15 de Dezembro de 2020

Sicredi recebe homenagem pela passagem do seu centenário

A homenagem ocorreu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Notícias | Institucional

Santa Cruz do Sul – Uma sessão solene conjunta prestou homenagem pelo centenário da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo e da Cervejaria Heilige. As proposições foram do vereador Mathias Bertram (PTB) – a do Sicredi foi subscrita pelo vereador Hildo Ney Caspary (Progressistas). A homenagem foi recebida pelo presidente Heitor Álvaro Petry e entregue pelos proponentes e pelo presidente Elstor Desbessell (PL).

Bertram fez a apresentação da cooperativa. O Sicredi completou seus 100 anos de atuação em 2019 com mais de 56 mil associados e 242 colaboradores, segundo o vereador. Com programas como o União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, e a participação intensa em diversas esferas da representatividade, como Semana do Empreendedor, Programa de Governança Empresarial do Sebrae, Expoagro Afubra, entre tantos outros, a presença do Sicredi na comunidade pode ser percebida.

Em 21 de setembro de 1919, em Santa Cruz do Sul foi fundada a Caixa Econômica e de Empréstimo Rural União Popular de Santa Cruz. Seu primeiro presidente, Félix Hoppe, liderou um grupo de homens determinados em acreditar e construir a partir da cooperação. Em 1925, quando passou a denominar-se Cooperativa de Crédito Caxia União Popular de Santa Cruz, instalou sua sede própria na rua Ramiro Barcelos, 1086, prédio onde hoje ainda funciona a agência Centro, do Sicredi Santa Cruz do Sul.

Em 14 de março de 1884, a cooperativa passou a denominar-se Cooperativa de Crédito Rural de Santa Cruz Ltada (Credivarp) e, em 1992, recebeu nome de Sicredi, marca que unificou as cooperativas em todo o Rio Grande do Sul e, posteriormente, nos demais estados brasileiros.

Em 2003, a Sicredi Vale do Rio Pardo passou a permitir livre adesão de associados e a atuar também junto ao público urbano. Este foi um marco histórico importante para o crescimento da cooperativa, pois a partir desta abertura para todos os públicos, foram sendo implementados novos produtos e serviços e novas tecnologias para fazer da Sicredi uma instituição que atendesse as necessidades financeiras de seus associados.

Hoje a Sicredi Vale do Rio Pardo integra o Sistema Sicredi Nacional que congrega 108 cooperativas no Brasil, fez parte das primeiras nove instituições que, ainda no século passado, se uniram para iniciar a estruturação do Sistema Sicredi, gerando bases e fomento para a expansão por todo o País. A Sicredi Vale do Rio Pardo está presente em nove municípios, com 15 unidades, distribuídas nas cidades de General Câmara, Herveiras, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

A cooperativa se apresenta como uma importante alternativa dentro do Sistema Financeiro Nacional e se destaca pelo relacionamento, taxas justas, participação dos associados na gestão e nos resultados, proximidade da comunidade local, solidez, transparência nas relações, e um firme propósito no cumprimento de sua missão.

Em nome do Sicredi, o presidente Heitor Petry, destacou a atuação da cooperativa de crédito e a sua importância social na região do Vale do Rio Pardo. “Nossa atuação é focada em princípios sociais que acabem em benefício para a comunidade, fazendo os recursos financeiros circularem dentro da comunidade que está inserida”, destacou. Além de Petry estiveram presentes o vice-presidente Pedro Thessing, e o diretor-executivo Marcio Algayer.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas