Com o objetivo de apoiar ações de interesse coletivo que impactam positivamente na vida de pessoas, comunidades e ecossistemas, a Sicredi Vale do Rio Pardo mantém o Fundo Social desde 2019. Neste ano, a iniciativa contemplou 117 projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos na área de atuação da Cooperativa, totalizando mais de R$ 755 mil (referente a 2% das sobras líquidas da instituição no exercício de 2021). A entrega dos certificados às beneficiadas aconteceu nas últimas semanas, em cada um dos nove municípios da base da Sicredi VRP, com a presença de um representante por entidade, autoridades e imprensa.

Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, as entregas em cada município foram muito positivas e importantes para mostrar ao associado como a sua Cooperativa está contribuindo para comunidade local. “Estamos cumprindo com a nossa essência enquanto cooperativa, de fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades em que estamos inseridos. Somos muito gratos aos projetos apresentados, que aplicam os recursos em ações que impactam na vida das pessoas que mais precisam de apoio”, salientou Petry.

Heitor Petry ainda complementou que o Fundo Social é uma forma de reconhecimento a um grande número de entidades e pessoas que por meio do voluntariado se doam para causas sociais, para o bem coletivo e comum. “Ao mesmo tempo que repassamos recursos, também estamos reconhecendo a grandeza do que está sendo feito por pessoas até mesmo no anonimato”, destacou o presidente.

Projetos - Os 117 projetos contemplados do Fundo Social irão beneficiar diretamente mais de 16 mil pessoas. Eles variam entre as áreas da educação, cultura, social, saúde, meio ambiente, inclusão social, esporte, empreendedorismo, segurança, cooperação, inovação e desenvolvimento local. Além de estarem alinhados com os valores e princípios do cooperativismo, os projetos estão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “De todos os contemplados, 52 estão focados no ODS Educação de Qualidade, seguido de 18 que tem foco no ODS Saúde e Bem-Estar”, destacou o coordenador de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Marco Antonio da Rocha.

O coordenador ainda lembrou que para alinhar a construção dos projetos de acordo com a proposta do Fundo Social, que tem esta relação com o desenvolvimento sustentável, em abril deste ano foram realizados três workshops, com a participação das entidades interessadas. Nos quatro anos de repasse de recursos já foram destinados mais de R$ 2 milhões para 383 entidades.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!