A sustentabilidade do negócio do associado é um assunto pertinente dentro da Sicredi Vale do Rio Pardo. No mês de setembro, a Cooperativa firmou parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a empresa DokaLab Ecossistema de Negócios com o propósito de disponibilizar soluções tecnológicas aos produtores rurais da região para uma produção mais sustentável, com foco nas agriculturas digital e de precisão. “A tecnologia tem muito a contribuir com a produção agrícola. Nosso papel vai além da concessão de crédito, precisamos ser parceiro e ajudar os produtores rurais a acessar a inovação e tecnologia. Temos uma equipe comprometida com esta posição, que resultou nesta importante parceria de muitas mãos”, destaca o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

A Sicredi Vale do Rio Pardo é responsável em subsidiar o projeto piloto, que consiste na instalação de uma estação meteorológica de alta precisão. A fase experimental conta com a participação de 10 produtores rurais associados à Cooperativa. No primeiro momento, o equipamento foi instalado na localidade de Rincão del Rey, no município de Rio Pardo. Entretanto, a estação ficará em definitivo em uma área da instituição financeira cooperativa, com possibilidade de acesso a mais pessoas que aderirem à solução.

Dentro da parceria, a Unisc, através da Central Analítica, realizará as análises do solo, bem como a DokaLab, em parceria com a AgexTec e a Respira Comunicação, vai disponibilizar soluções de alta tecnologia voltadas para a agricultura digital. “Esta parceria criará um ambiente propício para incentivar a utilização da agricultura de precisão, que normalmente é acessível somente a uma pequena parcela de produtores”, salienta o CEO e fundador da DokaLab, Rogério Augusto Pereira.

Funcionamento – As informações da estação meteorológica estarão disponíveis por meio de um aplicativo acessado on-line ou off-line. “Os produtores aproveitarão todo o conteúdo nas diferentes fases do manejo das culturas”, explica o CEO. Com a análise do solo em mãos, o produtor agrícola entrará com as informações no aplicativo, onde serão processadas de acordo com cada tipo de cultivo, o que resultará em um guia de correção do solo. “Esta funcionalidade estará limitada, inicialmente, para as culturas da soja, milho e trigo. Novas culturas serão adicionadas conforme a necessidade”, acrescenta Pereira.

A estação meteorológica vai monitorar dados como precipitação das chuvas, temperaturas máximas e mínimas, umidade relativa do ar, ponto do orvalho, pressão atmosférica e esporos de fungos no ar (inicialmente ferrugem asiática). Já o uso da agricultura de precisão permite informações referentes ao manejo da lavoura, análise do solo e histórico de aplicação de fertilizantes e defensivos. Entre as vantagens das soluções tecnológicas para o agronegócio estão aumento da produtividade, redução de custos e do impacto ambiental, e melhoria no rendimento operacional. O equipamento, além de utilizar energia solar, é impresso em Impressora 3D.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!