Desde o ano passado, 123 professores de educandários da região participaram da Jornada de Educação Financeira nas Escolas do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, da Fundação Sicredi. Na manhã do último sábado, 6 de agosto, os educadores de 21 escolas se reuniram na sede administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul, para avaliar o encerramento das atividades e trocar conhecimentos. A iniciativa tem como propósito habilitar professores do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental com uma metodologia que permite conectar e combinar de diferentes formas os temas da educação financeira com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas habilidades, de forma interdisciplinar e levando sempre em consideração o contexto e a realidade da comunidade escolar.

O encontro contou com diversos momentos, como descontração com atividade física, palestra sobre o bem-estar do professor, resgate da metodologia da jornada, avaliação da iniciativa e confraternização com almoço. “O programa foi extremamente relevante para as escolas, Secretarias Municipais de Educação e comunidades escolares. Organizamos a jornada de uma forma híbrida, com três momentos presenciais e muitas trocas, planejamentos e vivências, pois percebemos a importância de conhecer as escolas, seu contexto e realidades para mediar as assessorias virtuais de forma significativa”, avaliou a analista de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes.

Conforme Glaucia, este ciclo da jornada iniciou em abril de 2021, com a implementação do projeto-piloto em uma escola municipal de Vera Cruz. Após o lançamento, em julho de 2021, mais 10 escolas foram inclusas no programa. No início deste ano, outros 10 educandários passaram a fazer parte da iniciativa. “Em função da pandemia não tivemos esse momento de final de semestre com as outras turmas, por isso, neste evento de encerramento, teremos as 21 escolas que já participaram desde o projeto-piloto”, explicou a analista. Com o fim deste ciclo, o programa vai impactar diretamente mais de 1,4 mil estudantes da região com conhecimentos e práticas de educação financeira.

Jornada - A proposta da Jornada de Educação Financeira nas Escolas é mobilizar os assuntos sobre a temática, sensibilizar com a comunidade escolar e realizar assessorias coletivas. Com um formato diferente, a iniciativa tem o seu funcionamento interligado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como conta com o acompanhamento da assessora pedagógica Nêmora Backes. Para auxiliar com a metodologia foi criada uma plataforma digital que facilita os estudos e disponibiliza vídeos, atividades e materiais complementares. Além disso, a jornada ainda oferta a coleção de seis gibis da Turma da Mônica, o caderno de planejamento pedagógico e uma coletânea de inspirações pedagógicas.

Programa - O Programa Cooperação Na Ponta do Lápis tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável e para uma sociedade mais próspera. Na essência do cooperativismo, dentro da parte social, está o cuidado com as pessoas, com a busca pela prosperidade de forma coletiva e solidária. “Educação é um dos princípios do cooperativismo. Quando estabelecemos estas parcerias com o meio educacional, nos tornamos parceiros e apoiadores na formação de crianças e adultos para uma vida financeira sustentável”, declarou o presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry.

Planejamento – Sobre o planejamento para o segundo semestre, o programa vai contar com a participação de mais oito escolas estaduais e municipais. São elas: EEEF Professor José Wilke - Santa Cruz do Sul; Instituto Estadual de Educação Ernesto Alves - Rio Pardo; EMEF General Osório - Herveiras; EMEF Nossa Senhora da Saúde - Passo do Sobrado; EMEF Vereador Rodolfo Iserhard - Rio Pardo; EMEF Padre José de Anchieta – Sinimbu; EMEF Deolindo Pereira da Costa - Venâncio Aires; e EMEF Professor Henrique Cândido Pritsch - Vera Cruz.

Escolas participantes de 2021 e 1º semestre de 2022:

-EMEF Helberg E. Franke - Vera Cruz
-EMEF São Luis – Herveiras
-EMEF José de Anchieta - Passo do Sobrado
-EMEF Manoel Alcides Cunha - Rio Pardo
-Colégio Estadual Monte Alverne - Santa Cruz do Sul
-EMEF Adolfo Boettcher – Sinimbu
-EMEF Professora Odette Pedreira de Mello - Vale Verde
-EMEF São Judas Tadeu - Venâncio Aires
-EMEF Narciso Mariante de Campos - Venâncio Aires
-EMEF Elemar Guilherme Kroth - Vera Cruz
-EMEF Mathias - General Câmara
-EMEF Maurício Cardoso – Herveiras
-EMEF Francisco Antônio de Borba Filho - Passo do Sobrado
-EMEF Antônio Olinto Meurer - Rio Pardo
-EMEF José Leopoldo Rauber - Santa Cruz do Sul
-EMEF Nossa Senhora de Fátima – Sinimbu
-EMEF Professora Adélia Figueiredo de Menezes - Vale Verde
-EMEF Dom Pedro II - Venâncio Aires
-EMEF José Pedro Pauli - Vera Cruz
-Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim - General Câmara
-Rede Criança - Santa Cruz do Sul

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!