Sicredi Vale do Rio Pardo RS


15 de Julho de 2021

Programa de educação financeira da Sicredi VRP contempla mais 10 escolas da região

Iniciativa da Sicredi Vale do Rio Pardo tem como propósito habilitar professores do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental

Notícias | Educação Financeira

Depois do projeto-piloto em Vera Cruz, a Sicredi Vale do Rio Pardo lançou na manhã desta quinta-feira, 15 de julho, na nova sede administrativa, a implementação do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, por meio da Jornada de Educação Financeira nas Escolas, em mais 10 instituições educacionais na base de atuação da Cooperativa. O lançamento, que seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19, contou com a presença de dirigentes das escolas, secretários municipais de Educação e gerentes das agências Sicredi. A Jornada inicia em agosto e segue até outubro, com encontros on-line e presenciais. O propósito é habilitar professores do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental, com a interligação de estratégias pedagógicas com a educação financeira dentro da realidade da comunidade escolar.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre o conceito do cooperativismo. “A parte social, o cuidado com as pessoas está na essência do cooperativismo. Nós buscamos a prosperidade de forma coletiva e solidária. Não somos investidores, somos parceiros das instituições na busca de desenvolver as pessoas e ajudar para uma vida mais organizada e sustentável”, salientou. O coordenador de Programas Sociais da Cooperativa, Marco Antonio da Rocha, falou sobre os programas desenvolvidos pela instituição na região, com destaque para o Fundo Social, que passou por reformulações e abrirá inscrições em breve. 

Na ocasião foi apresentando um vídeo com personagens da Turma da Mônica sobre educação financeira e um institucional do Sicredi. A Jornada faz parte do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, da Fundação Sicredi, que tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável e para uma sociedade mais próspera. De acordo com a analista de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, o programa vem para as escolas em um formato diferente, com o funcionamento interligado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O apoio ao professor será por meio de uma Jornada mais leve, com suporte através de assessorias e mentorias”, explicou Gláucia.

A proposta do plano de trabalho é mobilizar os assuntos de educação financeira nas escolas, sensibilizar com a comunidade escolar e realizar assessorias coletivas. Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, as escolas serão acompanhadas pela assessora pedagógica do programa, Nêmora Francine Backes. Também foi criada a plataforma digital Na Ponta do Lápis, que facilita os estudos e disponibiliza vídeos, atividades e materiais complementares; além da oferta da coleção de seis gibis da Turma da Mônica e do caderno de planejamento pedagógico.

Na base de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo, o projeto-piloto da Jornada aconteceu em abril de 2021 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Helberg Franke, em Vera Cruz. Conforme a secretária municipal de Educação, Micheli Katiani Rech, o município trabalha com educação financeira desde 2009, com parcerias e realização de seminários. “Com muita alegria e expectativa embarcamos neste projeto-piloto que veio para complementar o trabalho que já vínhamos fazendo”, salientou.

Escolas participantes do programa:

- Emef São Luis - Herveiras  
- Emef José de Anchieta - Passo do Sobrado         
- Emef Manoel Alcides Cunha – Rio Pardo
- Colégio Estadual Monte Alverne - Santa Cruz do Sul       
- Emef Adolfo Boettcher - Sinimbu    
- Emef Professora Odette Pedreira de Mello - Vale Verde  
- Emef São Judas Tadeu - Venâncio Aires   
- Emef Narciso Mariante de Campos - Venâncio Aires        
- Emef Elemar Guilherme Kroth - Vera Cruz
A definir - General Câmara

Ver todas notícias
Baixe o Aplicativo e tenha segurança e facilidade

WhatsApp

051 3358 4770
* Sujeito a disponibilidade na sua localidade

Serviços por telefone

Capitais e regiões metropolitanas

3003 4770
* Custo de uma ligação local

Serviços por telefone

Demais e regiões

0800 724 4770

SAC

Informações, reclamações e cancelamentos

0800 724 7220

Atendimento aos Deficientes

Auditivos ou de fala

0800 724 0525

Ouvidoria e Denúncias

0800 646 2519

Chamadas Internacionais

(a cobrar)

+55 51 3378 4472

Confederação das Cooperativas do Sicredi

CNPJ: 03.795.072/0001-60

Av. Assis Brasil, nº 3940, Jardim Lindoia – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-003

Abra sua conta