Fortalecimento de parceria. Esse foi o objetivo do encontro promovido pela Sicredi Vanguarda com os técnicos da EMATER da região Oeste do Paraná. Durante uma tarde, colaboradores da cooperativa e os representantes do instituto trocaram ideias, informações e apresentaram os números da parceria ao longo dos anos. Também apresentaram um case de sucesso do município de Serranópolis do Iguaçu e uma ferramenta a ser disponibilizada pela cooperativa que auxiliará no envio de projeto técnicos e cadastros de propostas.

O encontro entre Sicredi e EMATER preserva uma parceria que existe há muito tempo e tem bons resultados. “Todos os dias buscamos melhorias, novidades e inovações para o agricultor, com isso, aprendemos mais. Entendemos que o produtor precisa de crédito e também de assistência técnica, para que possa fazer uma aplicação de qualidade e que traga bons resultados”, ressalta o gerente regional do Instituto EMATER de Cascavel, José Lindomir Pezenti.

Para o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, esses momentos são importantes para estreitar o relacionamento. “Nossas raízes são rurais e queremos continuar sendo a instituição financeira da comunidade. E estarmos próximos de instituições como a EMATER, entendendo o trabalho deles, nos ajuda a pensar na qualidade de vida dos nossos associados, além de contribuir para o desenvolvimento regional”, enfatiza o presidente.
Impulsionar o setor do agronegócio é sem dúvida uma das missões da cooperativa. Para o gerente de desenvolvimento de negócios da Sicredi Vanguarda, Fernando Marin, essa aproximação com a EMATER favorece todo o processo. “Nosso anseio é ampliar cada vez mais a quantidade de máquinas e equipamentos financiados junto ao BRDE para beneficiar os produtores da nossa área de ação”, comenta o gerente.
 
Números:
Desde o Plano Safra 2017/2018, a Sicredi Vanguarda em parceria com a EMATER, através do programa Trator Solidário, liberou aproximadamente R$ 13 milhões em recursos para a aquisição de 56 tratores e 21 colheitadeiras para agricultores associados a cooperativa na região Oeste do Paraná.
 
EMATER:
O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural foi criado por Lei Estadual e é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento com o papel de executar o serviço oficial de extensão rural do Estado. O Instituto EMATER tem como funções básicas operar políticas públicas que contribuam para melhoria do ambiente rural e para qualidade de vida das famílias do meio rural paranaense, orientar os agricultores familiares e suas organizações no desenvolvimento de sistemas de produção para que os mesmos sejam sustentáveis e gerem renda suficiente para conferir competitividade aos negócios que sustentam as propriedades rurais e permitem às famílias rurais vida diga e com qualidade, articular e coordenar a construção e execução do Plano Estadual de ATER, em conjunto com as demais organizações, visando organizar os serviços de ATER para aumentar a abrangência e melhoria de sua qualidade.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!