21 de Dezembro de 2021

Jair Eich presta homenagem à Cooperativa Escolar Paredão dos Sonhos

Notícias | Projetos Sociais

O vereador Jair Eich (Progressistas) usou a tribuna para realizar uma homenagem à Cooperativa Escolar Paredão do Sonhos. O grupo de estudantes, da EMEF Felipe Becker, de Alto Paredão, esteve acompanhando a sessão do Legislativo nesta segunda-feira, dia 20, quando recebeu a menção do vereador.

Estiveram presentes ainda o presidente do Sicredi Vale do Rio pardo, Heitor Álvaro Petry, o vice-presidente Pedro Carlos Thessing, bem como a diretora Janete Grasel; a vice-diretora, Carla Horbach e professora orientadora Delani Catarina Grasel. Ainda acompanharam o grupo os assessores de Projetos Sociais do Sicredi, Marco Antônio da Rocha e Glaucia Moraes, e a analista de Projetos Sociais, Tatiane Becker.

O grupo de estudantes começou a colocar em prática a liderança, o protagonismo juvenil, o empreendedorismo e a inclusão social voltados aos princípios e valores do cooperativismo no início de dezembro. Em 1º de dezembro aconteceu a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar Paredão do Sonhos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Felipe Becker, do distrito de Alto Paredão, em Santa Cruz do Sul. Esta é a primeira cooperativa escolar da rede municipal de Educação do município.

O evento, que aconteceu no ginásio do educandário com a presença da comunidade escolar, autoridades e convidados, iniciou com a entrada dos 25 sócios fundadores que cantaram e dançaram a música Canção do Cooperativismo. Os associados são alunos matriculados na Emef Felipe Becker do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental. O Estatuto Social, construído pelos próprios estudantes com auxílio de assessores pedagógicos ligados ao cooperativismo, passou pela aprovação unânime do quadro social. Entre as informações descritas está a participação em feiras, eventos e atividades de aprendizagem.

No que diz respeito aos objetivos está aprender, exercitar e promover o cooperativismo com foco na educação e na conscientização dos princípios cooperativistas. No documento aprovado destaque ainda para a promoção de atividades sociais, ações de incentivo à liderança, desenvolvimento do empreendedorismo a partir da construção dos objetos de aprendizagem, participação em atividades promovidas pelas entidades parceiras, entre outras ações. Durante a assembleia foi apresentada a logomarca, inspirada na localidade de Paredão, no cuidado com o meio ambiente e nos sonhos dos estudantes com a Cooperativa Escolar.

O Conselho de Administração e Fiscal foram eleitos para gestão 2021/2022. Na liderança está a presidente Jamille Taiane Graff, 14 anos, e o vice Henrique Martins Rodrigues, 13 anos. Na ocasião, eles apresentaram o plano de gestão para o próximo ano letivo, que engloba atividades que abordam questões sociais importantes para a comunidade escolar.

O projeto de fundação está em desenvolvimento desde maio deste ano, com estímulo da Sicredi Vale do Rio Pardo, que oferta aprendizagem e conhecimento sobre cooperativismo aos estudantes, por meio dos seus colaboradores e da assessoria pedagógica da Greta Consultoria. A Paredão dos Sonhos é a sétima cooperativa escolar incentivada na abrangência da instituição.

Fotos: Jacson Miguel Stülp 

Texto: Jacson Miguel Stülp Jornalista - MTb/RS 9.692

Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

 

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas