Cooperação na educação! A Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi no município de Itaipulândia (PR), o Programa “A União Faz a Vida”. Os centros de educação infantil e escolas beneficiadas pelo projeto contarão com atividades sobre a educação cooperativa, para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum.

O evento de lançamento, realizado no Associação Recreativa Lar – ARL, contou com a presença da prefeita de Itaipulândia e outras autoridades do município, bem como a equipe do Sicredi e convidados. Para encerrar o momento, os presentes acompanharam a palestra “A União Faz A Vida: fundamentos e práticas do Cooperativismo, da Humanização e da Sustentabilidade como senhas para um mundo melhor”, ministrada pelo professor Cesar Nunes.

Para o presidente da Sicredi Vanguarda, Aldo Dagostim, queremos retribuir, tudo o que a comunidade investe no Sicredi, reinvestindo na cidade com responsabilidade social. “Estamos interessados na educação das crianças, que são o futuro do município. O Sicredi está trazendo um programa que vai ajudar a fazer a diferença na vida da comunidade de Itaipulândia, e principalmente das nossas crianças. Atuaremos ativamente na vida do município, através do método de projetos, onde as crianças convivem com o cooperativismo, visitam empresas e propriedades e realizam expedições investigativas. Confiamos no potencial de todos os educadores, e agradecemos por essa parceria e colaboração para a educação”, explica.

De acordo com a prefeita de Itaipulândia, Cleide Inês Griebeler Prates, é uma alegria muito grande poder participar do lançamento desse programa no nosso município. “É um programa maravilhoso, e temos muitos professores que, com certeza, terão vontade de fazer parte. Foi nos apresentado muitos municípios que já possuem o programa implementado, e acreditamos que dentro da nossa proposta pedagógica, é possível desenvolver inúmeros projetos, onde o Sicredi será nosso apoio. Só temos a ganhar com essa parceria na educação do nosso município. Obrigada a todos os professores dispostos a inovar, a ouvir novas ideias para colocarmos em prática na nossa sala de aula. Temos muitas parcerias com o Sicredi, e somos muito gratos a isso, é algo que vem para o crescimento do município”, comemora.

Já para a secretária de educação, Verônica Szerwieski Rui, é bom ver o envolvimento de todos para o programa. “São professores com um diferencial, que sempre estão em busca de novos objetivos, novos projetos e aperfeiçoamentos, que refletem em sala de aula no desenvolvimento dos nossos alunos. Estamos enfrentando uma dificuldade muito grande após pandemia, mas eu acredito que esse projeto virá para fortalecer ainda mais o trabalho de todos os professores, e desenvolver a educação das nossas crianças. Quero agradecer ao Sicredi, que sempre foi nosso parceiro e sempre nos ajudou, o nosso muito obrigada de coração, por se preocuparem com a educação de Itaipulândia, trazendo esse programa que promete grandes mudanças. Estamos confiantes e acredito que vamos chegar longe”, enfatiza.

Em 2008 a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implantou o Programa “A União Faz a Vida” no município de Céu Azul, e gradativamente ao longo dos anos chegou a outros municípios da região Oeste paranaense: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu, Catanduvas, Missal e Matelândia, também estamos nos municípios de Lagoinha e Natividade da Serra no estado de São Paulo, e no distrito de Lídice, município de Rio Claro, no Rio de Janeiro.

Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida iniciou suas atividades em 1995, no município de Santo Cristo, interior do Rio Grande do Sul, e atualmente é realizado em 2,6 mil escolas de 520 municípios de todo o Brasil. O programa atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso da iniciativa está aliado ao engajamento de vários integrantes da rede de compromisso formada pelo Sicredi, educadores, assessoria pedagógica, parceiros, apoiadores e gestores das escolas.

Nas escolas parceiras, a vivência da metodologia coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem por meio das “expedições investigativas”, que são o ponto de partida para a definição dos temas dos projetos cooperativos. Os educadores formulam questões que orientam a visita ao território da investigação e os estudantes vão para a comunidade para observar, experimentar e descobrir o ambiente à sua volta. Após a expedição, os alunos definem, democraticamente, o projeto a ser realizado, escolhendo o tema sobre o qual querem conhecer mais.

O Programa A União Faz a Vida contribui diretamente para o alcance dos dezessete Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovidos pela Organização das Nações Unidas como parte da Agenda 2030, através da ODS 4 – Educação de Qualidade: Contribuindo para o desenvolvimento de uma educação mais inclusa e equitativa e de qualidade, e para a promoção do acesso a oportunidades de aprendizagem para todos.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 5,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo uma carteira com mais de 300 produtos e serviços financeiros. (www.sicredi.com.br)

Créditos Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!