20 de Dezembro de 2021

Estudantes realizam a fundação da primeira cooperativa escolar de Vera Cruz

Assembleia da Cooperativa Escolar Pingo de Mel aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, na Escola Frederico Augusto Hannemann

Notícias | Projetos Sociais

A manhã desta terça-feira, 14 de dezembro, foi marcada pelo protagonismo de 25 estudantes que fundaram a Cooperativa Escolar Pingo de Mel, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, interior de Vera Cruz. A Assembleia de Fundação aconteceu no ginásio do educandário, com a presença da comunidade escolar, autoridades e convidados. A Cooperativa Escolar, primeira do município e segunda das escolas estaduais do Vale do Rio Pardo, desenvolveu o projeto desde maio deste ano, com apoio de assessores pedagógicos, muito estudo, aprendizados, trocas de experiências e vivência dos princípios cooperativistas.

A Cooperativa Escolar é composta por alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, bem como conta com membros convidados que formam o Departamento Infantil e estudantes dos Anos Finais como sócios. Durante a assembleia, o Estatuto Social foi aprovado por unanimidade, com destaque para os artigos que evidenciam os objetivos da Pingo de Mel de cooperar e colaborar com toda a comunidade escolar, realizar eventos para o desenvolvimento social, produzir os objetos de aprendizagem, proporcionar espaços de conhecimento esportivo e cultural, entre outros.

Os estudantes ainda explicaram o desenvolvimento da logomarca da Cooperativa Escolar Pingo de Mel, em que as cores, amarela e laranja, representam as abelhas, em homenagem ao patrono da escola, Frederico Augusto Hannemann, que era apicultor. Como o símbolo da escola é uma abelha, eles optaram também por algo em comum com a instituição. A árvore faz representação à espécie Ipê, única que floresce no inverno e possui cor chamativa. Para definir o nome, a escolha aconteceu porque o mel é doce e faz bem à saúde.

Sobre a eleição do Conselho de Administração e Fiscal, na liderança está a presidente Eduarda Helena Becker, 13 anos, e a vice Bianca Luisa Wink, 12 anos, que apresentaram o plano de gestão, com atividades como ações sociais diversas, decisão sobre os objetos de aprendizagem, busca de novos sócios, realização de oficinas, pesquisas, contribuição em eventos da escola, participar de iniciativas relacionadas ao cooperativismo, entre outros. “Estamos aqui reunidos para oficializar o nosso trabalho, esperamos contar com o apoio de todos”, salientou Eduarda, que ainda falou sobre estar motivada em ajudar a comunidade escolar.

Com emoção, a professora orientadora Maristela Thier Hoesker destacou a felicidade em coordenar os estudantes. “Estou muito feliz e emocionada com este momento. Tenho muito orgulho do que estamos construindo juntos. Prometo continuar me empenhando para que a cooperativa cresça, proporcionando muito aprendizado e diversão”, destacou. A diretora do educandário, Rosane Tornquist Petry, resumiu o momento em duas palavras: emoção e gratidão. “Nasce hoje a cooperativa Pingo de Mel, resultado de um trabalho de muita união e cooperação”, comemorou a diretora, que também agradeceu a todos os envolvidos no projeto.

O coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, mencionou o dia como muito especial e destacou que a escola não será mais a mesma a partir da Cooperativa Escolar. “Sucesso, parabéns, que vocês possam ser exemplos para os demais que virão”. Quem também prestigiou o momento foi o prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que falou sobre a importância do trabalho em equipe para conquistar resultados. “Que desta forma, com a soma de esforços, participação de todos, possamos obter e alcançar os nossos objetivos”.

Incentivo – A Sicredi Vale do Rio Pardo desenvolve o Programa Cooperativas Escolares há alguns anos, com o intuito de incentivar a liderança, a cidadania, o conhecimento, o protagonismo juvenil e o empreendedorismo. A Pingo de Mel é a 9ª cooperativa escolar que tem incentivo da instituição. “É uma alegria e satisfação poder contribuir com este momento. Os alunos estão escrevendo uma grande história. Acreditamos na formação de liderança, em promover a cooperação para um mundo mais prospero e fraterno. A ideia é juntar forças para o êxito de todos. Queremos que o movimento do cooperativismo permaneça firme e forte, trabalhamos para isso”, frisou Petry.

O presidente contou que a Sicredi Vale do Rio Pardo foi a primeira parceira das escolas estaduais da região, sendo a Pingo de Mel a segunda cooperativa escolar da Rede Estadual de Educação da Vale do Rio Pardo. “Aqui não queremos promoção, queremos manter firme a doutrina do cooperativismo. Se queremos um mundo melhor, o cooperativismo é meio, temos que começar a fazer a nossa parte”, disse Petry. Para o próximo ano, a perspectiva da instituição é fundar mais seis cooperativas escolares na sua base regional de atuação.

Ver todos os posts
 
Notícias relacionadas