Cerca de 500 estudantes de cooperativas escolares participaram de um momento de intercooperação nesta quarta-feira, 27 de abril, durante o Encontro Regional do Programa Cooperativas Escolares, no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. Com realização da Sicredi Vale do Rio Pardo, o encontro tinha como objetivo a troca de práticas de cooperação e conexão presencial entre os alunos, após dois anos de distanciamento em virtude da pandemia. Os participantes foram acolhidos na parte da manhã com lanche e seguiram com atividades e dinâmicas com muita integração, cooperativismo, cooperação e solidariedade.

O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, abriu o encontro ao dar boas-vindas aos estudantes, que estavam acompanhados pelos professores e equipe diretiva das escolas. “O Encontrão foi um dia muito esperado por todos. Nós, da Sicredi Vale do Rio Pardo, queremos dizer o quanto estes estudantes são importantes para o mundo. São o presente e o futuro do cooperativismo. Temos convicção que através do cooperativismo, da cooperação e da solidariedade, estaremos fazendo a nossa parte para um mundo melhor, de prosperidade e interação harmoniosa entre todos e com o meio ambiente”, salientou Petry.

Os integrantes do Projeto Cooperação, de São Paulo, foram os responsáveis pelas atividades em grupo com os alunos, no intuito de fortalecer e realizar a conexão entre as cooperativas escolares. “Foi fantástico, meu primeiro evento com a cooperativa. Como já era esperado, senti muita adrenalina com as atividades de cooperação. Senti muita alegria em cooperar, aprendi que ninguém consegue fazer nada sozinho”, falou a estudante Kamily Borges dos Santos, 13 anos, atual membro da tesouraria e candidata à presidência da Cooperativa Escolar Feito a Mãos, da Escola José de Anchieta, de Passo do Sobrado. 

A programação do encontro continuou no turno da tarde após o almoço de confraternização. As atividades propostas cultivaram os valores e o espírito cooperativista, com uma dinâmica final em homenagem à educação brasileira e aos professores. No encontro estiveram em evidência muita música e diversão, novas amizades, brincadeiras, aventura, aprendizado e integração. “Um evento de muita intercooperação, energia, diversão e alegria. Estamos muito felizes. O programa está ampliando muito porque conseguimos ver a força do cooperativismo e o envolvimento de todos para que tudo dê certo”, avaliou a analista de Programas Sociais da Sicredi VRP, Gláucia Cabral Moraes. 

Programa - Como uma iniciativa de caráter educativo, o Programa Cooperativas Escolares é formado pela união voluntária de crianças e adolescentes que realizam atividades sociais, econômicas e culturais no contraturno escolar. O espírito e a prática cooperativista são desenvolvidos pelo programa com o objetivo de incentivar o protagonismo dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas públicas. A Sicredi Vale do Rio Pardo coordena a iniciativa e incentiva a fundação das cooperativas escolares na região de abrangência da instituição. 

O programa conta com a participação de mais de 300 estudantes, sendo nove cooperativas escolares pertencentes aos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Vale Verde e Passo do Sobrado. A previsão é a fundação de mais sete grupos de alunos cooperativistas que já estão em processo de mobilização. Abaixo as Cooperativas Escolares que fazem parte da iniciativa da Sicredi Vale do Rio Pardo:

- Brotando da Terra, da Emef Guararapes, de Linha Almeida, Sinimbu; 

- Verde Vale, da Emef Nero Pereira de Freitas, de Monte Alegre, Vale Verde; 

- Semeando Sonhos, da Emef Maurício Cardoso, de Linha Pinhal, em Herveiras; 

- Sol do Amanhã, da Emef Francisco Antônio de Borba Filho, da Localidade de Taquari Mirim, em Passo do Sobrado;

- Feito à Mãos, da Emef José de Anchieta, de Potreiro Grande, em Passo do Sobrado;

- Gotinha D’Água, da Emef Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, em Sinimbu; 

- Paredão dos Sonhos, da Emef Felipe Becker, de Paredão, em Santa Cruz do Sul;

- Plantando Ideias, da Eeef Sagrada Família, de Linha Pinheiral, em Santa Cruz do Sul;

- Pingo de Mel, da Eeef Frederico Augusto Hannemann, de Vila Progresso, em Vera Cruz.

Sicredi agradece aos parceiros do Programa Cooperativas Escolares

Durante o Encontro Regional do Programa Cooperativas Escolares, o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, recebeu representantes municipais e estaduais, que são parceiros do programa e da Cooperativa, para uma reunião informal na Casa Sicredi, dentro do Parque de Exposições da Expoagro Afubra. Na ocasião estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários de Educação, coordenadores educacionais, entre outros. O presidente falou sobre alguns pontos importantes, como, por exemplo, as parcerias para a concretização efetiva das ações da instituição, as inscrições para o Fundo Social, e os pilares econômico e social do cooperativismo. 

Conforme Petry, a equipe da instituição acredita muito no Programa Cooperativas Escolares. “Temos a crença que vai fazer a diferença na vida cidadã de cada estudante. O programa é uma forma de perpetuar o cooperativismo, não a marca Sicredi, mas, sim, a essência da cooperação. É investir na educação para propagar o cooperativismo”, ressaltou. Entre as trocas de diálogos da reunião, destaque para a transformação das escolas e dos alunos com o programa, a vivência positiva dos estudantes com o cooperativismo, a união de forças para atingir objetivos comuns, a importância da iniciativa para a comunidade e as atitudes que beneficiam os jovens.

Crédito das fotos: Francisco Frantz

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Rio Pardo RS

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!