Depois do projeto-piloto em Vera Cruz, a Sicredi Vale do Rio Pardo lançou na manhã desta quinta-feira, 15 de julho, na nova sede administrativa, a implementação do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, por meio da Jornada de Educação Financeira nas Escolas, em mais 10 instituições educacionais na base de atuação da Cooperativa. O lançamento, que seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19, contou com a presença de dirigentes das escolas, secretários municipais de Educação e gerentes das agências Sicredi. A Jornada inicia em agosto e segue até outubro, com encontros on-line e presenciais. O propósito é habilitar professores do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental, com a interligação de estratégias pedagógicas com a educação financeira dentro da realidade da comunidade escolar.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o conceito do cooperativismo. “A parte social, o cuidado com as pessoas está na essência do cooperativismo. Nós buscamos a prosperidade de forma coletiva e solidária. Não somos investidores, somos parceiros das instituições na busca de desenvolver as pessoas e ajudar para uma vida mais organizada e sustentável”, salientou. O coordenador de Programas Sociais da Cooperativa, Marco Antonio da Rocha, falou sobre os programas desenvolvidos pela instituição na região, com destaque para o Fundo Social, que passou por reformulações e abrirá inscrições em breve. 

Na ocasião foi apresentando um vídeo com personagens da Turma da Mônica sobre educação financeira e um institucional do Sicredi. A Jornada faz parte do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, da Fundação Sicredi, que tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável e para uma sociedade mais próspera. De acordo com a analista de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, o programa vem para as escolas em um formato diferente, com o funcionamento interligado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O apoio ao professor será por meio de uma Jornada mais leve, com suporte através de assessorias e mentorias”, explicou Gláucia.

A proposta do plano de trabalho é mobilizar os assuntos de educação financeira nas escolas, sensibilizar com a comunidade escolar e realizar assessorias coletivas. Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, as escolas serão acompanhadas pela assessora pedagógica do programa, Nêmora Francine Backes. Também foi criada a plataforma digital Na Ponta do Lápis, que facilita os estudos e disponibiliza vídeos, atividades e materiais complementares; além da oferta da coleção de seis gibis da Turma da Mônica e do caderno de planejamento pedagógico.

Na base de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo, o projeto-piloto da Jornada aconteceu em abril de 2021 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Helberg Franke, em Vera Cruz. Conforme a secretária municipal de Educação, Micheli Katiani Rech, o município trabalha com educação financeira desde 2009, com parcerias e realização de seminários. “Com muita alegria e expectativa embarcamos neste projeto-piloto que veio para complementar o trabalho que já vínhamos fazendo”, salientou.

Escolas participantes do programa:

- Emef São Luis - Herveiras  
- Emef José de Anchieta - Passo do Sobrado         
- Emef Manoel Alcides Cunha – Rio Pardo
- Colégio Estadual Monte Alverne - Santa Cruz do Sul       
- Emef Adolfo Boettcher - Sinimbu    
- Emef Professora Odette Pedreira de Mello - Vale Verde  
- Emef São Judas Tadeu - Venâncio Aires   
- Emef Narciso Mariante de Campos - Venâncio Aires        
- Emef Elemar Guilherme Kroth - Vera Cruz
A definir - General Câmara

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!