsos podem comunicar, entre outras coisas, prêmios, serviços gratuitos, cobrança, protesto, etc. Porém, na maioria dos casos é necessário acessar um link ou efetuar o download de algum programa, que muitas vezes são softwares maliciosos (spyware, cavalo de tróia, backdoor, etc.).
      • Antes de encaminhar um e-mail recebido certifique-se que a mensagem é verdadeira e que não se trata de um boato ou lenda urbana.
      • Cuidado com links recebidos por e-mail. Na dúvida não acesse o link.
      • Evite as correntes e evite responder ou encaminhar e-mails contendo grande número de destinatários que você desconhece. São técnicas de obtenção de e-mails válidos por spammers.
      • Tome cuidado ao solicitar a remoção de seu e-mail de mensagens de propaganda não solicitadas. É uma das técnicas utilizadas por spammers para confirmar a validade dos e-mails.
      • Utilize uma ferramenta ou serviço de anti-spam.


  • Dispositivo de Segurança
    • O dispositivo de segurança é um aplicativo instalado nos computadores dos usuários do Sicredi Internet que tem por objetivo aumentar a proteção contra vírus e demais programas maliciosos. Este dispositivo não afeta a operação normal do computador, sua instalação é simples e deve ser realizada em todos os computadores que você utiliza para acesso ao Sicredi Internet.

      Este dispositivo é um recurso adicional de segurança, com ótimo nível de assertividade. Porém não exime o usuário do uso de ferramentas de proteção (antivírus, antispyware, etc.), de cuidados com o recebimento de e-mails e com sua senha (acesse a sessão Dicas de Segurança).

      Na tela de login do Sicredi  Internet existe um selo indicativo da instalação ou não do dispositivo.


  • Uso Seguro de Dispositivos Móveis
      • Sempre configure um controle de acesso ao dispositivo (senha pessoal, código sequencial, etc.).
      • Configure seu dispositivo para bloquear automaticamente após determinado tempo sem uso.
      • Se o seu dispositivo possuir recurso de criptografia, utilize-o para proteger suas informações.
      • Evite executar práticas de desbloqueio conhecidas como jailbreaking ou rooting que permitem a execução de aplicativos não autorizados pelos fabricantes, pois poderá comprometer a segurança de seu dispositivo.
      • Para sua segurança, habilite os recursos de wi-fi e Bluetooth somente quando for utilizá-los.
      • Considere utilizar um serviço ou instalar um software para localização do dispositivo no caso de perda, furto ou roubo. Via de regra, este tipo de recurso permite outros comandos como bloquear o dispositivo e apagar suas informações.
      • Instale uma solução de antivírus.
      • Mantenha o sistema operacional (Windows, Android, iOS, etc.) e os demais aplicativos atualizados.
      • Instale somente aplicativos aprovados e disponibilizados por fontes confiáveis como Apple Store, Google Play, etc.
      • Remova versões antigas e programas que você não utiliza.
      • Fique atento a aplicativos que solicitam acesso às suas informações como agenda de telefones e localização.
      • Quando não houver uma rede wi-fi confiável disponível, dê preferência para navegação na Internet através da rede da operadora de telefonia se o dispositivo possuir este recurso.
      • Não utilize dispositivos de terceiros ou desconhecidos para acessar sites de Internet Banking, para realizar compras com cartão ou acessar sites que exigem informar usuário e senha como, por exemplo, webmail e redes sociais.


  • Token
    • O token é um dispositivo físico que gera uma nova senha de 6 dígitos a cada 36 segundos e é utilizado como um fator adicional de segurança para o Sicredi Internet. Esta senha substitui a assinatura eletrônica e, por ser dinâmica e aleatória, agrega níveis superiores de segurança em relação a outros fatores de autenticação, dificultando de forma significativa a ação de vírus e outros programas maliciosos próprios para captura de senhas.

      Garantindo maior segurança, o token potencializa a utilização do canal, viabilizando a realização de novos negócios.


  • Criptografia
    • Utilizando certificados digitais garantimos que a comunicação entre o Sicredi Internet e o seu computador seja realizada através de técnicas de criptografia.

      Com a criptografia, as informações são submetidas a validações por meio de chaves que 'embaralham' os dados protegendo contra a visualização e acessos não autorizados.


  • Uso Seguro de Senhas
    • As senhas de acesso aos canais eletrônicos do Sicredi são informações confidenciais que permitem a realização de operações financeiras como, por exemplo, consultas, saques, transferências e pagamentos. Elas são utilizadas em cartões, caixas eletrônicos, terminais instalados no comércio e no Sicredi Internet. Alguns cuidados na utilização de suas senhas:

      • Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi.
      • Nenhum colaborador do Sicredi está autorizado a solicitar sua senha.
      • Se você receber uma ligação de alguém dizendo-se colaborador do Sicredi e lhe solicitando informar alguma senha, não forneça em hipótese alguma.
      • Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação.
      • Memorize sua senha, não a anote em papel nem deixe-a armazenada em seu computador, dispositivo móvel ou telefone celular.

      Os mesmos cuidados que você adota com as senhas para realização de transações financeiras devem ser adotados com as senhas utilizadas para acesso a webmails, redes sociais, sistemas, dentre outros.
      • Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) através de e-mails, redes sociais, softwares de mensagens instantâneas ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.
      • Altere suas senhas periodicamente.
      • Um cuidado básico que devemos ter é jamais escolher senhas que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:
        • Datas de nascimento.
        • Nomes próprios.
        • Números de telefone.
        • Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles.
        • Número de sua residência.
        • Placa do seu automóvel.
        • Palavras e sequências alfabéticas ou numéricas.
      • Dicas para formatação de uma nova senha:
        • Se possível, utilize senhas longas.
        • Utilize caracteres variados, símbolos, letras e números, de preferência intercalados.
        • Quando só puder utilizar números, faça combinações pouco prováveis.
        • Não escolha palavras existentes em dicionários - criminosos virtuais utilizam softwares baseados em dicionários para descobrir sua senha.
        • Não utilize combinações de teclas sequenciais como, por exemplo, qwerty.
        • Para facilitar a memorização, crie combinações e faça variações baseadas nelas, por exemplo: ao invés de cadastrar sua senha como 'qualquersenha' cadastre como 'qu@lqu&r5en4@'.


  • Uso Seguro do Computador
      • Mantenha o sistema operacional (Windows, Linux, Android, iOS, etc.) e demais programas atualizados com as ultimas versões.
      • Busque periodicamente novas atualizações e correções de segurança disponibilizadas pelos fabricantes.
      • Sempre que possível, configure os programas para que as atualizações sejam obtidas de forma automática quando o computador estiver conectado à Internet.
      • Instale um software de antivírus e mantenha-o sempre atualizado.
      • Instale um software de firewall pessoal.
      • Caso o antivírus não possua recursos de antispyware e anti-spam, é recomendável instalar também estas ferramentas.
      • Configure o antivírus para varrer todos os tipos de arquivo em todas as unidades disponíveis, (unidades internas, discos externos, pendrives, cartões de memória, etc.), incluindo os arquivos recebidos por e-mail ou download da Internet.
      • Desabilite compartilhamentos e serviços que você não utiliza.
      • Evite conectar ao computador dispositivos de armazenamento móvel (discos externos, pendrives, cartões de memória, etc.) de terceiros ou desconhecidos.
      • Evite instalar programas desconhecidos. Sendo necessário, busque antes informações sobre avaliação na internet ou com pessoas de sua confiança.
      • Utilize softwares originais.
      • Fique atento a sinais de problema como lentidão anormal, janelas (pop-up) abrindo sozinhas, luzes indicadoras de leitura de disco piscando com frequência fora do comum, acesso a internet lento sem motivo aparente, computador desligando ou reinicializando sozinho, etc.
      • Em caso de problemas procure uma empresa ou técnico de sua confiança.


  • Uso Seguro de Computadores Públicos
    • É importante evitar ao máximo o uso de computadores públicos (como os de cyber cafés, lan houses, hotéis, aeroportos, universidades e escolas) para acesso a informações privadas e ao Sicredi Internet. Se for inevitável, preste atenção nas dicas a seguir para minimizar os riscos de segurança neste tipo de acesso:

      • Dê preferência para locais que possuem controle de acesso (usuário e senha individuais) e/ou que identificam os usuários através de documento pessoal.
      • Instale o Dispositivo de Segurança do Sicredi Internet. Caso ocorra algum erro na instalação não acesse, ou procure outro computador e repita o procedimento.
      • Jamais utilize a opção de salvar informações como nome de usuário e senhas
      • Evite realizar compras com cartão de crédito.
      • Não acesse informações confidencias em computadores públicos.
      • Observe se o ambiente não possui câmeras, pois as mesmas podem ser utilizadas para monitorar a digitação de seus dados.
      • Antes de digitar suas senhas, verifique se não há alguém visualizando sua digitação. É o mesmo cuidado que você deve ter ao usar caixas eletrônicos.
      • Digite manualmente o endereço que deseja acessar.
      • Lembre-se de encerrar a conexão com as páginas (opção “Sair”, “Logout”, etc.), e de fechar todas as janelas e programas após a utilização.
      • Evite conectar dispositivos pessoais como pendrive no computador. Se houver necessidade, certifique-se que existe um antivírus instalado e que o software está atualizado.
      • Lembre-se que, dependendo do local, é alto o risco de um computador público estar infectado por malware (vírus, worms, cavalo de tróia, spyware).
      • Não se afaste do computador enquanto o estiver utilizando.
      • Sempre que disponível, utilize o recurso de navegação anônima do browser (navegador).
      • Google Chrome: Botão Personalizar e Controlar o Google Chrome > Nova Janela Anônima (ou Ctrl+Shift+N)
      • Internet Explorer: Menu Ferramentas > Navegação InPrivate (ou Ctrl+Shift+P)
      • Mozilla Firefox: Menu Firefox > Iniciar Navegação Privada (ou Ctrl+Shift+P)
      Certifique-se de apagar todos os registros de navegação após a utilização.
      • Google Chrome: Botão Personalizar e Controlar o Google Chrome > Ferramentas > Limpar dados de navegação (ou Ctrl+Shift+DEL). Selecione o período, marque todas as opções e clique no botão Limpar dados de navegação.
      •  Mozilla Firefox: Menu Firefox > Histórico > Limpar Histórico Recente > Selecione o intervalo. Clique em Detalhes, marque todas as opções e clique no botão Limpar agora.
      •  Internet Explorer: Menu Ferramentas > Opções da Internet > Histórico de Navegação > Botão Excluir. Marque as opções: Arquivos de Internet Temporários, Cookies, Histórico, Dados de Formulário, Senhas e Dados da Filtragem InPrivate. Clique no botão Excluir.


  • Uso Seguro de Redes Wi-fi Públicas
    • Via de regra, redes wi-fi públicas não possuem proteção adequada, portanto, tome muito cuidado ao conectar-se em uma rede nova ou desconhecida. As dicas abaixo servem para reduzir os riscos de segurança neste tipo de acesso.

      • Parta do princípio que a rede wi-fi disponível pode não ser legítima, portanto sempre que possível confirme com o responsável o endereço IP e o nome da conexão.
      • Dê preferência para as redes conhecidas e que exigem senha, via de regra apresentam menor risco.
      • Utilize o acesso para ler notícias ou navegar em sites que não exigem autenticação através de usuário e senha. Não acesse sites de Internet Banking ou realize compras com cartão de crédito e evite acessar webmail e redes sociais.
      • Lembre-se de seguir as dicas de Uso Seguro do Computador e Uso Seguro de Dispositivos Móveis.


Dicas de segurança nas Unidades

  • Atitudes Seguras no Autoatendimento
      • Antes de entrar em salas de autoatendimento verifique se não há pessoas suspeitas por perto, principalmente em motocicletas ou veículos estacionados.
      • Ao utilizar os caixas eletrônicos, posicione-se de maneira a encobrir o teclado com o próprio corpo, impedindo que a sua senha vista por estranhos. 
      • Nunca forneça sua senha para outra pessoa, pois jamais solicitam sua senha de acesso, nem por telefone.
      • Antes de sair do autoatendimento após um saque guarde o dinheiro em local seguro e observe se não existem pessoas acompanhando a sua ação.
      • Caso tenha algum problema com seu cartão, comunique-se com a central de atendimento de seu próprio telefone.
      • Em hipótese alguma aceite falar em telefones de desconhecidos/terceiros.
      • Somente aceite ajuda de funcionários em horários de expediente bancário e quando estes estiverem devidamente identificados.
      • Não ceda, não empreste e não deixe ninguém pegar o seu cartão.
      • Procure utilizar caixas eletrônicos em mercados, shoppings ou outro locais onde há seguranças e grande número de pessoas.
      • Evite utilizar caixas eletrônicos em locais isolados.
      • Desconfie e não utilize caixas eletrônicos que apresentem sinais de vandalismo ou violação.
      • Jamais aceite ajuda de estranhos para manipular o terminal de autoatendimento, quando tiver dificuldade contate um funcionário.
      • Ao pegar seu extrato, verifique minuciosamente todos os lançamentos e, em caso de dúvidas, procure imediatamente o gerente.


  • Senhas
    • As senhas dos canais eletrônicos são dispositivos secretos e permitem a realização de saques, transferências, pagamentos, entre outras transações financeiras. Elas são utilizadas em cartões, caixas eletrônicos, terminais instalados no comércio e em sites de instituições financeiras.

      Alguns cuidados na utilização de suas senhas:

      Sua senha é pessoal, inequívoca e intransferível. Jamais revele a outras pessoas, nem mesmo para um colaborador do Sicredi.

      Nenhum colaborador do Sicredi está autorizado a solicitar sua senha.

      Se alguém lhe telefonar dizendo-se colaborador do Sicredi e lhe solicitar alguma senha, não forneça em hipótese alguma.

      Quando estiver digitando sua senha, verifique se não há alguém observando sua digitação.

      Memorize sua senha, não a anote em papel nem deixe-a armazenada em seu computador, celular ou dispositivos móveis de armazenamento.

      Nunca envie informações sigilosas (senhas, número de cartões, etc.) por e-mails, salas de bate-papo, mensageiros instantâneos ou qualquer meio eletrônico que você não possa garantir a privacidade das informações.
      Altere suas senhas periodicamente.

      Um cuidado básico que devemos ter é jamais escolher senhas que possam facilmente ser descobertas por terceiros, como por exemplo:

      Datas de nascimento.
      Nomes próprios.
      Números de telefone.
      Números de documentos (RG, CPF, etc.) ou parte deles.
      Número de sua residência.
      Placa do seu automóvel.
      Palavras e seqüências alfabéticas ou numéricas.

      Dicas para formatação de uma nova senha:

      Se possível, utilize senhas longas.

      Utilize caracteres variados, símbolos, letras e números, de preferência intercalados.

      Quando só puder utilizar números, faça combinações pouco prováveis.

      Não escolha palavras existentes em dicionários - criminosos virtuais utilizam softwares baseados em dicionários
      para decifrá-las.

      Para facilitar a memorização, crie combinações e faça variações baseadas nelas, por exemplo: ao invés de cadastrar sua senha como 'qualquersenha' cadastre como 'qu@lqu&r5en4@'.

      Lembre-se que a frase secreta do Sicredi Total Internet é composta por letras e números (alfanumérica), portanto é importante seguir as recomendações acima para formatação de um código seguro. 


  • Utilizando o Cartão de Débito/Crédito com Segurança
    • O Sicredi apresenta a seus associados algumas recomendações quanto ao uso de cartões de débito/crédito visando aumentar os níveis de segurança em transações e compras nesta modalidade:

      Assine o seu cartão no local indicado imediatamente após recebê-lo;
      Mantenha seu cartão em local seguro;
      Ao realizar compras e/ou pagamentos, sempre que possível passe você mesmo o seu cartão no equipamento leitor, evitando entregá-lo a funcionários do estabelecimento. Em caso adverso, acompanhe e preste atenção nas ações do atendente com seu cartão;
      Procure nunca perder de vista o seu cartão quando o atendente do estabelecimento for passá-lo no equipamento leitor;
      Preste atenção no que o atendente está digitando e leia as informações disponibilizadas no visor;
      Digite a senha somente quando solicitado no visor do terminal eletrônico e quando aparecer o valor da transação;
      Não deixe que o atendente tire sua atenção durante o processo de inserção dos dados;
      Desconfie se o terminal possuir algum componente estranho conectado em seu corpo;
      Solicite a devolução do cartão após o uso e confira se o cartão devolvido é realmente o seu;
      Se o seu cartão cair por algum motivo e alguém se apressar em recolhê-lo, confirme sempre se o cartão devolvido é o seu;
      Não deixe seu cartão em lugares de fácil acesso, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório;
      Ao sair, leve cartões e talões de cheques somente se for utilizá-los. Assim, você evita riscos desnecessários;
      Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o seu preenchimento, como o valor da compra e a data, e se for o caso, o número de parcelas antes de assiná-lo. No caso das informações não estarem de acordo com a sua compra, presencie a inutilização do mesmo e solicite o estorno da transação;
      No caso de substituição do cartão, destrua o anterior, inutilizando a tarja magnética e/ou chip, a numeração e o local da assinatura;
      Não empreste o seu cartão a terceiros, mesmo que sejam parentes, amigos ou pessoas de confiança;
      Somente forneça os dados de seu cartão e/ou dados pessoais após certificar-se da origem e da idoneidade do solicitante. Preferencialmente faça suas compras em estabelecimentos e sites conhecidos.


      Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão:
      O titular deve comunicar imediatamente o fato através do Sicredi Total Fone:
      Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4770*
      Demais regiões: 0800 724 4770
      *Custo de uma ligação local.

      Em seguida, você deverá localizar a Delegacia de Polícia mais próxima e realizar o Registro da Ocorrência Policial;
      Caso você esteja no exterior, para comunicar perda ou furto utilize o Visa Global Customer Assistance Services (GCAS). Através desse serviço, você liga de qualquer parte do planeta, gratuitamente, e é atendido no idioma de sua preferência:


      Cartões Sicredi Visa no exterior:
      Sicredi Visa Gold e Classic:
      EUA e Canadá: 1 800 396 9665
      Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1098

      Sicredi Visa Electron:
      EUA e Canadá: 1 800 847 2911
      Outros Países, solicite ligação a cobrar: 1 303 967 1096 


  • Cuidados na Saída da Agência
      • Verifique se ao sair alguém não lhe segue.
      • Olhe para todos os lados.
      • Evite ao máximo efetuar saques de alto valor, considerando o risco de ser seguido e abordado por criminosos que exigirão a entrega do dinheiro retirado.
      • Jamais saia com qualquer pacote nas mãos, isto chama a atenção de criminosos.


  • Regras para movimentação em espécie
    • A partir de 26/12/2017, começam a valer as novas regras de operações em espécie, conforme Circular 3.839/17 do Banco Central do Brasil.

      I. Redução de R$ 100.000,00 para R$ 50.000,00 da exigência de comunicação prévia para saques em espécie ou pagamento de cheques em espécie (provisionamento);

      II. Ampliação do prazo de provisionamento para saques em espécie ou pagamento de cheques em espécie a partir de R$ 50.000,00 de 1 (um) dia útil, para no mínimo, 3 (três) dias úteis de antecedência;
      III. Registro da finalidade da operação em espécie ou da solicitação de provisionamento, bem como da recusa do associado ou cliente eventual em prestar a informação.

      Além disso, de acordo com a circular 3.461/09 do Banco Central do Brasil, todas as operações em espécie são obrigatoriamente identificadas a partir de R$ 10.000,00. Caso haja algum tipo de recusa de identificação por parte do associado, a transação poderá ser recusada pela instituição financeira.
       
      Em caso de dúvidas, converse com seu gerente.


Fale conosco
  • Serviços por telefone

    Capitais e regiões metropolitanas - Cartões, Conta-corrente, Internet Banking e Demais. *(Custo de uma ligação local)

    3003 4770

    Demais regiões. Cartões, Conta-corrente, Internet Banking e demais produtos e serviços.

    0800 724 4770
  • SAC

    Informações, elogios e reclamações

    0800 724 7220

    Deficientes auditivos ou de fala

    0800 724 0525

    Chamada Internacional (Ligação a cobrar)

    0513 378 4472
  • Ouvidoria/Denúncia

    0800 646 2519
  • Localizar agência
Baixe nosso app
Sicredi nas redes
Baixe o aplicativo oficial
do Sicredi.