A tecnologia vem auxiliando o homem do campo na redução da mão de obra, no aumento da rentabilidade e na melhora da qualidade de vida. Diante disso, a Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo tem se colocado à disposição para auxiliar o produtor rural no financiamento de equipamentos e novas tecnologias. Nesse sentido, o pioneirismo no crédito de equipamentos de energia fotovoltaica se repete agora no financiamento de um drone pulverizador para os irmãos Aretz, do interior de Vera Cruz.

Durante a apresentação do equipamento na propriedade da família, na última quarta-feira, 24, os irmãos Arnildo e Alex Aretz contaram que a ideia surgiu há algum tempo, mas que foi a partir de maio deste ano que a iniciativa se consolidou. “Já tínhamos visto a importância do drone pulverizador na agricultura e que seria de grande utilidade para os agricultores locais”, explica Arnildo. A partir de então os irmãos buscaram informações técnicas, a disponibilidade do pulverizador na região e fizeram uma análise de mercado.

Porém, pelo alto valor de investimento, seria necessário um financiamento para a aquisição do equipamento. “Logo apostei no Sicredi porque a cooperativa sempre apoia o pequeno produtor e assim impulsiona a agricultura. Além disso, somos cooperados desde 2018”, revela Alex. Os irmãos então foram até a agência de Vera Cruz do Sicredi e apresentaram a ideia para a gerente Pessoa Jurídica, Simone Rockenbach, e para o gerente da agência, Marcos Machado.

“Por ser um investimento pioneiro na região, foi necessária uma construção muito bem feita por várias pessoas, inclusive com a participação do Sebrae na elaboração do projeto e na consultoria aos irmãos”, comenta Machado. No entendimento de Jeferson Klunk, da Área de Desenvolvimento de Negócios do Sicredi, as parcerias foram importantes para a realização do negócio. “Ninguém faz nada sozinho. Estamos muito orgulhosos por fazer parte desse momento e esperamos que seja um incentivo para os jovens permanecerem nas propriedades rurais”.

Durante a demonstração do equipamento, o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, explicou que a cooperativa preza pela inserção da tecnologia avançada para dentro das pequenas propriedades. “O equipamento pode ser pequeno, mas é uma grande ideia. E esse é nosso papel, não ficar só operando, mas também ir ao encontro dos associados e construir os projetos, pensar e ser parceiro para ajudar a concretizar esses sonhos”. Petry também reconheceu o esforço da equipe do Sicredi na execução. “E quem ganha é a região com esse pioneirismo e tecnologia de ponta, que vai gerar uma qualidade de vida melhor aos produtores pela redução da mão de obra a partir do trabalho que será realizado pelo drone”.

O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, parabenizou os irmãos pela iniciativa e se disse grato pelo exemplo para os jovens rurais. “É um momento de inovação, importante para que as novas gerações do agro vislumbrem as possibilidades de crescimento na agricultura a partir das novas tecnologias”. Também presente ao evento, o vereador Silas Petry desejou sucesso aos Aretz. “Como produtor rural, acho importante essas iniciativas que ajudam a qualificar o trabalho na agricultura”, argumentou.

DRONE – O modelo do drone pulverizador é um T10, escolhido pelos irmãos pela eficiência no trabalho. “As baterias têm uma duração maior e com 30 litros de defensivos podemos cobrir uma área de três hectares”, afirma Arnildo. De acordo com ele, são necessárias duas pessoas para o trabalho, um operador e um assistente. “Acreditamos que o nosso trabalho vai gerar uma economia significativa para o produtor pela maior qualidade de aplicação”. Os irmãos pretendem evoluir no negócio e aumentar o número de drones à disposição dos produtores.

Arnildo, 27 anos, trabalha como líder de instalação em mecatrônica da Marel, de Guaporé, e é o responsável pela empresa criada para administrar o trabalho com o drone pulverizador. O irmão Alex tem 25 anos, é agricultor e tem conhecimento do plantio, aplicações de agrotóxicos e insumos. Juntamente com os pais, Alex cuida da propriedade de 10 hectares, onde são produzidos tabaco, milho e, na próxima safra, também será cultivada a soja.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!